Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L0520
Acrónimo :
L0520
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
18.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
18.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem

Objetivos Gerais / Objectives


Introduzir o estudante à temática das organizações e da gestão das organizações. Compreender e ser capaz de discutir os efeitos da envolvente na organização bem como as funções e papeis do gestor nas organizações.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do período curricular desta UC, o aluno estará capacitado a: 1. Discutir o papel das organizações e do gestor na sociedade, Identificar os vários modelos de gestão bem, como, os seus efeitos no trabalho e no desempenho da organização 2. Compreender a analisar os efeitos da envolvente nas organizações 3. Discutir e analisar o desempenho da gestão a partir das funções da gestão 4. Enquadrar e discutir a gestão no âmbito da inovação, responsabilidade social e da sustentabilidade

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP 1. Gestão nas organizações 1.1 As organizações e a gestão das organizações CP 2. Teorias da gestão 2.1 Modelo de objetivos racionais 2.2 Modelo de processos internos 2.3 Modelo de relações humanas 2.4 Modelo de sistemas abertos 2.5 O modelo de valores contrastantes CP 3. O meio envolvente dos negócios 3.1 O meio envolvente competitivo 3.2 O meio envolvente geral 3.3 Os stakeholders CP 4. As funções da gestão 4.1 Planeamento 4.2 Organização (estruturas organizacionais e estruturas da gestão) 4.3 Liderança 4.4 Controlo CP 5. A inovação nas organizações 5.1 O empreendedorimo e a inovação 5.2 O processo da inovação CP 6. Responsabilidade social e sustentabilidade 6.1 Ética 6.2 Responsabilidade social da empresa 6.3 A questão da sustentabilidade

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - CP 1 e CP 2 OA2 - CP 3 OA3 - CP 4 OA4 - CP5 e CP6

Avaliação / Assessment


Estão previstas duas vias de avaliação da UC: A via de avaliação periódica e a de exames finais. Avaliação periódica: A avaliação periódica é composta pelos seguintes instrumentos: Apresentação de trabalho de grupo em aula (prática) - 15%; e, apresentação do respetivo relatório - 20%, Mini-teste - 10%; Frequência final - 55% A nota mínima para validação da avaliação em todos os componentes é de 7,50 valores. Requer-se ainda uma assuidade mínima das aulas práticas de 80%. Avaliação por exames finais: Os exames finais acontecem no final do semestre e haverá, para o efeito, duas fases, a normal e a de recurso. A nota de passagem no exame é de 10 valores e conta em 100% para a nota final. Nota: Os alunos que não obtenham aproveitamento na avaliação periódica podem submeter-se a exame final da fase de recurso. Os alunos com nota final igual ou superior a 17 valores terão de se apresentar a uma prova oral. É garantido ao aluno que a nota final não será, em caso algum, inferior a 17 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A UC está estruturada em 2 tipos de aulas: 1. teóricas - apresentação de conceitos e perspetivas teóricas da gestão 2. Práticas - apresentação, análise e discussão de casos de estudo, temas e situações da vida real para consolidação da aprendizagem. As metodologias de ensino-aprendizagem (ME) adotadas são: 1. Expositivas 2. Participativas 3. Activas 4. Auto-estudo

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento de competências previstas nos objectivos de aprendizagem e, apresentam-se de seguinda as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e respetivos objetivos: 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência - Transversal a todos os OA 2. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio - transversal a todos os OA 3. Activas, com realização de trabalhos de grupo - transversal a todos os OA 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas - transversal a todos os OA

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Case studies and other learning materials will be provided by the faculty. Management: using practice and theory to develop skills / David Boddy (2020, 8th edition) / Pearson

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Casos e artigos serão providenciados pelos docentes Introduction to Management / John Schermerhorn Jr. and Daniel Bachrach (2020, 13th edition) / Wiley

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16