Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L0520
Acrónimo :
L0520
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
18.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem

Objetivos Gerais / Objectives


No final do período curricular desta UC, o aluno estará capacitado a: 1. Discutir o papel das organizações e do gestor na sociedade, Identificar os vários modelos de gestão bem, como, os seus efeitos no trabalho e no desempenho da organização 2. Compreender a analisar os efeitos da envolvente nas organizações 3. Discutir e analisar o desempenho da gestão a partir das funções da gestão 4. Enquadrar e discutir a gestão no âmbito da inovação, responsabilidade social e da sustentabilidade

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Introduzir o estudante à temática das organizações e da gestão das organizações. Compreender e ser capaz de discutir os efeitos da envolvente na organização bem como as funções e papeis do gestor nas organizações.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP 1. Gestão nas organizações 1.1 As organizações e a gestão das organizações CP 2. Teorias da gestão 2.1 Modelo de objetivos racionais 2.2 Modelo de processos internos 2.3 Modelo de relações humanas 2.4 Modelo de sistemas abertos 2.5 O modelo de valores contrastantes CP 3. O meio envolvente dos negócios 3.1 O meio envolvente competitivo 3.2 O meio envolvente geral 3.3 Os stakeholders CP 4. As funções da gestão 4.1 Planeamento 4.2 Organização (estruturas organizacionais e estruturas da gestão) 4.3 Liderança 4.4 Controlo CP 5. A inovação nas organizações 5.1 O empreendedorimo e a inovação 5.2 O processo da inovação CP 6. Responsabilidade social e sustentabilidade 6.1 Ética 6.2 Responsabilidade social da empresa 6.3 A questão da sustentabilidade

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - CP 1 e CP 2 OA2 - CP 3 OA3 - CP 4 OA4 - CP5 e CP6

Avaliação / Assessment


Estão previstas duas vias de avaliação da UC: A via de avaliação periódica e a de exames finais. Avaliação periódica: A avaliação periódica é composta pelos seguintes instrumentos: Apresentação de trabalho de grupo em aula (prática) - 15%; e, apresentação do respetivo relatório - 20%, Mini-teste - 10%; Frequência final - 55% A nota mínima para validação da avaliação em todos os componentes é de 7,50 valores. Requer-se ainda uma assuidade mínima das aulas práticas de 80%. Avaliação por exames finais: Os exames finais acontecem no final do semestre e haverá, para o efeito, duas fases, a normal e a de recurso. A nota de passagem no exame é de 10 valores e conta em 100% para a nota final. Nota: Os alunos que não obtenham aproveitamento na avaliação periódica podem submeter-se a exame final da fase de recurso. Os alunos com nota final igual ou superior a 17 valores terão de se apresentar a uma prova oral. É garantido ao aluno que a nota final não será, em caso algum, inferior a 17 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A UC está estruturada em 2 tipos de aulas: 1. teóricas - apresentação de conceitos e perspetivas teóricas da gestão 2. Práticas - apresentação, análise e discussão de casos de estudo, temas e situações da vida real para consolidação da aprendizagem. As metodologias de ensino-aprendizagem (ME) adotadas são: 1. Expositivas 2. Participativas 3. Activas 4. Auto-estudo

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento de competências previstas nos objectivos de aprendizagem e, apresentam-se de seguinda as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e respetivos objetivos: 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência - Transversal a todos os OA 2. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio - transversal a todos os OA 3. Activas, com realização de trabalhos de grupo - transversal a todos os OA 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas - transversal a todos os OA

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Case studies and other learning materials will be provided by the faculty. Management: using practice and theory to develop skills / David Boddy (2020, 8th edition) / Pearson

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Casos e artigos serão providenciados pelos docentes Introduction to Management / John Schermerhorn Jr. and Daniel Bachrach (2020, 13th edition) / Wiley

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16