Programa

Licenciatura em Engenharia Informática (PL)

Programa

1. Vetores 1.1 O espaço vetorial R^n. 1.2 Combinação e dependência linear. 2. Sistemas de equações lineares 2.1 Matriz de um sistema [A|b]. 2.2 Método de eliminação de Gauss. Classificação. 3. Matrizes 3.1 O espaço vetorial M_{m x n}. 3.2 Produto, transposição e inversão de matrizes. 3.3 Sistemas de equações lineares Ax=b. 3.4 Aplicação: Grafos e redes. 4. Determinantes 4.1 Definição. Áreas e volumes. 4.2 Cálculo da matriz inversa. 5. Espaços vetoriais 5.1 Definição. Imagem e núcleo. 5.2 Dependência linear, bases e dimensão. Coordenadas. 5.3 Teorema da dimensão. 5.4 Aplicação: Teoria de Códigos. 6. Funções lineares 6.1 Definição. 6.2 Matriz de uma função linear. 6.3 Mudança de base. 6.4 Aplicação: Computação gráfica. 7. Valores e vetores próprios 7.1 Definição. Subespaços próprios. 7.2 Diagonalização. Cálculo de A^n. 7.3 Formas quadráticas.