Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L0235
Acrónimo :
L0235
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
36.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
55.0h/sem
Trabalho Autónomo :
95.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia

Departamento / Department


Departamento de Economia

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Matemática I e II e Microeconomia I (recomendados)

Objetivos Gerais / Objectives


Esta disciplina tem como objetivo desenvolver a análise microeconómica a nível intermédio iniciada em Microeconomia I, ampliando e aplicando as teorias do consumidor e produtor em diferentes estruturas de mercado a contextos intertemporais, de risco e de incerteza, de equilíbrio geral e de falhas de mercado. A disciplina contribui para o cumprimento dos seguintes subobjetivos definidos para a licenciatura em Economia: SLG41. Os estudantes serão capazes de identificar e aplicar os principais ensinamentos das teorias económicas contemporâneas SLG52. Os estudantes demonstrarão compreender as vantagens e limitações dos modelos e técnicas utilizados em Economia

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do semestre o aluno deve ter desenvolvido e ser capaz de aplicar as seguintes competências: A. Conhecimento e compreensão - Descrever e compreender os principais conceitos e ideias da teoria microeconómica; - Compreender as técnicas de modelização relevantes; B. Aplicação de conhecimentos - Mobilizar os conhecimentos teóricos na análise dos fenómenos observados em mercados reais; - Escolher as abordagens conceptuais, matemáticas e gráficas apropriadas na resolução de problemas concretos; C. Competências de aprendizagem - Capacidade de estudo com autonomia, nomeadamente na resolução de exercícios e compreensão de modelos e técnicas de modelização.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Teoria do consumidor 1.1. Axiomas de preferências reveladas 1.2. Equação de Slutsky 1.3. Excedente do consumidor, variação compensatória e variação equivalente 1.4. Escolha do consumidor com dotação inicial 2. Escolha intertemporal 2.1. Decisão intertemporal do consumidor 2.2. Mercados de ativos 3. Decisão em contexto de incerteza 4. Teoria do equilíbrio geral 4.1. Equilíbrio geral numa economia de troca pura 4.2. Equilíbrio geral com produção 4.3. Teoria do bem-estar 5. Falhas de mercado 5.1. Externalidades 5.2. Bens Públicos 5.3. Informação Assimétrica

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Nesta UC todos os conteúdos programáticos (CP) contribuem para os objetivos de aprendizagem (OA): CP1 - OA A, B e C CP2 - OA A, B e C CP3 - OA A, B e C CP4 - OA A, B e C CP5 - OA A, B e C

Avaliação / Assessment


A avaliação periódica consiste em: - um teste intermédio, com um peso total de (40%) - uma prova escrita no final do semestre (60%) Para obter aprovação na disciplina, a nota de cada uma das provas escritas não pode ser inferior a 7,5 v. No regime de avaliação final, a avaliação é composta apenas por um exame individual (100%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A UC está estruturada em 2 tipos de aulas. As aulas teóricas (T) têm como principal objetivo apresentar a estrutura da teoria microeconómica aos alunos. As aulas práticas (PL) destinam-se a um aprofundamento das matérias em análise através da revisão de conceitos, da resolução de exercícios, incluindo representação gráfica e modelização matemática. A orientação tutorial (OT) destina-se ao esclarecimento de dúvidas dos alunos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino estão alinhadas com os objetivos de aprendizagem (OA) da seguinte forma: - as aulas teóricas (T) contribuem para o objetivo de aprendizagem (OA) A - Conhecimento e compreensão. As aulas teóricas têm como principal objetivo apresentar a estrutura da teoria microeconómica aos alunos, levando-os à assimilação dos conceitos fundamentais, ao desenvolvimento de raciocínio económico e à compreensão das aplicações dos modelos. A exposição da matéria será intuitiva e não exaustiva, pelo que os alunos deverão tomar o manual como recurso complementar ao estudo, através da leitura dos capítulos referentes à matéria. - as aulas práticas (PL) contribuem para o objetivo de aprendizagem (OA) B - Aplicação de conhecimentos. As aulas práticas (PL) são um espaço para discussão interativa e detalhada entre docentes e um número mais reduzido de estudantes; destinam-se a um aprofundamento das matérias em análise através da revisão de conceitos, da resolução de exercícios, incluindo representação gráfica e modelização matemática. - o objetivo de aprendizagem C relativo à capacidade de estudo autónoma é alcançado pela integração dos dois tipos de aulas ao exigir aos alunos o estudo e resolução de exercícios prévios à aula propriamente dita. A orientação tutorial (OT) destina-se ao esclarecimento de dúvidas dos alunos.

Observações / Observations


Espera-se que os estudantes participem ativamente durante o semestre. Isto significa estudar previamente às aulas, resolver os exercícios e submeter-se ao regime de avaliação da disciplina.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Varian, Hal R. (2014), Intermediate Microeconomics: A Modern Approach, 9th edition, New York: W.W. Norton & Company. Edição alternativa em Português: Varian, Hal R. (2010), Microeconomia intermédia, 8a edição, Verlag Dashöfer.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Poderá haver leituras adicionais recomendadas para partes específicas da matéria

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16