Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não há.
Objetivos Gerais / Objectives
O objetivo fundamental desta UC consiste em fornecer um quadro conceptual que possibilite aos estudantes dominar os pressupostos teóricos e a metodologia de investigação de um conjunto de temáticas-chave da Psicologia Social e da Psicologia Social aplicada. Pretende-se igualmente promover a capacidade de reflexão dos estudantes acerca das implicações práticas de tais temáticas de modo a que sejam capazes de utilizar os conceitos e modelos teóricos da disciplina para analisar problemas sociais da atualidade.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O/A aluna que complete com sucesso esta UC será capaz de: OA1: Descrever a especificidade da Psicologia Social no âmbito das Ciências Sociais, quer em termos de conteúdos, quer em termos de métodos. OA2: Identificar paradigmas e teorias da Psicologia Social. OA3: Aplicar os conceitos e modelos teóricos da Psicologia Social para analisar problemas da atualidade.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Psicologia Social: Perspetiva, Objeto e Método CP2. Temas da Psicologia Social. CP3. Aplicações da Psicologia Social.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Na presente unidade curricular, todos objetivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos programáticos (CP). O OA1 é concretizado pelo CP1. Os estudantes vão ter a oportunidade de estudar a Psicologia Social no que se refere à sua perspetiva, objeto e método, o que lhes permitirá descrever a especificidade da Psicologia Social no âmbito das Ciências Sociais, quer em termos de conteúdos, quer em termos de métodos. O OA2 é concretizado pelo CP2. Assim, os estudantes terão oportunidade de estudar temas de Psicologia Social, o que lhes permitirá conhecer paradigmas e teorias centrais da Psicologia Social. O OA3 é concretizado pelo CP3. Pelo estudo de áreas de aplicação da psicologia social, os estudantes recorrerão aos conceitos e modelos teóricos da psicologia social para analisar problemas da atualidade.
Avaliação / Assessment
A UC pode ser concluída através de avaliação ao longo do semestre ou avaliação por exame. Avaliação ao longo do semestre: 1) Uma prova individual escrita (65%); 2) Trabalho de grupo (30%); 3) Participação num total de 2h de investigações no laboratório de Psicologia (5%). Aprovação: Em 1) é exigida a nota mínima de 8,5 valores (0 a 20 valores) para aproveitamento, mas mínimo de 9,5 valores como média final de 1), 2) e 3). Exame escrito: pondera a 100% para nota final. As notas das avaliações ao longo do semestre não são tidas em conta em exame final.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A UC está estruturada em aulas teórico-práticas que recorrem a diferentes metodologias: Expositiva (apresentação dos conceitos e das perspetivas teóricas, em grande grupo); Participativa e ativa (exercícios em pequeno grupo; visionamento e discussão de vídeos, participação em investigações). São ainda utilizadas metodologias de auto-estudo para preparação dos trabalhos de grupo que compõem a avaliação ao longo do semestre, leituras e preparação da prova escrita de avaliação. A OT destina-se a esclarecimento de dúvidas dos estudantes.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino encontram-se alinhadas com os objetivos de aprendizagem delineados. As metodologias expositivas suportam a concretização da totalidade dos objetivos, permitindo a aquisição de conhecimentos. As metodologias participativas e ativas permitem, por sua vez, o enriquecimento, a consolidação e a aplicação de conhecimentos em relação a todos os objetivos de aprendizagem. As horas de trabalho autónomo encontram-se alinhadas com a totalidade dos objetivos de aprendizagem (OA1 a OA3). Em particular, a realização do trabalho de grupo, que pode envolverá uma integração dos vários objetivos de aprendizagem.
Observações / Observations
Inteligência Artificial Generativa (IAG) no processo ensino-aprendizagem: A integração da Inteligência Artificial Generativa (IAG) no processo ensino-aprendizagem é considerada uma oportunidade. A este respeito, são admitidas as seguintes utilizações, e apenas estas: 1) apoio na pesquisa bibliográfica e na pesquisa de conteúdos; 2) revisão de texto produzido originalmente pelo/a aluno/a; 3) produção e revisão das referências bibliográficas. Devem os/as alunos consultar o/a docente no caso de dúvida sobre a admissibilidade de uma determinada utilização de IAG que não se encontre aqui prevista. A utilização de IAG deve ser citada adotando as recomendações da American Psychological Association (https://apastyle.apa.org/blog/how-to-cite-chatgpt) e cumprindo as normas de referenciação e integridade académica preceituadas na lei e regulamentos. Não é admitida, e constitui uma violação grave, conducente à anulação do respetivo elemento de avaliação, a não referenciação da utilização de IAG e/ou a produção de conteúdo original (texto) com recurso às ferramentas de IAG, independentemente da extensão.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Hogg, M. A., Vaughan, G. M. (2021). Social Psychology (9th edition). Pearson. [PS.110 HOG*Soc 9ªed] Lima, M.L. (2018). Nós e os outros – O poder dos laços sociais. Fundação Francisco Manuel dos Santos. [PS.131 LIM*Nós ex.2] Sutton, R. & Douglas K. (2013). Social Psychology. New York: Palgrave MacMillan. [PS.120 SUT*Soc] Vala, J., & Monteiro, M.B. (orgs.) (2013). Psicologia Social (9.ª ed. revista e atualizada). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. ( https://cdn.gulbenkian.pt/wp-content/uploads/2024/04/psicologia_social-1.pdf)
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Brown, R. & Gaertner, S.L. (Eds.) (2008). Blackwell Handbook of Social Psychology: Intergroup Processes. Blackwell Publishers. [PS.131 Bla,1] Deaux, K., & Snyder, M. (2019). The Oxford Handbook of Personality and Social Psychology, 2nd ed. Oxford University Press.[ PS.120 Oxf,3 2ªed] Fiske, S.T., Gilbert, D. & Lindzey, G. (Eds.) (2020). Handbook of social psychology (5th edition). Wiley. [PS.110 LIN*Han 5ªed.] Fletcher, G. J. O., & Clark, M. S. (Eds.) (2003). Blackwell Handbook of Social Psychology: Interpersonal Processes. Blackwell Publishers. [ PS.131 Bla] Hogg, M.A., & Tindale, R.S. (Eds.) (2001). Blackwell Handbook of Social Psychology: Group Processes. Blackwell Publishers. [PS.132 Bla] Steg, L., Buunk, A.P., & Rothengatter, T. (Eds.) (2008). Applied Social Psychology: understanding and managing social problems. Cambridge University Press. [PS.110 App,3] Tesser, A., & Schwarz, N. (Eds.) (2001). Blackwell Handbook of Social Psychology: Intraindividual Processes. Blackwell Publishers. [PS.132 Bla,1] Durante o semestre será indicada bibliografia adicional. Os estudantes terão ainda de consultar bibliografia adicional para o trabalho de grupo. Additional bibliography will be indicated during the semester. Students will also need to consult additional bibliography for the group assignment.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-25