Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L0227
Acrónimo :
L0227
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
36.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
18.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
55.0h/sem
Trabalho Autónomo :
95.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia

Departamento / Department


Departamento de Economia

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


O aluno deve ter conhecimentos de Microeconomia Introdutória

Objetivos Gerais / Objectives


O aluno deverá ser capaz de compreender e saber discutir as principais dimensões da economia internacional real (comércio, IDE, política comercial, setores críticos).

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1 - Conhecer e saber aplicar as principais teorias que explicam a existência de comércio; OA2 - Conhecer e saber aplicar algumas das mais importantes metodologias de análise empírica do comércio; OA3 - Compreender os contributos da geografia económica; OA4 - Conhecer os principais instrumentos de política comercial; OA5 - Conhecer as principais tendências da economia internacional OA6 - Saber caracterizar alguns sectores críticos da economia internacional

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Teorias Tradicionais do Comércio 2. Modernas Teorias do Comércio 3. Análise Empírica do Comércio 4. Política Comercial 5. Mobilidade Internacional de Pessoas 6. IDE e empresas multinacionais 7. Geografia Económica 8. Tendências estruturais da economia mundial 9. Desafios chave da economia mundial 10. Análise Económica de Países

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - CP1, CP2 OA2 -CP3 OA3 -CP4 OA4 -CP5 OA5 - CP6, CP7 OA6 -CP8

Avaliação / Assessment


A avaliação desta UC é realizada em dois momentos: (1) ao longo do período letivo, ou, (2) avaliação final, em duas épocas. Avaliação Periódica(1): A avaliação é realizada através das seguintes componentes: i) Trabalho de grupo (50%) ii) Exame final individual (50%) - nota mínima neste teste: 7,5 val. Avaliação Final (2): Exame Final com peso de 100%

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) serão utilizadas: 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de casos e exercícios práticos 3. Ativas, com a participação no trabalho de grupo e nas aulas. 4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem (OA), pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. MEA1 Todos os OAs MEA2 Todos os OAs MEA3 Todos os OAs MEA4 Todos os OAs

Observações / Observations


Devido à atual situação provocada pela COVID-19, o processo de avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


[1] Krugman, P., Obstfeld, M. e Melitz, M. (2018), International Economics, 11ª edição, Pearson. [2] Anderson, W. (2012), Economic Geography, Routledge. [3] Rodrigue, J. (2016), The Geography of Transport Systems, 4ª edição, Routledge. [4] Textos de apoio a disponibilizar pela equipa docente [5] Artigos e documentos de trabalho publicados em revistas internacionais ou em séries de working papers [6] Relatórios de Instituições Internacionais (ex: World Trade Report, World Investment Report,...)

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


-

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16