Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L0105
Acrónimo :
L0105
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
54.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
55.0h/sem
Trabalho Autónomo :
95.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Investigação Operacional

Departamento / Department


Departamento de Métodos Quantitativos para Gestão e Economia

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem.

Objetivos Gerais / Objectives


No final da Unidade Curricular, o estudante deverá ter adquirido as competências necessárias para listar os principais modelos de apoio à tomada de decisão no âmbito da programação linear, dos modelos em redes e da gestão de projectos, aplicar as metodologias adequadas e interpretar e produzir recomendações com base nas soluções obtidas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Ao concluir a Unidade Curricular o estudante deverá ser capaz de: O1. Desenvolver formulações em programação linear e programação linear inteira ou mista que permitam resolver problemas de apoio à decisão; utilizar um programa generalista para determinar soluções; caracterizar as soluções. O2. Fazer a interpretação económica e produzir recomendações baseadas nas soluções obtidas e na análise de sensibilidade. O3. Diferenciar os modelos de redes e escolher aquele que permite resolver um determinado problema de apoio à decisão; desenvolver modelos de redes e aplicar as metodologias adequadas à sua resolução. O4. Desenhar a rede representativa de um projecto; resolver problemas de gestão de tempo, de custos e de recursos.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. PROGRAMAÇÃO LINEAR E PROGRAMAÇÃO LINEAR INTEIRA 1.1. Formulações em programação linear 1.2. Software de optimização 1.3. Interpretação económica e análise de sensibilidade 1.4. Formulações em programação linear inteira e mista 1.5. Aplicações da programação linear e linear inteira CP2. MODELOS EM REDES 2.1. Problema da árvore de suporte de custo mínimo 2.2. Problema do caminho mais curto 2.3. Problema do fluxo máximo 2.4. Problema do fluxo de custo mínimo 2.5. Aplicações de modelos em redes CP3. GESTÃO DE PROJECTOS 3.1. Desenho de redes ANA e ANN 3.2. Análise temporal: CPM e PERT 3.3. Análise económica 3.4. Gestão de recursos 3.5. Aplicações de gestão de projectos

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objectivos (O), como a seguir se explicita: O1 – CP1, CP2 O2 – CP1 O3 – CP2 O4 – CP3

Avaliação / Assessment


Avaliação periódica: i) Trabalho de Grupo: 20% (grupos de 5 estudantes; pode ter discussão oral); ii) Teste Intermédio: 30% iii) Teste Final: 50% (classificação >= 7,5); iv) Média dos testes escritos >= 8,5; v) Assiduidade mínima: 2/3 das aulas leccionadas. Avaliação por exame: 100% Pode ter exame oral (periódica e exame) Escala: 0-20 valores

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O estudante deverá adquirir e desenvolver competências de análise, síntese, pesquisa, crítica e de comunicação escrita. Para tal serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): ME1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência. ME2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos. ME3. Activas, com realização de trabalhos de grupo. ME4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do estudante, tal como consta no Planeamento de Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O estudante deverá adquirir e desenvolver competências de análise, síntese, pesquisa, crítica e de comunicação escrita. Para tal serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): ME1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência. ME2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos. ME3. Activas, com realização de trabalhos de grupo. ME4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do estudante, tal como consta no Planeamento de Aulas.

Observações / Observations


Os estudantes abrangidos pelo “Regulamento de Estudantes com Estatuto Especial” deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e de avaliação na Unidade Curricular.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Winston, W.L., Operations Research: Applications and Algorithms, 2004, 4th Ed., Duxbury Press, https://books.google.pt/books/about/Operations_Research_Applications_and_Alg.html?id=Y9NYEAAAQBAJ&redir_esc=y Ragsdale, C.T., Spreadsheet Modeling and Decision Analysis: A Practical Introduction to Business Analytics, 2021, 8th Ed. Cemgage Learning, https://www.cengageasia.com/TitleDetails/isbn/9780357132098 Hillier, F.S., Lieberman, G.J., Introduction to Operations Research, 2021, 10th Ed., McGraw-Hill, https://www.mheducation.com/highered/product/introduction-operations-research-hillier-lieberman/M9781259872990.html

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Taha, H.A., Operations Research: an introduction, 2017, 10th Ed., Pearson, https://www.pearson.com/en-us/subject-catalog/p/operations-research-an-introduction/P200000003528/9780137526567 Ragsdale, C.T., Spreadsheet Modeling and Decision Analysis: A Practical Introduction to management science, 2001, 3rd Ed., South-western College Publishing, Eiselt, H.A., Sandblom, C. L., Operations Research: A model-based approach, 2012, Springer Texts in Business and Economics, https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-642-31054-6_14 Nunes, A.C., Cortinhal, M.J., Costa, A., Lopes, M.J., Lecture notes of Linear Programming, Network Optimization and Project Management, 2023, Iscte, Moodle Evans, J., Business Analytics, 2021, 3rd Ed., Global Edition. Pearson, https://www.pearson.com/en-gb/subject-catalog/p/business-analytics-global-edition/P200000004157/9781292339047

Data da última atualização / Last Update Date


2024-06-17