Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L0122
Acrónimo :
L0122
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
54.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
55.0h/sem
Trabalho Autónomo :
95.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estatística e Análise de Dados

Departamento / Department


Departamento de Métodos Quantitativos para Gestão e Economia

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Inscrição na rede do ISCTE-IUL, password e login de acesso à rede e utilização regular do e-mail e da plataforma de e-learning utilizada no ISCTE-IUL

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os alunos desenvolvam competências para proceder a Análise de Dados, usando SPSS, incluindo: Descrição de dados e Inferência Estatística, Análise das componentes principais e análise de clusters.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Escolher uma representação gráfica adequada ao tipo de dados de que dispõem e decidam corretamente que medidas estatísticas utilizar para descrever esses mesmos dados OA2. Escolher e aplicar corretamente Testes de Hipóteses; OA3. Proceder à redução da dimensionalidade dos dados recorrendo à Análise em Componentes Principais; OA4. Agrupar observações com recurso à Análise de Clusters; OA5. Usar eficazmente o software SPSS.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1: Tipos de variáveis, Estatística descritiva vs indutiva CP2: Análise descritiva e exploratória dos dados: tabelas, gráficos, medidas de localização, dispersão, simetria e achatamento CP3: Inferência estatística: conceitos básicos, hipóteses, erros, função potência, regra de decisão, testes paramétricos e não paramétricos. CP4: Relação entre variáveis qualitativas: análise de tabelas de contingência (testes do Qui-Quadrado, ods ratio, risco relativo, kappa de Cohen, curva ROC CP5: One-Way Anova, testes t . CP6: Testes não paramétricos: Kolmogorov-Smirnov/Shapiro Wilk; Mann-Whitney; Kruskal-Wallis CP7: Análise em Componentes Principais e Análise de clusters

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA1 - CP1, 2, 3 OA2 - CP 4, 5, 6, 7 OA3 - CP 4, 5, 6, 7 OA4 - CP 4, 5, 6, 7 OA5- Cp1,2,3,4,5,6,7

Avaliação / Assessment


A metodologia de ensino-aprendizagem (ME) inclui três componentes: ME1: Expositivas para apresentação dos quadros teóricos de referência ME2: Experimentais em laboratório com desenvolvimento e exploração de modelos em computador ME3: Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas | Regime de avaliação: continua ou por exame Avaliação continua: avaliação semanal (15%) + componente prática 40% (um ou mais instrumentos)+ componente teórica-interpretativa individual 45% (um teste ). Avaliação exame: duas partes (teórica 60%+prática 40%). Cada prova >=8 valores. Nota final ponderada, arredondada às unidades, terá de ser igual ou superior a 10.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A metodologia de ensino-aprendizagem (ME) inclui três componentes: ME1: Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência ME2: Experimentais, em laboratório, com desenvolvimento e exploração de modelos em computador ME3: Auto-estudo, relacionada com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


ME1- OA1, 2, 3 ME2- OA4 ME3- OA1, 2, 3, 4

Observações / Observations


A componente prática é constituído por um trabalho de grupo (45%) feito ao longo das aulas . A componente teórica 40% é constituída por um teste + testes de avaliação continua semanais no Moodle (15%) sobre a matéria dada na semana .

Bibliografia Principal / Main Bibliography


1. H Pestana, J Gageiro (2014). Análise de Dados para Ciências Sociais: A Complementaridade do SPSS, 6ª edição Revista, atualizada e aumentada. Edições Silabo, Lda, Lisboa, 1237 páginas. ISBN: 978-972-618-775-2, 9636 citaçoes em Janeiro 2023. 2. Raul Laureano (2013). Testes de Hipóteses com o SPSS - O Meu Manual de Consulta Rápida. Edições Sílabo, 2ª edição. 354 citações em julho 2022

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


1. Elizabeth Reis, Paulo Melo, Rosa Andrade e Teresa Calapez, Estatística Aplicada, Vol. 2, 6ª Ed., Edições Sílabo, 2016. 2. Field, Andy (2000). Discovering Statistics using SPSS for Windows, Sage 3. Fidel, Tabachnick (2001). Using Multivariate Statistics, Allyn and Bacon

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16