Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L0215
Acrónimo :
L0215
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
18.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
55.0h/sem
Trabalho Autónomo :
95.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia

Departamento / Department


Departamento de Economia

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum.

Objetivos Gerais / Objectives


O objectivo principal de Economia é apresentar as bases da teoria microeconómica moderna no que respeita à teoria do consumidor, teoria do produtor e funcionamento dos mercados. Além disso, esta UC pretende estimular o raciocínio económico dos alunos através da discussão de exemplos de mercados concretos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da unidade curricular o aluno deve: 1. conhecer os principais conceitos da teoria microeconómica; 2. compreender as técnicas de modelização relevantes; 3. mobilizar conhecimentos teóricos na análise dos fenómenos observados em mercados reais; 4. articular as abordagens conceptual, matemática e gráfica na resolução de problemas concretos.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Introdução ao funcionamento do mercado: procura, oferta e equilíbrio. 2. Teoria do consumidor Restrição orçamental e possibilidades de escolha; preferências e utilidade; escolha ótima; procura individual e de mercado; elasticidades; extensões ao modelo do consumidor racional. 3. Teoria do produtor Tecnologia e função de produção no curto e no longo prazo, produtividades marginais e rendimentos à escala; custos no curto e no longo prazo; maximização do lucro. 4. A estrutura do mercado Concorrência perfeita: condições; oferta individual e oferta de mercado; equilíbrio no curto e no longo prazo; excedentes do consumidor e do produtor; eficiência; introdução às falhas de mercado. Monopólio: escolha do monopolista; Carga excedentária do monopólio; monopólios naturais; discriminação de preços. Concorrência imperfeita: conceitos básicos de teoria dos jogos; equilíbrio de Nash; exemplos de modelos de oligopólio; coligações e regulação.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - P1, P2, P3, P4 OA2 - P1, P2, P3, P4 OA3 - P1, P4 OA4 - P1, P2, P3, P4

Avaliação / Assessment


A avaliação contínua desta disciplina inclui os seguintes elementos: - Dois mini-testes, com um peso igual de 20% cada; - Participação nas aulas, incluindo a resolução de exercícios (10%); - Prova escrita no final do semestre (50%).* * Para obter aprovação na disciplina, a nota da prova escrita não pode ser inferior a 8,0v.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas teóricas apresentam a teoria microeconómica, levando à assimilação dos conceitos, ao desenvolvimento de raciocínio económico e à compreensão das aplicações dos modelos. As aulas teórico-práticas são um espaço para discussão interactiva entre docentes e um número mais reduzido de alunos, permitindo o aprofundamento das matérias através da resolução de exercícios e de ensaios de economia experimental. A orientação tutorial destina-se ao esclarecimento de dúvidas dos alunos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Durante as aulas teóricas os alunos serão expostos aos conhecimentos teóricos, assim contribuindo para os OA 1 e 2. Através da participação nas aulas teórico-práticas cada aluno irá desenvolver as suas capacidades próprias, de modelização e análise de problemas concretos, de forma a cumprir os OA 3 e 4.

Observações / Observations


Espera-se que os estudantes participem activamente durante o semestre. Isto significa estudar previamente às aulas, resolver os exercícios e submeter-se ao regime de avaliação da disciplina.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Pindyck, R.S. e D.L. Rubinfeld, Microeconomics, 9ª Ed., New Jersey: Pearson Prentice-Hall, 2018 Frank, R., and Cartwright, E. Microeconomics and Behavior, 10ª Ed., New York: McGrawHill, 2021

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Sítios de referência na Internet: ver links no e-learning do ISCTE-IUL Varian, H.R., Intermediate Microeconomics, A Modern Approach, 9ª Ed., W. W. Norton & Company, 2014 Krugman, P. e R. Wells, Microeconomics, 5ª Ed., New York: Worth Publishers, 2017

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16