Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Economia
Departamento / Department
Departamento de Economia Política
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Conhecimentos básicos em Ciências Sociais.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta disciplina visa o desenvolvimento dos seguintes tipos de competências: 1) Conhecimento, compreensão e discussão sobre as diferentes visões sobre o conceito de Desenvolvimento e as suas possíveis medições; 2) Conhecimento, compreensão e discussão sobre as diferentes visões sobre o desenvolvimento a longo prazo; 3) Conhecimento, compreensão e discussão sobre as ideias desenvolvimentistas e neoliberais na base de políticas económicas após a 2ª Guerra Mundial; 4) Conhecimento, compreensão e discussão sobre os grandes desafios do desenvolvimento global e o papel desempenhado pelo Estado e Empresas na resolução destes desafios; 5) Conhecimento, compreensão e discussão sobre os conceitos de boa governação e corrupção; 6) Conhecimento, compreensão e discussão sobre o conceito de pactos políticos e como pode ser aplicado em análises de economia política.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Os Objetivos de Aprendizagem (OAs) são os seguintes: OA1) Conhecer e discutir as diferentes visões do conceito de Desenvolvimento e suas possíveis medições; OA2) Conhecer e discutir as diferentes visões sobre desenvolvimento a longo prazo e após a 2ª Guerra Mundial; OA3) Conhecer e discutir os grandes desafios do desenvolvimento global e o papel desempenhado pelo Estado e Empresas na resolução destes desafios: OA4) Conhecer e discutir os conceitos de boa governação, corrupção e pactos políticos.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Visões e Dimensões do Conceito de Desenvolvimento 2. Desenvolvimento no Longo Prazo 3. Transformações Globais e a Economia do Desenvolvimento 4. O Consenso de Washington e o Milagre Asiático 5. Os Grandes Desafios e os Atores do Desenvolvimento Global 6. Boa Governação, Corrupção e Pactos Políticos
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
O OA1 corresponde ao ponto 1 do programa; O OA2 corresponde ao ponto 2, 3 e 4 do programa; O OA3 corresponde ao ponto 5 do programa; O OA4 corresponde ao ponto 6 do programa.
Avaliação / Assessment
O sistema de avaliação é periódico e assenta nos seguintes instrumentos de avaliação: 1) Uma prova individual sem consulta (35%) 2) Uma prova individual com consulta (35%) 3) Um trabalho de grupo com apresentação e discussão em sala de aula, segundo um guião a fornecer aos alunos (30%) As notas da prova individual sem consulta serão lançadas em conjunto com as notas do trabalho de grupo e antes da realização da prova individual com consulta. Quem decidir optar pela avaliação por exame, haverá apenas uma prova individual sem consulta e que terá lugar no período de exames.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
- Ensino teórico; - Ensino teórico-práticas com trabalhos de grupos; - Seminários
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Os OA são todos assegurados pela conjugação e interação entre as aulas teóricas, as aulas teórico-práticas e os trabalhos de grupo.
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Amaro, R. R. (2003) Desenvolvimento - um conceito ultrapassado ou em renovac?a?o? Da teoria a? pra?tica e da pra?tica a? teoria. Caderno de Estudos Africanos, n. 4, pp. 40-60. Amaro, R. R. (2017) Desenvolvimento ou Pós-Desenvolvimento? Des-Envolvimento e... Noflay!. Cadernos de Estudos Africanos, n. 34, pp.75-111. Ferreira, B. e Raposo, R. (2017) Evolução do(s) Conceito(s) de Desenvolvimento: Um Roteiro Crítico. Cadernos de Estudos Africanos, n. 34, pp.111-144. Rahnema, M. & Bawtree, V. (Eds.) (1997). The Post-Development Reader. London: Zed Books. Rist, G. (2008). The History of Development: From Western Origins to Global Faith. London and New York: Zed Books. Sachs, W. (Org.) (1992) The Development Dictionary: A Guide to Knowledge as Power. London and New York: Zed Books.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
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Harvey, D. (2005). A Brief History of Neoliberalism. Oxford and New York: Oxford University Press. Hidalgo-Capitán, A. L. et al. (2014a). El pensamiento indigenista ecuatoriano sobre Sumak Kawsay. In A. L. Hidalgo-Capitán et al. (Orgs.), Sumak Kawsay Yuyay: Antología del pensamiento indigenista ecuatoriano sobre Sumak Kawsay (23-73). Huelva y Cuenca: FIUCUHU. Hidalgo-Capitán, A. L. (2014b). Sumak Kawsay Yuyay: Antología del pensamiento indigenista ecuatoriano sobre Sumak Kawsay. Huelva y Cuenca: FIUCUHU, (Online). Keyes, C. (2002). The Mental Health Continuum: From Languishing to Flourishing in Life. Journal of Health and Social Behavior, 43 (2), pp. 207-222. Latouche, S. (1999). La ´double imposture ´ du développement durable. Geographica Helvetica, Jg. 54/ Heft 2, pp. 90-96. Latouche, S. (2009). Sobrevivir al desarrollo - De la descolonización del imaginario económico a la construcción de una sociedad alternativa. Barcelona: Icaria (2.ª edición). Latouche, S. (2011). 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Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16