Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L0271
Acrónimo :
L0271
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
36.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
18.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
55.0h/sem
Trabalho Autónomo :
95.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia

Departamento / Department


Departamento de Economia

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Introdução à Economia (aconselhado)

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular centra-se na análise dos ciclos económicos de curto prazo, a um nível intermédio. Pretende dotar os estudantes da ISCTE Business School com conhecimentos sobre as causas das recessões e dos booms económicos, da inflação e do desemprego, das taxas de juro nominais e reais. Explica como os principais agentes de política económica (governo e banco central) utilizam os instrumentos de política fiscal e política monetária para gerir as flutuações económicas de curto prazo e maximizar o bem-estar social. Equilibra teoria e aplicações e procura acompanhar os tempos que correm, transformando o computador num instrumento fundamental em sala de aula, na resolução de exercícios, bem como nos processos de avaliação.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Ser capaz de identificar as principais variáveis macroeconómicas e os instrumentos de política económica. Compreender os mecanismos de política económica e avaliar as consequências das medidas de política económica para os agentes económicos. Ser capaz de analisar e avaliar as consequências para a atividade económica de choques externos.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Introdução a Julia & Pluto IDE 2. Introdução à Macroeconomia 3. Medição de Dados Macroeconómicos 4. A Curva IS 5. Política Monetária e Procura Agregada 6. O Balanço do Banco Central e os Instrumentos de Política Monetária 7. Oferta Agregada e a Curva de Phillips 8. O equilíbrio macroeconómico 9. Política Macroeconómica: Política Fiscal e Política Monetária 10. O Limite Inferior Zero & Política Macroeconómica 11. Política Fiscal e Orçamento Público 12 . Síntese de temas e controvérsias

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - CP1 a CP12 OA2 - CP9 a CP12 OA3 - CP3, CP4, CP8

Avaliação / Assessment


Opção A: 1. Presença em pelo menos 75% das aulas 2. Teste intermédio (abrangendo os tópicos até à semana 6): 50% 3. Teste final (cobrindo todos os tópicos, mas com mais ênfase nos materiais das semanas 6 a 12): 50% 4. A nota em qualquer um destes testes não pode ser inferior a 8 em 20 pontos Opção B: 1. Exame final: peso de 100% na nota final. 2. Cobre todos os materiais ensinados durante todo o semestre.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O aluno deverá adquirir competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos 3. Activas, com realização de testes individuais 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objectivo de aprendizagem (OA) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência OA1 e OA2 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos OA1, OA2 e AO3 3. Activas, com realização de testes individuais OA2 e OA3 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. OA1, OA2 e AO3

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Frederic Mishkin, Macroeconomics: Policy and Practice, 2nd Edition, 2014, Pearson, Addison-Wesley,

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Stephen G. Cecchetti and Kermit L. Schoenholtz, Money, Banking, and Financial Markets, Fifth Edition, 2017, McGraw-Hill,

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16