Programa

Licenciatura em Gestão de Marketing

Programa

1. Amostragem: populações Bernoulli e normais. 2. Estimação de parâmetros 2.1 Estimação pontual. Estimadores de máxima verosimilhança. 2.2 Estimação por intervalos. Método da variável fulcral. 3. Testes de hipóteses 3.1 Formulação dos ensaios. 3.2 Erros e respectivas probabilidades. 3.3 Função potência. 4. Testes de hipóteses paramétricos 4.1 Ensaios de hipóteses para uma ou duas populações: uma média, igualdade de duas médias, uma variância, igualdade de duas variâncias. Testes à igualdade de duas médias com amostras emparelhadas. 4.2 Análise da variância simples (ANOVA) e teste de Levene à igualdade de k variâncias. Testes de comparação múltipla. 5. Testes não paramétricos: Testes de ajustamento do Qui-Quadrado, Kolmogorov-Smirnov e Shapiro-Wilk; teste de independência do Qui-Quadrado; testes à igualdade de duas ou mais distribuições (Mann-Whitney e Kruskal-Wallis). 6. Utilização do SPSS para análise e interpretação de resultados.