Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L0272
Acrónimo :
L0272
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
36.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
18.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
55.0h/sem
Trabalho Autónomo :
95.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia

Departamento / Department


Departamento de Economia

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Macroeconomia I

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os alunos, no final desta Unidade Curricular, desenvolvam competências que lhes permitam compreender os aspetos económicos essenciais no estudo do desempenho de uma economia a nível agregado distinguindo o curto do longo prazo.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: 1. Identificar diferentes modelos e teorias de crescimento económico; compreender as implicações práticas destes modelos; e identificar políticas económicas capazes de fomentar o crescimento. 2. Conhecer e compreender efeitos da decisão intertemporal sobre as principais variáveis macroeconómicas no curto prazo.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Factos do crescimento económico e instrumentos matemáticos 2. O Modelo de crescimento de Solow 3. Tecnologia no Modelo de crescimento de Solow 4. Convergência e contabilidade do crescimento 5. Revisões do modelo IS-LM 6. Mercados financeiros e expectativas 7. Expectativas, Consumo e Investimento 8. Expectativas, Produto e Política 9. Abertura nos mercados de bens e financeiros 10. O mercado de bens numa economia aberta 11. Produto, a taxa de juros e a taxa de câmbio 12. Regimes cambiais

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - CP1, CP2, CP3, CP4 OA2 - CP5, CP6, CP7, CP8, CP9, CP10, CP11, CP12

Avaliação / Assessment


O aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos 3. Ativas, com realização de teste individual 4. Autoestudo, relacionadas com o trabalho autónomo do alun Há duas modalidades de avaliação. A primeira consiste em avaliação ao longo do semestre, em que serão usados os seguintes instrumentos: teste intermédio (30%) e exame de avaliação de conhecimentos (70%). Esta modalidade requer a satisfação de um critério mínimo de assiduidade de 60%. Não há exigência de nota mínima para manutenção em avaliação ao longo do semestre. A segunda consiste em avaliação por exame, neste caso o exame de avaliação tem peso de 100%

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos 3. Ativas, com realização de teste individual 4. Autoestudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem (OA), pelo que, a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos: MEA1 - OA1, OA2 MEA2 - OA1, OA2 MEA3 - OA1, OA2 MEA4 - OA1, OA2

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Macroeconomics: A European Perspective, 4th edition , by Blanchard, Amighini & Giavazzi, Pearson

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-25