Programa

Licenciatura em Engenharia Informática (PL)

Programa

1. Vetores e Sistemas de equações lineares 1.1 O espaço vetorial R^n. 1.2 Combinação e dependência linear. 1.3 Notação AX=B e sistemas de equações lineares. 2.2 Método de eliminação de Gauss. Classificação. 2. Matrizes 2.1 O espaço vetorial M_{m x n}. 2.2 Produto, transposição e inversão de matrizes. 2.3 Sistemas de equações lineares Ax=b. 2.4 Aplicação: Grafos e redes. 3. Determinantes 3.1 Definição. Áreas e volumes. 3.2 Cálculo da matriz inversa. 4. Espaços vetoriais 4.1 Definição. Imagem e núcleo. 4.2 Dependência linear, bases e dimensão. Coordenadas. 4.3 Teorema da dimensão. 4.4 Aplicação: Teoria de Códigos. 5. Funções lineares 5.1 Definição. 5.2 Matriz de uma função linear. 5.3 Mudança de base. 5.4 Aplicação: Computação gráfica. 6. Valores e vetores próprios 6.1 Definição. Subespaços próprios. 6.2 Diagonalização. Cálculo de A^n. 6.3 Formas quadráticas.