Programa

Curso Institucional em Escola de Gestão

Licenciatura em Gestão

Licenciatura em Gestão de Marketing

Licenciatura em Gestão Industrial e Logística

Programa

I. Conceitos Básicos 1.1 Do Posicionamento ao Movimento 1.2 Processos de Formação de Estratégia: Sentidos da palavra Estratégia II. Formulação da Estratégia 2.1. Processo de gestão estratégica 2.2 Visão, Missão e Valores 2.3 Ética, Responsabilidade Social e Sustentabilidade 2.4 Análise da Organização 2.4.1 Modelo VRIO 2.5. Análise do Meio Envolvente 2.5.1.A envolvente mediata 2.5.2.A envolvente imediata 2.6. Definição e escolha de estratégias 2.6.1 Estratégias de negócio 2.6.2 Estratégias corporativas 2.6.2.1 Diversificação 2.6.2.2 Integração Vertical 2.6.2.3 Globalização das empresas 2.6.2.4 Alianças Estratégicas III. Implementação da Estratégia 3.1. Objetivos de curto prazo, táticas funcionais, sistema de recompensas, empowerment e outsourcing 3.2. Liderança e Cultura Organizacional IV. Controlo Estratégico 4.1 Controlo Estratégico 4.2 Balanced Scorecard V. A Governação Organizacional: Teorias principais 5.1. Modelo Anglo-Americano 5.2. Modelo Germano-Japonês