Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Economia
Departamento / Department
Departamento de Economia
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Macroeconomia I
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se que os alunos, no final desta Unidade Curricular, desenvolvam competências que lhes permitam compreender os aspetos económicos essenciais no estudo do desempenho de uma economia a nível agregado distinguindo o curto do longo prazo.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: 1. Identificar diferentes modelos e teorias de crescimento económico; compreender as implicações práticas destes modelos; e identificar políticas económicas capazes de fomentar o crescimento. 2. Conhecer e compreender efeitos da decisão intertemporal sobre as principais variáveis macroeconómicas no curto prazo.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Factos do crescimento económico e instrumentos matemáticos 2. O Modelo de crescimento de Solow 3. Tecnologia no Modelo de crescimento de Solow 4. Convergência e contabilidade do crescimento 5. Revisões do modelo IS-LM 6. Mercados financeiros e expectativas 7. Expectativas, Consumo e Investimento 8. Expectativas, Produto e Política 9. Crises Financeiras
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - CP1, CP2, CP3, CP4 OA2 - CP5, CP6, CP7, CP8, CP9
Avaliação / Assessment
O aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos 3. Ativas, com realização de teste individual 4. Autoestudo, relacionadas com o trabalho autónomo do alun | A avaliação decorre ao longo do semestre de trabalho e compõe-se pelos seguintes elementos: - Um teste intermédio, com uma ponderação de 40% - Um teste final com a ponderação de 60% - A aprovação é obtida com uma classificação superior ou igual a 9,5 valores.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos 3. Ativas, com realização de teste individual 4. Autoestudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem (OA), pelo que, a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos: MEA1 - OA1, OA2 MEA2 - OA1, OA2 MEA3 - OA1, OA2 MEA4 - OA1, OA2
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Macroeconomics, Global Edition, 7th edition, by Olivier Blanchard, Pearson
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16