Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L0270
Acrónimo :
L0270
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
54.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
55.0h/sem
Trabalho Autónomo :
95.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Econometria

Departamento / Department


Departamento de Métodos Quantitativos para Gestão e Economia

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Estatística

Objetivos Gerais / Objectives


O objectivo principal desta unidade curricular é fornecer aos alunos conhecimentos introdutórios de algumas das principais técnicas econométricas utilizadas na análise de relações económicas lineares usando dados seccionais. Pretende-se que o aluno domine não apenas os aspectos teóricos dessas técnicas mas também que as saiba aplicar, de uma forma crítica, à análise concreta de problemas económicos usando dados reais.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da unidade curricular, o aluno deverá ter atingido os seguintes objectivos de aprendizagem (OA): OA1. Saber como especificar, estimar e interpretar modelos de regressão linear baseados em dados seccionais; OA2. Saber como avaliar e seleccionar modelos de regressão linear baseados em dados seccionais; OA3. Ter capacidade para escolher e utilizar os modelos, métodos e testes econométricos mais adequados para a análise do impacto de medidas de política económica e choques exógenos concretos. OA4. Ter capacidade para trabalhar com packages econométricos. OA5. Ter capacidade para trabalhar em grupo e elaborar argumentos fundamentados teórica, lógica e factualmente e de os comunicar a outrem.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P1. Introdução; P2. O Modelo de Regressão Linear Simples; P3. O Modelo de Regressão Linear Múltipla; P4. Inferência e Previsão; P5. Notas sobre Teoria Assimptótica; P6. Análise da Especificação do Modelo; P7. Modelo de Regressão Linear com Variáveis Explicativas Qualitativas; P8. Heterocedasticidade; P9. Problemas com os Dados.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os objectivos de aprendizagem (OA) estão contemplados no programa (P) da seguinte forma: OA1 - P2 a P4, P7; OA2 - P5, P6 e P8; OA3 - P1, P3 a P9; OA4 - P1 a P9; OA5 - P2 a P9.

Avaliação / Assessment


A aprovação na disciplina realiza-se por avaliação periódica ou exame final. 1. Avaliação periódica: Elementos de avaliação: Teste #1 (35% da nota); Teste #2 (35% da nota); Trabalho d#1 (15% da nota); Trabalho #2 (15% da nota). Critérios para aprovação: (i) média ponderada mínima de 10 valores; (ii) nota mínima em cada elemento de avaliação de 7,5 valores 2. Exame final: Prova escrita (100% da nota).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


São utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): MEA1. Expositivas, para apresentação dos modelos, métodos e testes de referência; MEA2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos, muitos dos quais baseados em dados reais; MEA3. Activas, com realização de trabalhos de grupo; MEA4. Experimentais, em laboratório, com desenvolvimento e exploração de modelos utilizando software econométrico; MEA5. Auto-estudo, com trabalho autónomo por parte do aluno.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os objectivos de aprendizagem (OA) estão articulados com as metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) da seguinte forma: OA1 - MEA1 a MEA5; OA2 - MEA1 a MEA5; OA3 - MEA1 a MEA5; OA4 - MEA1 a MEA5; OA5 - MEA3.

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais deverão contactar o docente na primeira semana de aulas, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC. Todos os momentos de avaliação serão realizados presencialmente. Devido à actual situação provocada pela COVID-19, o processo de avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Wooldridge, J.M. (2020), Introductory Econometrics: A Modern Approach, South Western (7th Edition).

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Stock, J.H., M.W. Watson (2019), "Introduction to Econometrics", 4ª Ed., Addison-Wesley. Oliveira, M.M., L.D. Santos, N. Fortuna (2011), "Econometria", Escolar Editora. Koop, G. (2013), "Analysis of Economic Data", 4ª Ed., John Wiley & Sons. Kennedy, P. (2008), "A Guide to Econometrics", 6ª Ed., Wiley-Blackwell. Hill, R.C., W.E. Griffiths, G.C. Lim (2018), "Principles of Econometrics", 5ª Ed., John Wiley & Sons. Gujarati, D.N., D.C. Porter, S. Gunasekar (2017), "Basic Econometrics", 5ª Ed., McGraw-Hill. Baltagi, B.H. (2011), Econometrics, 5ª Ed., Springer.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16