Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Recursos Humanos
Departamento / Department
Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não tem
Objetivos Gerais / Objectives
Esta unidade curricular visa familiarizar o aluno com os vários modelos organizacionais e respetivas implicações em termos de comportamento organizacional.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
A aluno que conclua com sucesso em unidade curricular será capaz de: OA1 - Descrever a natureza das organizações e do comportamento organizacional; OA2 - Identificar as variáveis-chave para a concepção e análise dos modelos organizacionais; OA3 - Reconhecer e contrastar modelos organizacionais; OA4 - Articular modelos organizacionais com temas centrais do comportamento organizacional; OA5 - Debater e demonstrar opções de gestão ancoradas nos modelos organizacionais.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Introdução e conceitos básicos 1. O que são Organizações 2. O ciclo de vida das Organizações 3. O que são Modelos Organizacionais 4. Fundamentos dos Modelos Organizacionais CP2. Evolução histórica dos Modelos Organizacionais 1. Modelos ancorados na produtividade 2. Modelos ancorados no bem-estar 3. Modelos sociotécnicos 4. Modelos ancorados nos valores 5. Modelos ancorados no poder CP3. Desafios atuais aos Modelos Organizacionais 1. Tecnologias Avançadas e Inteligência artificial 2. Novas formas de trabalho
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos (CP) 1 (CP1) encontram-se associados ao objetivo de aprendizagem (OA) 1 e 2 pois através da aprendizagem dos conceitos básicos relativos às organizações, os alunos serão capazes de descrever a natureza das mesmas, assim como identificar as variáveis chave das organizações para a concepção e análise dos modelos organizacionais. Os CP descritos no ponto 2 (CP2) encontram-se associados aos OA 3, 4 e 5, que referem que o aluno será capaz de reconhecer, contrastar, articular e debater modelos organizacionais. Esta associação justifica-se pela aprendizagem, aplicação e discussão dos diferentes modelos organizacionais que dará ao aluno as competências necessárias para compreender, identificar e comparar os modelos utilizados pelas organizações. Os CP no ponto 3, que se referem aos desafios atuais aos modelos organizacionais, reforçam os OA4 e OA5 pois permitem compreender a gestão das organizações à luz de tendências atuais nas organizações.
Avaliação / Assessment
1- A avaliação ao longo do semestre contempla 3 momentos de avaliação: um teste individual escrito (50%), um trabalho de grupo escrito e com apresentação (40%) e relatórios periódicos de participação (10%). 2 - Avaliação por exame Os alunos que não realizem alguma destas componentes da avaliação, que obtenham nota inferior a 8 em qualquer uma das componentes ou que tenham uma taxa de presença nas aulas inferior a 60% do total de aulas deverão submeter-se a avaliação final (Exame – 100%).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Todas as aulas são teórico-práticas (TP), com o objetivo de apresentar os conceitos fundamentais e mostrar os problemas e soluções existentes, permitindo simultaneamente a sua discussão. O modelo pedagógico envolve as metodologias expositiva, participativa e ativa. A metodologia expositiva é usada em todos conteúdos programáticos nos momentos em que são apresentados os quadros teóricos de referência e os conceitos-chave. O modelo teórico-prático desta UC permite a discussão em grupo mesmo durante os momentos mais expositivos, o que facilita o desenvolvimento da análise crítica e permite uma aprendizagem partilhada mediante os contributos específicos de cada estudante. A metodologia participativa é colocada em prática através dos exercícios em aula (análise de situações e identificação do modelo organizacional, problemas e soluções associados). A metodologia ativa é utilizada para a resolução de problemas organizacionais e análise de casos em grupos, sendo que cada grupo apresenta a sua solução, fomentando a colaboração. O trabalho de grupo desta UC implica a recolha de dados e/ou análises de casos reais e será apresentado em sala de aula, o que reforça a metodologia ativa e permite a integração da teoria e prática e o desenvolvimento de competências. A UC implica ainda trabalho autónomo (metodologia de auto estudo), o qual inclui leitura da bibliografia recomendada, exercícios a realizar fora das horas de contacto e realização do trabalho de grupo, no sentido de promover a autonomia e capacidade de decisão dos estudantes. A orientação tutorial (OT) destina-se ao esclarecimento individual de dúvidas aos estudantes.