Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L0227
Acrónimo :
L0227
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
36.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
55.0h/sem
Trabalho Autónomo :
95.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia

Departamento / Department


Departamento de Economia

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


O aluno deve ter conhecimentos de Microeconomia Introdutória

Objetivos Gerais / Objectives


O aluno deverá ser capaz de compreender e saber discutir as principais dimensões da economia internacional real (comércio, IDE, política comercial, setores críticos).

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1 - Conhecer e saber aplicar as principais teorias que explicam a existência de comércio; OA2 - Conhecer e saber aplicar algumas das mais importantes metodologias de análise empírica do comércio; OA3 - Compreender os contributos da geografia económica; OA4 - Conhecer os principais instrumentos de política comercial; OA5 - Conhecer as principais tendências da economia internacional OA6 - Saber caracterizar alguns sectores críticos da economia internacional

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Teorias Tradicionais do Comércio 2. Modernas Teorias do Comércio 3. Análise Empírica do Comércio 4. Política Comercial 5. Mobilidade Internacional de Pessoas 6. IDE e empresas multinacionais 7. Geografia Económica 8. Tendências estruturais da economia mundial 9. Desafios chave da economia mundial 10. Análise Económica de Países

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - CP1, CP2 OA2 -CP3 OA3 -CP4 OA4 -CP5 OA5 - CP6, CP7 OA6 -CP8

Avaliação / Assessment


A avaliação desta UC é realizada em dois momentos: (1) ao longo do período letivo, ou, (2) avaliação final, em duas épocas. Avaliação Periódica(1): A avaliação é realizada através das seguintes componentes: i) Trabalho de grupo (50%) ii) Exame final individual (50%) - nota mínima neste teste: 7,5 val. Avaliação Final (2): Exame Final com peso de 100%

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) serão utilizadas: 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de casos e exercícios práticos 3. Ativas, com a participação no trabalho de grupo e nas aulas. 4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem (OA), pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. MEA1 Todos os OAs MEA2 Todos os OAs MEA3 Todos os OAs MEA4 Todos os OAs

Observações / Observations


Devido à atual situação provocada pela COVID-19, o processo de avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


[1] Krugman, P., Obstfeld, M. e Melitz, M. (2018), International Economics, 11ª edição, Pearson. [2] Anderson, W. (2012), Economic Geography, Routledge. [3] Rodrigue, J. (2016), The Geography of Transport Systems, 4ª edição, Routledge. [4] Textos de apoio a disponibilizar pela equipa docente [5] Artigos e documentos de trabalho publicados em revistas internacionais ou em séries de working papers [6] Relatórios de Instituições Internacionais (ex: World Trade Report, World Investment Report,...)

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


-

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16