Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Recursos Humanos
Departamento / Department
Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem
Objetivos Gerais / Objectives
Esta unidade curricular procura proporcionar aos alunos a aprendizagem dos modelos de diagnóstico e a sua aplicação nos processos de mudança organizacional.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Identificar os diferentes modelos de diagnóstico organizacional. OA2. Caracterizar as diferentes abordagens da mudança organizacional. OA3. Diagnosticar uma organização recorrendo aos modelos teóricos. OA4. Desenhar e reportar um projecto de mudança organizacional.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1 - Diagnóstico e Mudança Organizacional - Introdução - Modelos e tipos de consultadoria usados em diagnóstico organizacional - As abordagens da mudança organizacional - Métodos utilizados em diagnóstico e procedimentos éticos CP2 - Modelos de Diagnóstico Organizacional - O modelo das 6 componentes de Weisbord, 7S McKinsey, Burke and Litwin, o modelo de Congruência de Nadler e Tushman. - Diagnóstico de Cultura e Clima organizacional. A abordagem de Schein, Quinn e McGrath (Intervenções baseadas nos quatro quadrantes do modelo dos Valores Contrastantes) - A abordagem centrada na performance e gestão por processos. Stream Analysis de Jerry Porras e FMECA. - O diagnóstico centrado nos problemas de saúde e produtividade. Modelos de presentismo e absentismo. CP3 - A mudança organizacional - Mudança planeada e mudança emergente. - As fases da mudança - O projeto de mudança - Desenvolvimento de relatórios e propostas
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
O conteúdo programático (CP) 1 faz uma introdução aos conceitos e abordagens acerca do diagnóstico e mudança organizacional e encontra-se associado aos objectivos de aprendizagem (OA) 1, 2, 3 que se focam na identificação, caracterização e diagnóstico dos modelos de diagnóstico e mudança. O CP 2 explora os modelos de diagnóstico organizacional e está claramente ligado aos OA 1 e 3 pois dá ferramentas para identificaçao de modelos e permite fazer diagnósticos às organizações. Por sua vez, o CP 3 foca-se na mudança organizacional e está associado aos OA 3 e 4, uma vez que permite consolidar os diagnósticos através da aplicação de modelos teóricos, desenhar e reportar um projecto de mudança organizacional.
Avaliação / Assessment
1 – Avaliação ao longo do semestre: a) Trabalho de grupo + Apresentação: A ponderação final é de 40%. b) Teste individual: a ponderação final deste trabalho é de 60%. Para aprovação os alunos devem ter nota mínima de 8 valores na frequência. 2 – Avaliação por exame Exame final (100% da avaliação final). O estudante pode optar por esta modalidade. Os estudantes que não conseguirem pelo menos 8 valores nas avaliações ao longo do semestre e que no seu conjunto não obtenham a classificação mínima de 10 valores terão de fazer a avaliação por exame. A nota do trabalho de grupo não será considerada para efeitos de avaliação em regime de exame ou melhoria.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Todas as aulas são teórico-práticas (TP), com o objetivo de apresentar os conceitos fundamentais e mostrar os problemas e soluções existentes, permitindo simultaneamente a sua discussão. A estratégia pedagógica adotada envolve metodologias expositiva, participativa e ativa. A metodologia expositiva é usada em todos conteúdos programáticos nos momentos em que são apresentados os quadros teóricos de referência e os conceitos-chave. O modelo teórico-prático desta UC permite a discussão em grupo mesmo durante os momentos mais expositivos, o que facilita o desenvolvimento da análise crítica e permite uma aprendizagem partilhada mediante os contributos específicos de cada estudante. A metodologia participativa é colocada em prática através dos exercícios em aula, como por exemplo a discussão de situações reais e estudos de caso, a análise e resolução de exercícios práticos e trabalho de grupo. A metodologia ativa envolve a análise de casos, bem como a elaboração dos elementos de avaliação em grupo, enquanto estímulo à resolução de problemas concretos numa lógica de colaboração. O trabalho de grupo desta UC é um trabalho prático, que implica o contacto e análise de uma situação real de uma organização e a apresentação de uma proposta de intervenção adequada, momento que permite aos estudantes a integração teoria-prática e o desenvolvimento de competências essenciais à sua inserção no mercado de trabalho. A UC implica ainda trabalho autónomo (metodologia de auto estudo), o qual inclui leitura da bibliografia recomendada, exercícios a realizar fora das horas de contacto e realização do trabalho de grupo, no sentido de promover a autonomia e capacidade de decisão dos estudantes. A orientação tutorial (OT) destina-se ao esclarecimento individual de dúvidas aos estudantes.