Planeamento
Aulas
Aula 1
0. Apresentação da UC e dos intervenientes
Aula 2
1. Cultura e Economia: questões conceptuais
Aula 3
2. A cultura: sector económico em desenvolvimento
Aula 4
3. Cultura, desenvolvimento e competitividade em contexto de globalização
Aula 5
4. Algumas especificidades dos bens e mercados da cultura
Aula 6
Apresentação e estruturação do Trabalho de Grupo a efectuar
Aula 7
5. Análise dos mercados da cultura: abordagem sectorial - 5.a. As indústrias culturais: livro, disco, cinema
Aula 8
5. Análise dos mercados da cultura: abordagem sectorial - 5.b. Os espectáculos ao vivo e as artes performativas
Aula 9
Visita de Estudo
Aula 10
Visita de Estudo
Aula 11
5. Análise dos mercados da cultura: abordagem sectorial - 5.c. As artes visuais e o funcionamento do mercado de arte
Aula 12
5. Análise dos mercados da cultura: abordagem sectorial - 5.d. O património e a preservação da memória
Aula 13
6. Análise dos mercados da cultura: a perspectiva da organização económica das actividades culturais - 6.a. A oferta dos bens culturais (simples ou complexos)
Aula 14
6. Análise dos mercados da cultura: a perspectiva da organização económica das actividades culturais - 6.b. A procura dos bens culturais
Aula 15
6. Análise dos mercados da cultura: a perspectiva da organização económica das actividades culturais - 6.c. Mediação, convenções, instituições
Aula 16
Discussão / debate em aula – Componente coletiva dos trabalhos de grupo
Aula 17
Projecção / discussão de filme
Aula 18
Aula debate / Apoio aos TG
Aula 19
7. As políticas culturais
Aula 20
7. As políticas culturais (cont.).
Aula 21
8. Cultura e dinâmicas territoriais
Aula 22
9. Dinâmicas culturais, instituições e formas de governança
Aula 23
Apresentações finais do trabalho de grupo
Aula 24
Apresentações finais do trabalho de grupo
(10. Algumas questões para aprofundamento)