Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L0510
Acrónimo :
L0510
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
54.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
55.0h/sem
Trabalho Autónomo :
95.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum.

Objetivos Gerais / Objectives


Apresentar e desenvolver os conceitos, metodologias e instrumentos para uma participação eficaz no processo de gestão estratégica, incorporando uma abordagem de gestão responsável, que reconhece as considerações éticas, sociais e ambientais que devem estar subjacentes a todas as fases deste processo.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC, cada estudante deverá ter adquirido as competências necessárias para: 1. Efetuar as análises fundamentais necessárias para fazer escolhas estratégicas 2. Avaliar as opções estratégicas disponíveis para as empresas a nível empresarial e corporativo e os benefícios e riscos associados a cada uma delas 3. Compreender a importância da implementação e do controlo da estratégia 4. Justificar a importância de considerar o impacto ético, social e ambiental das decisões da empresa 5. Discutir temas e considerações atuais na gestão estratégica

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Conceitos Básicos 2. Formulação da Estratégia - Visão, missão e valores 3. Ética, RSE e Sustentabilidade 4. A Visão Baseada nos Recursos e as Capacidades Dinâmicas 5. Análise da envolvente externa (mediata, indústria e concorrentes) 6. Escolha de estratégias competitivas 7. Escolha das estratégias corporativas 8. Implementação 9. Controlo Estratégico e Balanced Scorecard 10. Governação Empresarial 11. Problemáticas atuais na Gestão Estratégica

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos associados aos passos necessários à formulação da estratégia (CP1, 2, 4, 5) encontram-se associados ao objetivo de aprendizagem (OA) 1, o qual se prende com a capacidade de efetuar as análises fundamentais necessárias para fazer escolhas estratégicas. Os conteúdos programáticos associados às escolhas estratégicas (CP 6, 7) estão associados ao OA2, o qual se prende com a capacidade de avaliar as opções estratégicas disponíveis para as empresas. Os conteúdos programáticos associados à implementação, controlo e BSC (CP8, 9) estão associados OA3, o qual se prende com a compreensão da importância destas temáticas. Os conteúdos programáticos associados à ética, RSE, sustentabilidade e governação (CP3, 10) estão associados OA4, o qual se prende com a capacidade de justifica a importância destes temas. Os conteúdos programáticos associados ao CP 11 estão associados OA5, o qual se prende com a capacidade de discutir temas recentes na gestão.

Avaliação / Assessment


Opção 1 (Avaliação ao longo do semestre) -50%: Teste Final Individual -25%: Trabalho de grupo (aplicação dos conteúdos a uma empresa) -25%: Trabalho individual (reflexão sobre o jogo de simulação) Aprovação: Média ponderada de 10 val. ou superior; não podendo a avaliação em nenhuma das componentes ser inferior a 8 valores. Assistência mínima: 75% das aulas Opção 2 (Exame final) Aprovação: 10 valores no exame final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


1. Aulas teórico-práticas, com momentos expositivos, e outros de aplicação prática, através de casos de estudos, exercícios e outras dinâmicas 2. Jogo de simulação empresarial 3. Participação dos alunos nas discussões e apresentações em sala. 4. Auto-estudo (preparação para exame, leitura de casos para discussão em aula)

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As Metodologias de Ensino (ME) adoptadas, no seu conjunto, permitem aos alunos adquirir conhecimentos e competências constantes dos Objectivos de Aprendizagem (OA). A UC requer conceitos teóricos, fundamentais para a compreensão dos diferentes conteúdos programáticos, mas prevê também a sua aplicação prática a casos empresariais reais - as aulas teorico-práticas permitirão tanto a exposição dos conceitos como a sua aplicação através de casos de estudo e outras dinâmicas. A aplicação dos conteúdos programáticos, tendo em conta o contexto dinâmico em que as empresas operam será reforçado através de uma simulação empresarial. A participação dos alunos nas discussões e apresentações em sala, bem como o seu auto-estudo fora da mesma, permitirá reforçar todos os objetivos de aprendizagem. Mais detalhadamente: ME 1 - OA 1, OA 2, OA 3, OA 4, OA 5 ME 2 - OA 1, OA 2, OA 3 ME 3 - OA 1, OA 2, OA 3, OA 4, OA 5 ME4 - OA 1, OA 2, OA 3, OA 4, OA 5

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na 1ª semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Barney, J. & Hesterley, W. (2021) Strategic Management and Competitive Advantage: Concepts and Cases. Pearson Thompson, A., Peteraf, M., Gamble, J. & Strickland III, A. J. (2021). Crafting and Executing Strategy The Quest for Competitive advantage, McGraw Hill Lasserre, P. (2022) Global Strategic Management, Bloomsbury

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


António, N. (2012) Estratégia Organizacional: do mercado à ética. Escolar Editora., António, N. (2015) Estratégia Organizacional - do Posicionamento ao Movimento, 3ª Edição, Edições Sílabo. Chandler, D. (2022). Strategic corporate social responsibility: Sustainable value creation . Sage Publications Ferrell, O. C., & Fraedrich, J. (2021) Business ethics : Ethical decision making and cases. Cengage learning Kim, W. C. & Mauborgne, R. (2005) Blue Ocean Strategy: From Theory to Practice. California Management Review, Spring 2005, Vol. 47(3):105-121 Pearce, J. A. & Robinson, R.B. (2014) Strategic Management Formulation, Implementation and Control, 7th edition, McGraw hill International Editions Porter, M. E., & Kramer, M. R. (2011). Creating shared value: Redefining capitalism and the role of the corporation in society. Harvard Business Review , 89(1/2), 62 77

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-30