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino e avaliação estão alinhadas para fomentar uma aprendizagem eficaz e aquisição de competências relevantes para o mercado de trabalho. A abordagem expositiva é usada em todos os conteúdos programáticos nos momentos em que são apresentados os quadros teóricos de referência e os conceitos-chave, contribuindo para os quatro objetivos de aprendizagem da UC (OA1,2,3 e 4). A A avaliação destes conteúdos é maioritariamente realizada através do teste individual escrito. A metodologia participativa é colocada em prática através dos exercícios em aula, tais como a análise e resolução de exercícios práticos. As abordagens participativas contribuem para os OA 3 e 4 pois permitem que os alunos pratiquem o diagnóstico e desenho de intervenções no âmbito da mudança organozacional. A metodologia ativa envolve a análise de casos e a elaboração dos elementos de avaliação em grupo, enquanto estímulo à resolução de problemas concretos numa lógica de colaboração. Uma das metodologias de avaliação desta UC é um trabalho prático que utiliza um exemplo real e aplicação de modelos teóricos e ferramentas práticas para propor uma soluções adequadas. Este trabalho e a spresentação permitem concretizar todos os OA. A metodologia do auto estudo é transversal a todos os OA, pois envolve eituras, pesquisas, resolução de exercícios, realização do trabalho de grupo e preparação para o teste individual.
Observações / Observations
O uso do ChatGPT ou similar é permitido, dentro de limites éticos, para apoio à pesquisa de informação; não deve ser utilizado para criar conteúdo para os relatórios ou trabalhos; o seu uso deve estar claramente indicado no relatório escrito (indicação de prompts). Atenção aos limites da ferramenta! Os alunos são responsáveis por validarem a informação fornecida pela mesma, incluído URL e referências.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
nderson, D. (2019). Organization development: The process of leading organizational change (5th Edition). Sage. Cawsey, T., Deszca, G., Ingols, C. (2015). Organizational Change: An Action-Oriented Toolkit. SAGE Cummings, T. G. & Worley, C. G. (2014). Organization development and change (10th ed.) St. Paul, MN: West Publishing Company Ferreira, A. I., & Martinez, L.F. (2023). Manual de Diagnóstico e Mudança Organizacional (2ªEd). Lisboa: RH Editora Rothwell, W., Stopper, A., Myers, J. (Editors) (2017). Assessment and Diagnosis for Organization Development: Powerful Tools and Perspectives for the OD Practitioner. New York: Productivity Press.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Di Pofi, J.A. (2002). Organizational diagnostics: Integrating qualitative and quantitative methodology. Journal of Organizational Change, 15(2), 156-163. Endrejat, P. C., & Burnes, B. (2024). Draw it, check it, change it: reviving Lewin's Topology to facilitate organizational change theory and practice. The Journal of Applied Behavioral Science, 60(1), 87-112. Hartnell, C. A., Ou, A. Y., Kinicki, A. J., Choi, D., & Karam, E. P. (2019). A meta-analytic test of organizational culture?s association with elements of an organization?s system and its relative predictive validity on organizational outcomes. Journal of Applied Psychology, 104(6), 832?850. Hughes, M. (2022). Reflections: How studying organizational change lost its way. Journal of Change Management, 22(1), 8-25. Kottler, J.P. (1995). Why transformation efforts fail. Harvard Business Review, 73, 59-67. Neves, P., Pires, D., & Costa, S. (2021). Empowering to reduce intentions to resist future change: Organization‐based self‐esteem as a boundary condition. British Journal of Management, 32(3), 872-891 Quinn, R.E. & McGrath, M. R. (1985). The transformation of organizational cultures: A competing values perspective. In P.J. Frost, L.F. Moore, M.R. Louis, C.C. Lundberg, & J. Martin (Eds.), Organizational Culture (pp. 315-334). Beverly Hills: Sage Publications, Inc. Schneider, B., González-Romá, V., Ostroff, C., & West, M. A. (2017). Organizational climate and culture: Reflections on the history of the constructs in the Journal of Applied Psychology. Journal of Applied Psychology, 102(3), 468-482. Schein, E. (1999). The Corporate Culture. Survival Guide. Warren Bennis Book. Schein, E.H. (1996). Culture: The missing concept in organization studies. Administrative Science Quarterly, 41, 229-241.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-23