Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L0120
Acrónimo :
L0120
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estatística e Análise de Dados

Departamento / Department


Departamento de Métodos Quantitativos para Gestão e Economia

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Pressupõem-se conhecimentos básicos de probabilidades, variáveis aleatórias e amostragem.

Objetivos Gerais / Objectives


No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: 1.Conhecer e utilizar os principais conceitos de inferência estatística. 2.Ser capaz de construir um intervalo de confiança para um parâmetro populacional. 3.Conhecer e identificar os testes paramétricos e não paramétricos, os erros e respetivas probabilidades. 4.Identificar e aplicar modelos de regressão linear simples e múltipla, interpretar os outputs da aplicação destes modelos com SPSS. 5.Saber interpretar os outputs de SPSS resultantes da aplicação de métodos descritivos e de inferência estatística.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Pretende-se que os alunos, no final da unidade curricular, conheçam os conceitos e métodos mais importantes no âmbito da inferência estatística e sejam capazes de identificar e aplicar, com auxílio de software estatístico, os métodos adequados a cada problema concreto, em contextos empresariais e das instituições em geral.

Programa / Syllabus


0. Revisão de conceitos de Estimação de parâmetros 1. Estimação por intervalos. Método da variável fulcral. 2. Testes de hipóteses. 2.1 Formulação das hipóteses. 2.2 Erros e respetivas probabilidades. 2.3 Função potência. 3. Testes paramétricos: hipóteses e pressupostos. 3.1 Testes para uma população: uma média, uma proporção e uma variância. 3.2 Testes à igualdade de duas médias com amostras emparelhadas e amostras independentes. 3.3 Teste de Levene à igualdade de variâncias. 3.4 Análise da variância simples (ANOVA). 3.5 Testes de comparação múltipla. 4. Testes não paramétricos. 4.1 Testes à igualdade de duas ou mais distribuições: Mann-Whitney e Kruskal-Wallis 4.2 Testes de ajustamento: Qui-Quadrado, Kolmogorov-Smirnov e Shapiro-Wilk. 4.3 Teste de independência do Qui-Quadrado. 5. Modelo de regressão linear simples e múltipla. 5.1 Estimação pelo OLS. 5.2 Pressupostos e validação. 6. Utilização do SPSS para análise dos dados e interpretação dos resultados.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - Conhecer e utilizar os principais conceitos de inferência estatística está associado aos CP1, CP2, CP3 e CP4 OA2 - Ser capaz de construir um intervalo de confiança para um parâmetro populacional está associado ao CP1; a interpretação dos outputs de intervalos de confiança está associada ao CP6. OA3 - Conhecer e identificar os testes paramétricos e não paramétricos, os erros e respetivas probabilidades, associa-se aos CP2, CP3 e CP4. OA4 - Identificar e aplicar modelos de regressão linear simples e múltipla e interpretar os resultados de aplicação com SPSS está associado ao CP5 CP6. OA5 - Saber interpretar os outputs de SPSS resultantes da aplicação de métodos descritivos e de inferência estatística está associado a todos os CP.

Avaliação / Assessment


Avaliação periódica: 2 fichas individuais (20% cada uma) a realizar durante o período de aulas às 18 horas, e 1 teste final (60%); presença em, pelo menos, 2/3 das aulas; média das 3 fichas igual ou superior a 7,5 valores; teste com nota mínima de 8 valores; média final mínima de 10 valores. Orais de defesa apenas para notas superiores ou iguais a 18 valores; estudantes que não compareçam à oral de defesa de nota ficarão com nota final de 17 valores. Exame final: aprovação a partir de 10 valores (nota arredondada às unidades). Classificações superiores ou iguais a 18 serão objeto de oral de defesa; estudantes que não compareçam à oral de defesa de nota ficarão com nota final de 17 valores. Todas as provas têm a seguinte estrutura: m conjunto de 10 perguntas de escolha múltipla (totalizando 15 valores, com desconto de 10% do valor da pergunta por cada resposta errada) e 2 perguntas abertas (5 valores) que deverão resolver indicando todos os passos e cálculos necessários. Todos os momentos de avaliação serão realizados sem consulta de folhas de apoio, livros ou outros materiais; não é permitida a utilização de calculadoras gráficas nem de telemóveis; os formulários serão fornecidos pela equipa docente no momento da avaliação.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O aluno deverá adquirir competências de análise e síntese e de comunicação escrita e oral. Para tal serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2.Participativas, com resolução de exercícios práticos 3.Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) - Objectivo de aprendizagem (0A) 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência - OA1 a OA5. 2.Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos - OA2 a OA4. 3.Activas, com realização de exercícios individuais - OA2 a OA5 4.Experimentais, com aplicações práticas em computador - OA2 a OA5. 5.Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. - Todos

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais deverão contactar com o docente da UC, ou com o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC. A frequência e os exames serão realizados presencialmente.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Reis, E., P. Melo, R. Andrade & T. Calapez (2019). Estatística Aplicada, Vol. 2, 6ª ed. Edições Sílabo. - Reis, E., P. Melo, R. Andrade & T. Calapez (2021). Exercícios de Estatística Aplicada, Vol. 2, 3ª ed. Edições Sílabo. - Newbold, P., Carlson, W.L & Thorne, B.M. (2022). Statistics for Business and Economics, 10ª ed. Global Edition. Harlow: Pearson Education Limited. ISBN: 978-0-273-76706-0 - Anderson, D., Sweeney, J., Williams, T., Camm, J., Cochran, J.J., Freeman, J. & Shoesmith, E. (2024). Statistics for Business and Economics. 6ª edição. CENGAGE learning EMEA. - Kazmier, L.J. (2004) Theory and Problems of Business Statistics. Shaum, McGraw-Hill. -Harnett, D.L. & J.L. Murphy (1993) Statistical Analysis for Business and Economics. Addison-Wesley Publishers. - Bernstein, S. & Bernstein, R. (1999) Theory and Problems of Elements of Statistics II: Inferential Statistics. Shaum, McGraw-Hill

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Hogg, R. V., Tanis, E.A. & Zimmerman, D.L. (2015) Probability and Statistical Inference, 9th ed., NJ: Pearson. ISBN 978-0-321-92327-1 - Ingram, J.A & J.G. Monks (1992) Statistics for Business and Economics, 2nd ed., The Dryden Press - Laureano, R.M.S. & Botelho, M.C. (2017) SPSS Statistics. O meu Manual de Consulta Rápida, 3ª ed. Edições Sílabo. - Laureano, R.M.S. (2022) Testes de Hipóteses com o IBM SPSS Statistics. O meu Manual de Consulta Rápida, 3ª ed. Edições Sílabo. - Laureano, R.M.S. (2020) Testes de Hipóteses e Regressão. O meu Manual de Consulta Rápida. Edições Sílabo. - Robalo, A & Botelho, M.C. (2018). Estatística - Exercícios, Vol. 2, 6ª ed. Edições Sílabo.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16