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A estratégia pedagógica adotada nesta UC envolve diferentes metodologias de ensino: expositiva, participativa e ativa. A metodologia expositiva é usada em todos conteúdos programáticos nos momentos em que são apresentados os quadros teóricos de referência e os conceitos-chave, contribuindo para todos objetivos de aprendizagem da UC (OA1, 2, 3, 4, 5). A avaliação destes conteúdos é maioritariamente realizada através do teste individual escrito. A metodologia participativa é colocada em prática através dos exercícios em aula, como por exemplo análise de casos, identificação de modelos, desafios e soluções, contribuindo para os OA1, 2 e 3. Para além dos exercícios em aula, os relatórios de participação permitem também reforçar os OA1, 2 e 3, através da reflexão e desenvolvimento de pensamento crítico. A metodologia ativa envolve a análise e resolução de casos e a elaboração do relatório em grupo, enquanto estímulo à resolução de problemas concretos numa lógica de colaboração, contribuindo para os OA4 e 5. Uma das metodologias de avaliação desta UC é um trabalho de campo realizado em grupo, requerendo o contacto e análise de situações reais nas organizações (ou sector) e apresentação de uma proposta de recomendações adequadas, momento que permite aos estudantes a concretização dos OA 4 e 5. A metodologia do auto estudo é transversal a todos os OA, pois envolve leituras, pesquisas, resolução de exercícios, realização do trabalho de campo e preparação para o teste individual.
Observações / Observations
O uso do ChatGPT ou similar é permitido, dentro de limites éticos, para apoio à pesquisa de informação; não deve ser utilizado para criar conteúdo para os relatórios ou trabalhos; o seu uso deve estar claramente indicado no relatório escrito (indicação de prompts). Atenção aos limites da ferramenta! Os alunos são responsáveis por validarem a informação fornecida pela mesma, incluído URL e referências.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Buchanan, D. & Huczynski, A. (2020/2023). Organizational Behavior (10/11 ed.). Harlow: Pearson. Burton, R., Obel, B. & Hakonsson, D.D. (2020). Organizational design: A step-by-step approach (4th edition). Cambridge: Cambridge University Press. Caetano, A., Neves, J. & Ferreira, J,M,C. (2020). Psicossociologia das organizações: Fundamentos e aplicações. Lisboa: Sílabo. Daft, R. (2016). Organization theory and design (12 ed.), Boston: Cengage Learning. Ferreira, J.M.C., Neves, J. & Caetano, A. (2011). Manual de Psicossociologia das Organizações. Lisboa: Escolar Editora. Mintzberg, H. (2023). Understanding organizations.. Finally! Oakland: Berret-Koehler
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Barsade, S. & O Neill, O. A. (2016). Manage your emotional culture. Harvard Business Review (Jan-Feb), 58-66. Cascio, W. F. & Montealegre, R. (2016). How Technology Is Changing Work and Organizations Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 3, 349?75 Fitzgerald, S. (2002). Organizational models. Oxford: Capstone Pub. Kates, A., & Galbraith, J. (2007). Designing your organization. San Francisco: New York: Wiley. Miles, R., Snow, C., Fjeldstad, O. & Miles, G. (2010). Designing organizations to meet 21st-century opportunities and challenges. Organizational Dynamics, 39 (2), 93-103. Mintzberg, H. (2010). Estrutura e dinâmica das organizações (4 ed). Lisboa: D. Quixote. Puranam, P., Alexy, O. & Reitzig, M. (2014). What s "new" about new forms of organizing? Academy of Management Review, 39 (2), 162-180. Schermerhorn, J.R., Hunt, J. & Osborn, R. (2005). Managing Organizational Behavior (9 ed.). N. York: John Wiley & Sons. Revistas de referência (Reference Journals): - Organization Science - Journal of Organization Design Se necessário, será sugerida literatura adicional ao longo das aulas e, sempre que possível, disponibilizada na plataforma de e-learning, em https://fenix.iscte-iul.pt Whenever needed, supplementary references will be provided to the students and made available in the e-learning platform at https://fenix.iscte-iul.pt
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-23