Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L0285
Acrónimo :
L0285
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia

Departamento / Department


Departamento de Economia Política

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não aplicável

Objetivos Gerais / Objectives


Introduzir os estudantes aos fundamentos do corpo teórico da economia da cultura e à análise empírica das actividades culturais e criativas, sensibilizando-os para a importância da abordagem específica destas actividades, para os contributos que dela resultam para a análise económica em geral e para a actuação pública no campo das políticas culturais, através de uma visão plural e aberta ao diálogo interdisciplinar.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Compreender o corpo teórico e conceptual da economia da cultura e a forma como a análise das actividades culturais tem evoluído na teoria económica OA2. Aprofundar os fundamentos da intervenção pública na área da cultura e a lógica de funcionamento dos mercados e das instituições do sector OA3. Equacionar empiricamente o peso das actividades culturais nas economias contemporâneas, com particular destaque para o caso português OA4. Criar uma base de diálogo interdisciplinar partindo do campo da economia que permita um debate e uma actuação mais abrangentes sobre as questões culturais

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Cultura e Economia: questões conceptuais 2. A cultura: sector económico em desenvolvimento 3. Cultura, desenvolvimento e competitividade em contexto de globalização 4. Algumas especificidades dos bens e dos mercados culturais 5. Análise dos mercados da cultura: abordagem sectorial 6. Análise dos mercados da cultura: a perspectiva da organização económica das actividades culturais 7. As políticas culturais 8. Cultura e dinâmicas territoriais 9. Dinâmicas culturais, instituições e formas de governança 10. Algumas questões para aprofundamento

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Objectivos da Aprendizagem (OA) x Conteúdos programáticos (CP) OA1: CP 1 a 10 OA2: CP 6, 7 e 9 OA3: CP 2, 3, 5, 6, 7, 8, 9, 10 OA4: CP 1, 3, 7, 8, 9, 10

Avaliação / Assessment


Os alunos poderão escolher entre um dos seguintes regimes de avaliação: a) Avaliação contínua: Trabalho de grupo - 50% Teste individual - 50% O trabalho de grupo deverá ser seleccionado a partir de uma lista de temas a fornecer, no início do ano lectivo, pela equipa docente. b) Exame individual - 100%

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As horas de contacto lectivas estão estruturadas em duas componentes: a) Sessões baseadas na exposição dos diferentes temas por parte dos professores e na discussão e debate com os alunos. b) Sessões em regime de workshop, com apresentações por parte dos alunos e centradas na discussão de textos ou casos, em que estes desenvolvam as competências acima referidas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os objectivos da unidade curricular são atingidos através de um leque diversificado de actividades educativas e de avaliação, que preparam e enquadram o trabalho autónomo do estudante pela transmissão de saberes teóricos, técnicos e metodológicos em contexto de aula, de orientação tutorial, de supervisão individual, de participação em trabalho de investigação em grupo, bem como ainda através de actividades de discussão dirigidas à aquisição de competências transversais de reflexividade, critica intersubjectiva e de exposição clara de conhecimentos. Ambos os elementos previstos nas metodologias de avaliação (tanto o teste individual como o trabalho de grupo) procuram avaliar os resultados em relação aos 4 objectivos de aprendizagem definidos (OA 1, 2, 3 e 4). Competências mais importantes: A. Compreensão e aquisição de conhecimentos - Conhecimento e compreensão dos principais conceitos, abordagens e métodos de análise da economia da cultura - Conhecimento e compreensão das grandes tendências empíricas de desenvolvimento e dos principais desafios que afectam as actividades culturais e criativas - Conhecimento e compreensão das principais lógicas de actuação pública no campo cultural, com destaque para o caso português. B. Aplicação de conhecimentos - Capacidade de mobilizar conhecimentos teóricos na análise dos fenómenos reais; - Capacidade prática de usar, de maneira rigorosa, fontes bibliográficas e empíricas diversas na análise de problemas concretos; C. Capacidade de análise e avaliação - Capacidade de analisar a coerência e a pertinência de objectivos das políticas culturais; - Capacidade de análise crítica e de construção de argumentação própria fundamentada teórica, lógica e factualmente. D. Competências de comunicação - Capacidade de elaborar argumentos fundamentados, teórica, lógica e factualmente e de os comunicar a outrem; E. Competências de aprendizagem - Capacidade de aprender a trabalhar em equipa - Capacidade de estudo com autonomia O regime de avaliação pretende que os alunos demonstrem que adquiriram quer os conhecimentos associados ao programa, quer as competências de comunicação oral e escrita, pensamento crítico, capacidade analítica de temas e argumentos complexos relacionados com as problemáticas em análise, bem como uma familiaridade com os métodos de investigação específicos.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Costa, Pedro (2007), A Cultura em Lisboa: Competitividade e desenvolvimento territorial. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais Throsby, David (2001), Economics and Culture, Cambridge: Cambridge University Press • Benhamou, Françoise (2017), L’économie de la culture (8ª edição), Éditions La Découverte, Paris Caves, Richard (2002), Creative Industries: Contracts between Art and Commerce, Cambridge / London: Harvard University Press Towse, Ruth (Ed.) (2020), A handbook of cultural economics, 3rd ed., Northampton: Edward Elgar

