Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Economia
Departamento / Department
Departamento de Economia
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Macroeconomia I
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se que os alunos, no final desta Unidade Curricular, desenvolvam competências que lhes permitam compreender os aspetos económicos essenciais no estudo do desempenho de uma economia a nível agregado distinguindo o curto do longo prazo.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: 1. Identificar diferentes modelos e teorias de crescimento económico; compreender as implicações práticas destes modelos; e identificar políticas económicas capazes de fomentar o crescimento. 2. Conhecer e compreender efeitos da decisão intertemporal sobre as principais variáveis macroeconómicas no curto prazo.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Factos do crescimento económico e instrumentos matemáticos 2. O Modelo de crescimento de Solow 3. Tecnologia no Modelo de crescimento de Solow 4. Convergência e contabilidade do crescimento 5. Revisões do modelo IS-LM 6. Mercados financeiros e expectativas 7. Expectativas, Consumo e Investimento 8. Expectativas, Produto e Política 9. Crises Financeiras
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - CP1, CP2, CP3, CP4 OA2 - CP5, CP6, CP7, CP8, CP9
Avaliação / Assessment
O aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos 3. Ativas, com realização de teste individual 4. Autoestudo, relacionadas com o trabalho autónomo do alun | A avaliação decorre ao longo do semestre de trabalho e compõe-se pelos seguintes elementos: - Um teste intermédio, com uma ponderação de 40% - Um teste final com a ponderação de 60% - A aprovação é obtida com uma classificação superior ou igual a 9,5 valores.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos 3. Ativas, com realização de teste individual 4. Autoestudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem (OA), pelo que, a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos: MEA1 - OA1, OA2 MEA2 - OA1, OA2 MEA3 - OA1, OA2 MEA4 - OA1, OA2
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Macroeconomics, Global Edition, 7th edition, by Olivier Blanchard, Pearson
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16