Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L0209
Acrónimo :
L0209
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Espanhol, Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
36.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
55.0h/sem
Trabalho Autónomo :
95.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia

Departamento / Department


Departamento de Economia

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


Os principais objetivos desta cadeira são: a) Disponibilizar um esquema de raciocínio próprio de um economista, permitindo que o aluno tome decisões racionais em questões económicas diversas; b) Apresentar os "blocos" principais da análise microeconómica, nomeadamente: conceitos introdutórios e mercados, teoria do consumidor, teoria do produtor e estruturas de mercado; c) Fornecer o instrumental necessário para permitir a compreensão de várias ações de política económica tomadas pelas entidades públicas; d) Capacitar os alunos para, no decurso da sua licenciatura e posteriormente, acederem a conhecimento mais especializado em diferentes áreas de economia aplicada.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Conhecer e saber aplicar o modelo de raciocínio típico da análise económica. OA2. Conhecer o processo de decisão do consumidor, compreendendo de que modo a escolha ótima se altera com variações dos preços e do rendimento. OA3. Saber analisar a tecnologia de produção das empresas do ponto de vista económico e conhecer as várias medidas de custos. OA4. Conhecer as principais estruturas de mercado, o processo de decisão das empresas em cada um destes contextos, o equilíbrio que se estabelece no mercado e a sua eficiência. OA5. Saber aplicar o referencial teórico fundamental a casos reais que se enquadrem na matéria lecionada.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. PARTE A: Microeconomia - Conceitos Introdutórios - Conceitos fundamentais - Procura, oferta e equilíbrio de mercado - Excedentes, eficiência e falhas de mercado - Elasticidades - Intervenção do Governo na economia (impostos e preços regulados) CP2. PARTE B: Teoria do Consumidor - Preferências e utilidade - Restrição orçamental - Escolha ótima - Procura individual e Procura de mercado CP3. PARTE C: Teoria do Produtor - Produção - Custos CP4. PARTE D: Estruturas de Mercado - Concorrência Perfeita - Monopólio - Outros Modelos de Concorrência Imperfeita

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - CP1, CP2, CP3, CP4 OA2 - CP2 OA3 - CP3 OA4 - CP4 OA5 - CP1, CP2, CP3, CP4

Avaliação / Assessment


A avaliação decorre de uma das seguintes formas. Regime A: Avaliação Periódica - Teste intermédio (50%) - Exame de 1ª época (50%) Nota mínima: 7,5 valores nos dois testes (intermédio e final) Regime B: Avaliação Final - Exame Final (100%)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas teóricas (T) têm como objectivo apresentar a estrutura da teoria microeconómica. A exposição da matéria não será exaustiva, pelo que os alunos deverão tomar o manual como recurso complementar ao estudo. As aulas práticas (PL) são um espaço para proceder ao aprofundamento das matérias em análise através da revisão de conceitos e da resolução de exercícios. A orientação tutorial (OT) destina-se ao esclarecimento de dúvidas dos alunos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das competências que permitam aos alunos cumprir cada um dos objetivos de aprendizagem. De seguida apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os OAs: 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência - todos os OAs 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos - todos os OAs 3. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura - todos os OAs 4. Ativas, com realização de trabalhos individuais e de grupo - todos os OAs 5. Autoestudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas - todos os OAs

Observações / Observations


Devido à atual situação provocada pela COVID-19, o processo de avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Textos de apoio a disponiblizar pela equipa docente. Varian, H. (2014), Intermediate Microeconomics - A Modern Approach, 9ª edição, Verlag Dashofer.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Krugman, P. e R. Wells (2018), Microeconomics, 5ª edição, Worth Publishers. Frank, R. e E. Cartwright (2016), Microeconomics and Behavior, 2ª edição, McGraw-Hill.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16