Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Economia
Departamento / Department
Departamento de Economia Política
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Noções básicas em epistemologia e metodologia das ciências sociais
Objetivos Gerais / Objectives
1. Conhecimento de conceitos e categorias fundamentais de análise económica 2. Introdução às teorias e políticas económicas numa perspectiva histórica 3.Desenvolver capacidades de compreensão dos principais problemas socioeconómicos contemporâneos
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
A. Conhecimento e compreensão das principais teorias e métodos da Ciência Económica - Introdução aos principais conceitos da teoria económica - Conhecimento de saberes oriundos de outras ciências sociais susceptíveis de aplicação à análise económica B. Aplicação de conhecimentos - Capacidade de mobilizar conhecimentos teóricos na análise dos problemas económicos, de usar as fontes bibliográficas da especialidade e de articular diferentes abordagens na resolução de problemas concretos C. Capacidade de análise e avaliação - Capacidade de análise crítica e de construção de argumentação própria D. Competências de Comunicação - Capacidade de trabalhar em equipa, com vista à prossecução de projectos comuns - Capacidade de comunicação oral e escrita E. Competências de Aprendizagem - Capacidade de estudo e de pesquisa pessoal ou em grupos - Capacidade de desenvolvimento de níveis mais especializado de aprendizagem - Motivação para aprender ao longo da vida
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. A Economia e o económico 1.1. A Economia enquanto objecto de estudo e enquanto ciência social 1.2. A Economia e as outras ciências sociais 2. Conceitos e categorias fundamentais da Economia 2.1. Produto, rendimento e despesa 2.2. Actividade, emprego, desemprego 2.3. Moeda, inflação e taxas de juro 2.4. Estado e políticas públicas 2.5. As relações externas e a Balança de Pagamentos 3. Teorias e políticas económicas em perspectiva histórica 3.1. As origens da Economia Política Clássica 3.2. A Economia Política Clássica 3.3. As críticas à Economia Política Clássica 3.4. O marginalismo e a corrente Neoclássica 3.5. Keynes e o Keynesianismo 3.6. Retorno do liberalismo 3,7. Panorama actual das ideias e políticas económicas 4. Economia em contexto de crise(s), instabilidade(s) e incerteza(s)
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
O primeiro objectivo relaciona-se com os pontos 1. e 2. do programa. O segundo objectivo relaciona-se com o ponto 3. do programa. O terceiro objectivo está presente na abordagem de todos os pontos do progrma, mas manifesta-se mais claramente no ponto 4.
Avaliação / Assessment
Avaliação periódica -Teste intermédio (50%) -Pequeno ensaio em grupo (50%) Nota: a aprovação em avaliação periódica exige uma classificação mínima de 7 valores em cada um dos momentos de avaliação. Avaliação final -Exame 1ª e 2ª épocas.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
1. Aulas teóricas expositivas 2. Apresentação e discussão de textos 3. Discussão de problemas (brainstorming) aberta a toda a aula ou em pequenos grupos 4. Identificação e análise de problemas
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Objectivo A: Aulas teóricas expositivas Objectivo B: Discussão de problemas (brainstorming) aberta a toda a aula ou em pequenos grupos; Identificação e análise de problemas Objectivo C: Aulas teóricas expositivas; Identificação e análise de problemas. Objectivo D: Apresentação e discussão de textos; Discussão de problemas (brainstorming) aberta a toda a aula ou em pequenos grupos Objectivo E: Todas as metodologias de ensino usadas contribuem para este objectivo
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Carvalho, Luís Francisco (2023), 'Notas sobre conceitos e indicadores fundamentais da actividade económica' (mimeo), versão revista e actualizada. Lisboa: Iscte-Iul. - Castro Caldas, J.M. e M.ª Fátima Ferreiro (2009-2010). Notas pedagógicas de 'Introdução à Ciência Económica (mimeo). Lisboa: Iscte-Iul - Drouin, Jean-Claude (2014). Os Grandes Economistas: Uma Introdução à Economia, Lisboa, Edições Texto & Grafia. - Sedas Nunes, Adérito (1977). Questões Preliminares sobre as Ciências Sociais, Lisboa, Editorial Presença, 1977.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
- Amaral, J. Ferreira do et. al. (2007), Introdução à Macroeconomia,2.ª Edição, Lisboa, Escolar Editora, 2007. - Backhouse, Roger (2002), The Penguin History of Economics, Londres, Penguin Books. - Brue, Stanley e Randy Grant (2013), The Evolution of Economic Thought, 8.ª edição, Mason-Ohio: South-Western. - Chang, Ha-Joon (2016). Economia: Guia do Utilizador, Lisboa, Clube do Autor. - Colin, Jonathan (ed.) (2020), Os Grandes Pensadores da Economia: De Adam Smith a Amartya Sen, Coimbra: Actual. - Crespo, Nuno e Nádia Simões (2021). Uma Viagem ao Mundo das Ideias Económicas: 100 questões para entender Economia. Coimbra: Actual. - Dupont, Randon (2017). The History of Economic Though, economic thought in contemporary context, Routledge. - Dupont, Brandon (2017), The History of Economic Ideas. Economic Thought in Contemporary Context. London and New York: Routledge. - Louçã, Francisco, e Caldas, José Castro (2009), Economia(s), Porto, Afrontamento. - Neves, Vítor (2010). 'O que é afinal o 'económico'?'.A Economia como ciência moral e política?, In V. Neves e J. Caldas (org.), A Economia Sem Muros. Coimbra: Almedina, pp. 31-44. - Samuelson, Paul A. e William D. Nordhaus (2010), Economia, 19th edition, New York, McGraw-Hill [existe tradução portuguesa, publicada em 2005, da 18.ª edição]. - Sedas Nunes, Adérito (1992). História dos Factos e das Doutrinas Sociais, Lisboa, Editorial Presença, 1992. - Solomon, M. Scott (2010). 'Critical Ideas in Times of Crisis': Reconsidering Smith, Marx, Keynes, and Hayek', Globalizations, 7 (1-2): 127-135. - UNDP (vários anos), Human Development Report, UN: Nova Iorque.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-19