Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Econometria
Departamento / Department
Departamento de Métodos Quantitativos para Gestão e Economia
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Estatística
Objetivos Gerais / Objectives
O objectivo principal desta unidade curricular é fornecer aos alunos conhecimentos introdutórios de algumas das principais técnicas econométricas utilizadas na análise de relações económicas lineares usando dados seccionais. Pretende-se que o aluno domine não apenas os aspectos teóricos dessas técnicas, mas também que as saiba aplicar, de uma forma crítica, à análise concreta de problemas económicos usando dados reais.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da unidade curricular, o aluno deverá ter atingido os seguintes objectivos de aprendizagem (OA): OA1. Saber como especificar, estimar, testar e interpretar modelos de regressão linear baseados em dados seccionais; OA2. Saber como avaliar e seleccionar modelos de regressão linear baseados em dados seccionais; OA3. Ter capacidade para escolher e utilizar os modelos, métodos e testes econométricos mais adequados para a análise do impacto de medidas de política económica e de choques exógenos. OA4. Ter capacidade para trabalhar com packages econométricos. OA5. Ter capacidade para trabalhar em grupo e elaborar argumentos fundamentados teórica, lógica e factualmente e de os comunicar a outrem.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
P1. Introdução; P2. O Modelo de Regressão Linear Simples; P3. O Modelo de Regressão Linear Múltipla; P4. Inferência e Previsão; P5. Notas sobre Teoria Assimptótica; P6. Análise da Especificação do Modelo; P7. Modelo de Regressão Linear com Variáveis Explicativas Qualitativas; P8. Heteroscedasticidade; P9. Problemas com os Dados.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os pontos P2, P3 e P4 contêm todos os elementos necessários para uma análise econométrica básica, permitindo aos alunos especificar, estimar, testar e interpretar modelos de regressão lineares. Estes três pontos, juntamente com o ponto P7, dedicado a um tipo especial de variáveis explicativas, permitem atingir o objectivo de aprendizagem OA1. O ponto P6 é central na questão da avaliação e selecção de modelos e, por isso, decisivo para o objectivo OA2. Para este mesmo objectivo são ainda importantes os pontos P5 e P8, que introduzem novos tipos de testes. O objectivo OA3 é mais geral, envolvendo todas as etapas da modelização econométrica, e por isso todos os conteúdos programáticos são relevantes para a sua concretização. Em todos os pontos do programa são resolvidos exercícios que requerem a utilização de software econométrico, numa primeira fase, e a discussão dos resultados obtidos, numa segunda fase, pelo que todos os pontos do programa são importantes para os objetivos OA4 e OA5.
Avaliação / Assessment
A modalidade de avaliação preferencial será a 'Avaliação ao longo do semestre'. Este regime de avaliação é composto por por: i) dois trabalhos práticos realizados por grupos de dois estudantes; ii) duas provas escritas individuais. Cada um dos trabalhos tem um peso de 15% na nota final, enquanto o peso de cada prova é de 35%. Para ser aprovado, o aluno tem de cumprir os seguintes critérios: i) média ponderada igual ou superior a 9,5/20; ii) nota em todos os elementos de avaliação igual ou superior a 7,5/20. Alternativamente, o aluno pode optar pela modalidade de 'Avaliação por exame', a qual consiste na realização de uma prova escrita individual.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
São utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): MEA1. Expositivas, para apresentação dos modelos, métodos e testes econométricos de referência; MEA2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos, muitos dos quais baseados em dados reais; MEA3. Activas, com realização de trabalhos de grupo; MEA4. Experimentais, em laboratório, com desenvolvimento e exploração de modelos utilizando software econométrico; MEA5. Auto-estudo, com trabalho autónomo por parte do aluno envolvendo o estudo da matéria teórica, a realização de exercícios práticos e o uso de software econométrico.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A maioria das aulas tem um carácter teórico-prático. A primeira parte de cada aula será essencialmente expositiva (MEA1), tendo por objectivo a apresentação dos principais modelos, métodos e testes econométricos ligados aos objectivos de aprendizagem OA1-OA3. A segunda parte da aula tem por objectivo a aplicação dos conhecimentos teóricos acabados de discutir, o que requer a participação activa dos alunos, os quais terão de resolver exercícios práticos (MEA2), nalguns casos recorrendo a software econométrico (MEA4) e trabalhando em grupo (MEA3) de forma a que também os objectivos de aprendizagem OA4 e OA5 sejam atingidos. Em todos os momentos da aula pressupõe-se que o aluno estudou de forma autónoma a matéria leccionada nas aulas anteriores (MEA5). As provas escritas previstas nas duas modalidades de avaliação contêm questões relativas aos objectivos de aprendizagem OA1-OA3. Na modalidade de ‘Avaliação ao longo do semestre’ o objectivo de aprendizagem OA4 será avaliado através dos trabalhos práticos que exigirão o recurso a software econométrico para analisar um conjunto de dados económicos. Como estes trabalhos são realizados em grupo, também permitirão avaliar o objectivo OA5. Na modalidade de ‘Avaliação por exame’ o objectivo de aprendizagem OA4 será avaliado incluindo na prova escrita questões baseadas em outputs do software econométrico.
Observações / Observations
Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais deverão contactar o docente na primeira semana de aulas, com vista a uma eventual adaptação dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Wooldridge, J.M. (2019), "Introductory Econometrics: A Modern Approach", 7th Ed., Cengage Learning.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Baltagi, B.H. (2021), Econometrics, 6th Ed., Springer. Gujarati, D.N., D.C. Porter, S. Gunasekar (2017), "Basic Econometrics", 5th Ed., McGraw-Hill. Hill, R.C., W.E. Griffiths, G.C. Lim (2018), "Principles of Econometrics", 5th Ed., John Wiley & Sons. Stock, J.H., M.W. Watson (2020), "Introduction to Econometrics", 4ª Ed., Pearson.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-16