Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L0247
Acrónimo :
L0247
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
18.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
55.0h/sem
Trabalho Autónomo :
95.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia

Departamento / Department


Departamento de Economia Política

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Conhecimentos básicos em Ciências Sociais.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta disciplina visa o desenvolvimento dos seguintes tipos de competências: 1) Conhecimento, compreensão e discussão sobre as diferentes visões sobre o conceito de Desenvolvimento e as suas possíveis medições; 2) Conhecimento, compreensão e discussão sobre as diferentes visões sobre o desenvolvimento a longo prazo; 3) Conhecimento, compreensão e discussão sobre as ideias desenvolvimentistas e neoliberais na base de políticas económicas após a 2ª Guerra Mundial; 4) Apresentar e discutir a relação entre instituições e desenvolvimento económico; 5) Apresentar e discutir transformações e tendências recentes na área da cooperação internacional e ajuda ao desenvolvimento; 6) Apresentar e discutir desafios emergentes e persistentes do desenvolvimento internacional

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Os Objetivos de Aprendizagem (OAs) são os seguintes: OA1) Conhecer e discutir as diferentes visões do conceito de Desenvolvimento e suas possíveis medições; OA2) Conhecer e discutir as diferentes visões sobre desenvolvimento a longo prazo e após a 2ª Guerra Mundial; OA3) Compreender as teorias institucionalistas do desenvolvimento (e principais objeções a estas teorias). OA 4) Conhecer a arquitetura internacional da cooperação e ajuda ao desenvolvimento (sobretudo novas tendências e transformações recentes). AO 5) Compreender e analisar os desafios emergentes e os desafios mais persistentes do desenvolvimento internacional.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Visões e Dimensões do Conceito de Desenvolvimento 2. Desenvolvimento no Longo Prazo 3. Transformações Globais e a Economia do Desenvolvimento 4. O Consenso de Washington e o Milagre Asiático 5. Instituições e desenvolvimento 6. Transformações e tendências recentes na cooperação para o desenvolvimento 7. Desafios contemporâneos e legados históricos do desenvolvimento internacional

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O OA1 corresponde ao ponto 1 do programa; O OA2 corresponde ao ponto 2, 3 e 4 do programa; O OA3 corresponde ao ponto 5 do programa; O OA4 corresponde ao ponto 6 do programa. O AO5 corresponde ao ponto 7 do programa.

Avaliação / Assessment


Avaliação ao longo do semestre com três momentos de avaliação: 1) 1ª prova escrita individual (35%) 2) Apresentação e discussão em aula (trabalho de grupo) (30%) 3) 2ª prova escrita individual (35%) Avaliação Final: Exame (100%) Época de Recurso: Exame (100%)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


- Ensino teórico; - Ensino teórico-práticas com trabalhos de grupos; - Seminários

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os OA são todos assegurados pela conjugação e interação entre as aulas teóricas, as aulas teórico-práticas e os trabalhos de grupo.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Cypher, J. M. (2020). The process of economic development. Routledge. Chang, H.J. (2005). Kicking away the ladder: Development strategy in historical perspective, London: Anthem Press. Horner, R. and Hulme, D. (2019). ‘From international to global development: new geographies of 21st century development’, Development & Change, 50(2): 347-378. Khan, M.H. (2017). ‘Introduction: Political settlements and the analysis of institutions’ (online). Piketty, T. (2022). Uma breve história da igualdade, Lisboa: Temas e Debates. Sen, A. (1999). Development as freedom, Oxford: Oxford University Press

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


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Harvey, D. (2005). A Brief History of Neoliberalism. Oxford and New York: Oxford University Press. Hidalgo-Capitán, A. L. et al. (2014a). El pensamiento indigenista ecuatoriano sobre Sumak Kawsay. In A. L. Hidalgo-Capitán et al. (Orgs.), Sumak Kawsay Yuyay: Antología del pensamiento indigenista ecuatoriano sobre Sumak Kawsay (23-73). Huelva y Cuenca: FIUCUHU. Hidalgo-Capitán, A. L. (2014b). Sumak Kawsay Yuyay: Antología del pensamiento indigenista ecuatoriano sobre Sumak Kawsay. Huelva y Cuenca: FIUCUHU, (Online). Keyes, C. (2002). The Mental Health Continuum: From Languishing to Flourishing in Life. Journal of Health and Social Behavior, 43 (2), pp. 207-222. Latouche, S. (1999). La ´double imposture ´ du développement durable. Geographica Helvetica, Jg. 54/ Heft 2, pp. 90-96. Latouche, S. (2009). Sobrevivir al desarrollo - De la descolonización del imaginario económico a la construcción de una sociedad alternativa. Barcelona: Icaria (2.ª edición). Latouche, S. (2011). 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Data da última atualização / Last Update Date


2024-08-01