Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L0236
Acrónimo :
L0236
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
18.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
55.0h/sem
Trabalho Autónomo :
95.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia

Departamento / Department


Departamento de Economia

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Microeconomia

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular centra-se na análise dos ciclos económicos de curto prazo, a um nível intermédio. Pretende dotar os estudantes da ISCTE Business School com conhecimentos sobre as causas das recessões e dos booms económicos, da inflação e do desemprego, das taxas de juro nominais e reais. Explica como os principais agentes de política económica (governo e banco central) utilizam os instrumentos de política fiscal e política monetária para gerir as flutuações económicas de curto prazo e maximizar o bem-estar social. Equilibra teoria e aplicações e procura acompanhar os tempos que correm, transformando o computador num instrumento fundamental em sala de aula, na resolução de exercícios, bem como nos processos de avaliação.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1. Os alunos deverão ser capazes de identificar as principais variáveis macroeconómicas e os instrumentos de política económica. 2.Os alunos deverão ser capazes decompreender os mecanismos de política económica e avaliar as consequências das medidas de política económica para os agentes económicos. 3. Os alunos deverão ser capazes de analisar e avaliar as consequências para a atividade económica de choques externos.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Introdução a Julia & Pluto notebook 2. Introdução à Macroeconomia 3. Medição de Dados Macroeconómicos 4. A Curva IS 5. Política Monetária e Procura Agregada 6. O Balanço do Banco Central e os Instrumentos de Política Monetária 7. Oferta Agregada e a Curva de Phillips 8. O Equilíbrio Macroeconómico 9. Política Macroeconómica: Política Fiscal e Política Monetária 10. Situações extremas: Deflação vs Inflação Galopante 11. Política Fiscal e Orçamento Público 12 . Síntese de temas e controvérsias

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos (CP) interligam-se com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se elenca: OA1 ? CP2, CP3, CP4 OA2 ? CP3 a CP12 OA3 ? CP8 a CP12 OA4 ? CP8 a CP12 OA5 ? CP8 a CP12

Avaliação / Assessment


Opção A: 1. Presença em pelo menos 75% das aulas 2. Teste intermédio (abrangendo os tópicos até à semana 6): 50% 3. Teste final (cobrindo todos os tópicos, mas com mais ênfase nos materiais das semanas 6 a 12): 50% 4. A nota em qualquer um destes testes não pode ser inferior a 8 em 20 pontos Opção B: 1. Exame final: peso de 100% na nota final. 2. Cobre todos os materiais ensinados durante todo o semestre.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral. Metodologias de ensino-aprendizagem (ME): Expositivas, com apresentação de conceitos e modelos teóricos Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos e com discussão de episódios macroeconómicos reais Ativas, com realização de exercícios práticos De autoestudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno e os momentos de preparação dos testes.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A grelha abaixo, apresenta as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objetivo de aprendizagem (OA) 1. Expositivas Todos 2. Participativas Todos 3. Ativas Todos 4. Autoestudo Todos

Observações / Observations


Due to the current situation caused by COVID-19, the evaluation process may undergo some adaptations, which will be communicated in due course, should this be necessary.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Frederic S. Mishkin, Macroeconomics: Policy & Practice, Second Edition, 2015, Pearson Editors,

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Stephen G. Cecchetti and Kermit L. Schoenholtz, Money, Banking, and Financial Markets, Fifth Edition, 2017, McGraw-Hill,

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-23