Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Investigação Operacional
Departamento / Department
Departamento de Métodos Quantitativos para Gestão e Economia
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem
Objetivos Gerais / Objectives
No final da Unidade Curricular, o estudante deverá ter adquirido as competências necessárias para listar os principais modelos de apoio à tomada de decisão no âmbito da programação linear e programação linear ou mista, dos modelos em redes e da gestão de projectos, escolher e implementar as metodologias adequadas, caracterizar as soluções obtidas e produzir recomendações.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Ao concluir a Unidade Curricular o estudante deverá ser capaz de: OA1. Desenvolver formulações em programação linear e programação linear inteira ou mista que permitam resolver problemas de apoio à decisão; utilizar um programa generalista para determinar soluções; caracterizar as soluções obtidas. OA2. Fazer a interpretação económica e produzir recomendações baseadas nas soluções obtidas e na análise de sensibilidade. OA3. Diferenciar os modelos de redes e escolher aquele que permite resolver um determinado problema de redes; desenvolver modelos de redes e escolher as metodologias adequadas à sua resolução. OA4. Desenhar a rede representativa de um projecto; resolver problemas de gestão de tempo, de custos e de recursos.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. PROGRAMAÇÃO LINEAR E PROGRAMAÇÃO LINEAR INTEIRA 1.1. Formulações em programação linear 1.2. Software de optimização 1.3. Interpretação económica e análise de sensibilidade 1.4. Formulações em programação linear inteira e mista 1.5. Aplicações da programação linear e linear inteira CP2. MODELOS EM REDES 2.1 Elementos de redes 2.2. Problema da árvore de suporte de custo mínimo 2.3. Problema de caminho mais curto 2.4. Problema de fluxo máximo 2.5. Problema de fluxo de custo mínimo 2.6. Aplicações de modelos em redes CP3. GESTÃO DE PROJECTOS 3.1. Desenho de redes ANA e ANN 3.2. Análise temporal: CPM e PERT 3.3. Análise económica 3.4. Gestão de recursos 3.5. Aplicações de gestão de projectos
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1: CP1, CP2 OA2: CP1 OA3: CP2 OA4: CP3 O desenvolvimento de formulações em programação linear, linear inteira ou mista e a utilização de um programa generalista para determinar soluções (OA1) serão aplicados a problemas gerais de gestão industrial e logística (no âmbito do CP1) e aos problemas de caminho mais curto, de fluxo máximo e fluxo de custo mínimo (no âmbito do CP2). Para as soluções dos problemas de programação linear, no âmbito de CP1, será feita interpretação económica e serão elaboradas recomendações com base em análise de sensibilidade (OA2). Em CP2, problemas de gestão industrial e logística serão representados em redes. Serão identificados os modelos e os métodos adequados para os resolver (OA3). O CP3 é dedicado ao estudo de projetos, representados em redes. Serão introduzidos os conceitos e os métodos (OA4).
Avaliação / Assessment
Avaliação periodica: i) Trabalho de Grupo: 20% * Grupos de 4 estudantes * Pode ter discussão oral ii) Teste Intermédio: 30%; iii) Teste Final: 50% (classificação >= 8,5); iv) Média ponderada dos testes: 8,5 v) Assiduidade mínima: 2/3 das aulas leccionadas. Avaliação por exame: 100% Possibilidade de exame oral (periódica e exame) Escala: 0-20 valores.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O estudante deverá adquirir e desenvolver competências de análise, síntese, pesquisa, crítica e de comunicação escrita. Para tal serão utilizadas os seguintes modelos e métodos de ensino- (MME): 1. Expositivos, para apresentação dos quadros teóricos de referência. 2. Experienciais com resolução de exercícios e realização do trabalho de grupo. 3. De discussão, com análise de resultados. O trabalho autónomo do estudante é relevante para a aquisição e o desenvolvimento das competências. Este trabalho autónomo consiste na leitura da bibliografia e na resolução de exercícios. O Planeamento de Aulas inclui algumas linhas orientadoras para o trabalho Autónomo.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino visam o desenvolvimento das principais competências dos estudantes que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem. Na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino (ME) e os respectivos objectivos de aprendizagem (OA). ME1 - OA1, OA2, OA3, OA4 ME2 - OA1, OA2, OA3, OA4 ME3 - OA1, OA2, OA3, OA4 Todos os objetivos de aprendizagem serão avaliados nas provas escritas (formular em programação linear, linear inteira ou mista, interpretação e análise económica das soluções, representação de problemas em redes, identificação dos modelos adequados, gestão de projeto). O trabalho de grupo permite avaliar os dois primeiros objetivos de aprendizagem (formular em programação linear, linear inteira ou mista, resolver os problemas, interpretação e análise económica das soluções, elaborar recomendações com base em análise de sensibiliadde).
Observações / Observations
Os estudantes abrangidos pelo ?Regulamento de Estudantes com Estatuto Especial? deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e de avaliação na Unidade Curricular.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Winston, W.L., Operations Research: Applications and Algorithms. (2004). 4th Ed. Duxbury Press., 2004, 4th Ed. Duxbury Press., Taha, H.A., Operations Research: an introduction., 2017, 10th Ed. Pearson., Hillier, F.S. and Lieberman, G.J. (2014). Introduction to Operations Research. 10th Ed. McGraw-Hill., Introduction to Operations Research., n2021, 11th Ed. McGraw-Hill., Ragsdale, C.T., ). Spreadsheet Modeling and Decision Analysis: A Practical Introduction to Business Analytics., 2021, 9th Ed. Cengage Learning.,
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Evans, J., Business Analytics., 2021, 3rd Ed. Global Edition. Pearson., Ragsdale, C.T., Spreadsheet Modeling and Decision Analysis: A Practical Introduction to management science., 2001, 3rd Ed. South-western College Publishing.,
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16