Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Economia
Departamento / Department
Departamento de Economia
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Introdução à Economia (aconselhado)
Objetivos Gerais / Objectives
Esta unidade curricular centra-se na análise dos ciclos económicos de curto prazo, a um nível intermédio. Pretende dotar os estudantes da ISCTE Business School com conhecimentos sobre as causas das recessões e dos booms económicos, da inflação e do desemprego, das taxas de juro nominais e reais. Explica como os principais agentes de política económica (governo e banco central) utilizam os instrumentos de política fiscal e política monetária para gerir as flutuações económicas de curto prazo e maximizar o bem-estar social. Equilibra teoria e aplicações e procura acompanhar os tempos que correm, transformando o computador num instrumento fundamental em sala de aula, na resolução de exercícios, bem como nos processos de avaliação.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Os alunos deverão ser capazes de identificar as principais variáveis macroeconómicas e os instrumentos de política económica. Os aunos deverão compreender os mecanismos de política económica e avaliar as consequências das medidas de política económica para os agentes económicos. Os alunos deverão ser capazes de analisar e avaliar as consequências para a atividade económica de choques externos.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Introdução a Julia & Pluto notebook 2. Introdução à Macroeconomia 3. Medição de Dados Macroeconómicos 4. A Curva IS 5. Política Monetária e Procura Agregada 6. O Balanço do Banco Central e os Instrumentos de Política Monetária 7. Oferta Agregada e a Curva de Phillips 8. O Equilíbrio Macroeconómico 9. Política Macroeconómica: Política Fiscal e Política Monetária 10. Situações extremas: Deflação vs Inflação Galopante 11. Política Fiscal e Orçamento Público 12 . Síntese de temas e controvérsias
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - CP1 a CP12 OA2 - CP9 a CP12 OA3 - CP3, CP4, CP8
Avaliação / Assessment
Opção A: 1. Presença em pelo menos 75% das aulas 2. Teste intermédio (abrangendo os tópicos até à semana 6): 50% 3. Teste final (cobrindo todos os tópicos, mas com mais ênfase nos materiais das semanas 6 a 12): 50% 4. A nota em qualquer um destes testes não pode ser inferior a 8 pontos em 20 possíveis 5. Os testes são realizados em computador (não em papel). Para este efeito, os alunos terão de se registar numa base de dados da UC para que possam receber o teste por email. Opção B: 1. Exame final: peso de 100% na nota final. 2. Cobre todos os materiais ensinados durante todo o semestre. 3. O exame será realizado em computador (não em papel). Para este efeito, os alunos terão de se registar numa base de dados da UC para que possam receber o teste por email.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O aluno deverá adquirir competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos 3. Activas, com realização de testes individuais 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objectivo de aprendizagem (OA) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência OA1 e OA2 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos OA1, OA2 e AO3 3. Activas, com realização de testes individuais OA2 e OA3 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. OA1, OA2 e AO3
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Frederic Mishkin, Macroeconomics: Policy and Practice, 2nd Edition, 2014, Pearson, Addison-Wesley,
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Stephen G. Cecchetti and Kermit L. Schoenholtz, Money, Banking, and Financial Markets, Fifth Edition, 2017, McGraw-Hill,
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-23