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Benhamou, Françoise (2008), L?économie de la culture (6ª edição), Éditions La Découverte, Paris Towse, Ruth (Ed), A handbook of cultural economics, 2003, Towse, Ruth (Ed.) (2003), A handbook of cultural economics, Northampton: Edward Elgar, - EC/KEA (2006), The Economy of Culture in Europe, Study prepared for the European Commission (Directorate-General for Education and Culture), October 2006, Brussels: EC - OECD (2005), Culture ando Local Development, Paris: OECD - Abbing, Hans (2002), Why are artists poor? The exceptional economy of the arts. Amsterdam: Amsterdam University Press - Bianchini, Franco and M. Parkinson (eds.) (1993), Cultural Policy and Urban Regeneration, Manchester University Press, Manchester. - Camagni, Roberto ; Dennis Maillat, e Andree Matteacciolli (Eds.) (2004), Ressources naturelles et culturelles, milieux et développement local. Neuchatel: EDES - ERICarts (2002), Creative Europe: On Governance and Management of Artistic Creativity in Europe. Bonn: European Research Institute for Comparative Cultural Policy and the Arts (ERICarts) - Farchy, Joëlle (2002), La fin de l?exception culturelle?, Paris : CNRS Editions - Florida, Richard (2002), The rise of the creative class. New York: Basic Books - Greffe, Xavier (1999), L?emploi culturel a l?áge du numerique, Antropos, Paris - Greffe, Xavier (2002), Art et artistes au miroir de l?économie, Paris : Editions UNESCO / Economica - Greffe, Xavier (2005), Économie de la propriété artistique, Paris : Editions UNESCO / Economica - Klamer, Arjo (Ed.) (1996), The Value of Culture: On the relationship between economics and arts. Amsterdam: Amsterdam University Press - Landry, Charles (2000), The Creative City: a toolkit for urban innovators. London: Comedia / Earthscan - Scott, Alan J. (2000), The Cultural Economy of Cities, Sage, London- Thousand Oaks ? New Delhi. - Vogel, H. L. (2004), Entertainment industry economics: a guide for financial analysis, 6th ed., Cambridge: Cambridge University Press Benhamou, Françoise, A economia da cultura (tradução da 5a Ed), 2007, Benhamou, F. (2007), A economia da cultura, Ateliê Editorial, São Paulo, Costa, Pedro (coord), Estratégias para a Cultura em Lisboa, 2017, Costa, P. (Coord.), Oliveira, A; Magalhães, A.; Sousa, F. A:; Teixeira, G.; Guerra, P.; Moreira, M.; Guterres, A.; Seixas, J.; Magalhães, M. (2017), Estratégias para a Cultura da Cidade de Lisboa 2017, Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa – Pelouro da Cultura, Throsby, David, The Economics Of Cultural Policy, 2010, Throsby, D. (2010), The Economics Of Cultural Policy, Cambridge University Press,

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16