Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Matemática
Departamento / Department
Departamento de Matemática
Ano letivo / Execution Year
2026/2027
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Conhecimento de espaços vectoriais, cálculo diferencial e integral de funções de uma variável real.
Objetivos Gerais / Objectives
No final desta unidade curricular, o estudante deverá ter adquirido as noções, técnicas e principais teoremas da Análise Real em várias variáveis, compreendendo a sua estrutura lógica e encadeamento. Em particular, deverá dominar o cálculo diferencial e integral em R^n, sabendo aplicar esses conceitos na resolução de problemas matemáticos. Além disso, o estudante deverá demonstrar domínio na formulação e justificação de argumentos matemáticos, incluindo a capacidade de elaborar pequenas demonstrações de propriedades fundamentais.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de: OA1: Compreender e aplicar os conceitos de limite e continuidade para funções de várias variáveis. OA2: Calcular derivadas direcionais e parciais de várias ordens, interpretar o gradiente e compreender a diferenciabilidade. OA3: Aplicar as principais técnicas do cálculo diferencial, incluindo a regra da cadeia e os teoremas da função inversa e implícita. OA4: Analisar e representar curvas e superfícies, compreendendo a sua parametrização. OA5: Calcular integrais múltiplos e interpretar as suas aplicações geométricas. OA6: Compreender e aplicar os conceitos de integrais de linha e de superfície, incluindo as principais teoremas associados. OA7: Construir e apresentar demonstrações matemáticas elementares com rigor.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1 - Espaços Euclideanos Revisão de espaços vetoriais. Norma e produto interno. Desigualdade de Cauchy-Schwarz. Conceitos básicos de topologia em R^n. CP2 - Limites e continuidade Definição de limite em R^n. Propriedades dos limites. Continuidade para funções de várias variáveis. CP3 - Cálculo diferencial em R^n Derivadas direcionais e parciais. Gradiente e diferenciabilidade. Regra da cadeia. Teoremas da função inversa e da função implícita. Derivadas de ordem superior. Matriz Hessiana e Teorema de Schwarz. CP4 - Cálculo integral em R^n Introdução à teoria da medida e ao integral de Riemann. Teorema de Fubini e mudança de variável. Coordenadas polares, cilíndricas e esféricas. Integrais múltiplos e suas aplicações geométricas. CP5 - Integrais de linha e de superfície Definição e propriedades dos integrais de linha e de superfície. Parametrização de curvas e superfícies. Aplicações aos teoremas fundamentais do cálculo vetorial.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
No CP1, revêm-se conceitos fundamentais de topologia em Rn, fornecendo a base necessária para o estudo de continuidade e diferenciabilidade de funções de várias variáveis (OA1). No CP2, são introduzidas as definições de limite e continuidade (OA1). No CP3, o estudo do cálculo diferencial em Rn permite aos alunos calcular derivadas direcionais e parciais, compreender o gradiente e a diferenciabilidade (OA2). Além disso, a regra da cadeia e os teoremas da função inversa e implícita são fundamentais para o domínio das técnicas de derivação em várias variáveis (OA3). No CP4, introduz-se o cálculo integral em Rn, incluindo o Teorema de Fubini e a mudança de variável (OA5). No CP5, são abordados os integrais de linha e de superfície, juntamente com a parametrização de curvas e superfícies, assegurando que os estudantes compreendam a sua formulação e aplicações (OA4, OA6). Ao longo de toda a unidade curricular, os alunos são expostos a demonstrações matemáticas rigorosas (OA7).
Avaliação / Assessment
1- Avaliação ao longo do semestre: 2 testes com um peso de 50% cada. Cada teste tem uma nota mínima de 7, 5 valores. A nota final corresponde à média aritmética dos dois testes. 2- Avaliação por exame (1.ª Época em caso de escolha do estudante, 2.ª Época e Época Especial): Exame presencial (100% da nota final). Os docentes reservam-se o direito de, após a correção do teste, realizar uma conversa com o aluno para confirmar que este detém os conhecimentos demonstrados na prova. São ainda aplicáveis, sempre que pertinente, as disposições do Código de Conduta Académica.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Na unidade curricular de Análise Matemática II, as aulas terão uma componente expositiva, onde são apresentados os conceitos fundamentais e os principais teoremas, e uma componente prática, onde os estudantes resolvem problemas através da aplicação dos conceitos e métodos ensinados. Sempre que possível, serão apresentadas as demonstrações dos principais teoremas, promovendo o desenvolvimento do rigor matemático. Serão facultadas fichas de exercícios para que os estudantes possam desenvolver trabalho autónomo e em grupo. Os exercícios terão níveis de dificuldade variados, desde a aplicação direta dos métodos até problemas que exigem a formulação de pequenas demonstrações. Esta abordagem pedagógica está alinhada com o modelo do Iscte, que considera o estudante um agente ativo no seu processo de aprendizagem. A aprendizagem constrói-se na interação entre pares e docentes, utilizando o conhecimento como ferramenta para o desenvolvimento de novas competências e a sua aplicação em diferentes contextos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino foram estruturadas para garantir a aquisição progressiva dos conhecimentos definidos nos objetivos de aprendizagem da unidade curricular. Na componente expositiva, são apresentados e demonstrados os principais conceitos e teoremas, permitindo que os estudantes compreendam com rigor os fundamentos da Análise Matemática a várias variáveis (OA1–OA6). A introdução de demonstrações matemáticas nas aulas contribui para o desenvolvimento da capacidade de estruturar e justificar argumentos matemáticos, reforçando a aprendizagem das técnicas de demonstração (OA7). Na componente prática, os estudantes resolvem exercícios que os ajudam a consolidar a aplicação dos conceitos abordados. Os exercícios incluem desde cálculos diretos até problemas que exigem um raciocínio mais abstrato, garantindo o desenvolvimento das competências necessárias para o cálculo diferencial (OA2, OA3), a representação e parametrização de curvas e superfícies (OA4) e o cálculo integral em várias variáveis, incluindo integrais múltiplos, de linha e de superfície (OA5, OA6). As fichas de exercícios incentivam o trabalho autónomo e colaborativo, permitindo aos estudantes consolidar a matéria e aplicar os métodos de forma independente. A diversidade dos exercícios garante que os estudantes não apenas dominem as técnicas de cálculo, mas também compreendam a lógica subjacente aos resultados, desenvolvendo um pensamento matemático mais estruturado. A interação entre os estudantes e a participação ativa na discussão e resolução de problemas fomentam um ambiente de aprendizagem colaborativo, onde o conhecimento se constrói coletivamente. Assim, a unidade curricular não apenas assegura a aquisição das competências técnicas necessárias, mas também promove o desenvolvimento de um raciocínio analítico rigoroso, essencial para o aprofundamento de estudos em matemática e áreas afins.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Tao, T. (2022). Analysis 2 (4.ª ed.). Texts and Readings in Mathematics 37. Springer. || Canuto, C. & Tabacco, A. (2010). Mathematical Analysis II (1.ª ed.). Universitext. Springer. || Pires, G.E. (2022). Cálculo Diferencial e Integral em Rn (4.ª ed.). IST Press.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Stewart, J. (2014). Cálculo, Vol. 2 (7.ª ed.). Cengage Learning.
Data da última atualização / Last Update Date
2025-11-25