Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Recursos Humanos
Departamento / Department
Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não tem
Objetivos Gerais / Objectives
Esta unidade curricular visa familiarizar o aluno com os vários modelos organizacionais e respetivas implicações em termos de comportamento organizacional.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
A aluno que conclua com sucesso em unidade curricular será capaz de: OA1 - Descrever a natureza das organizações e do comportamento organizacional; OA2 - Identificar as variáveis-chave para a concepção e análise dos modelos organizacionais; OA3 - Reconhecer e contrastar modelos organizacionais; OA4 - Articular modelos organizacionais com temas centrais do comportamento organizacional; OA5 - Debater e demonstrar opções de gestão ancoradas nos modelos organizacionais.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Introdução e conceitos básicos 1. O que são Organizações 2. O ciclo de vida das Organizações 3. O que são Modelos Organizacionais 4. Fundamentos dos Modelos Organizacionais CP2. Evolução histórica dos Modelos Organizacionais 1. Modelos ancorados na produtividade 2. Modelos ancorados no bem-estar 3. Modelos sociotécnicos 4. Modelos ancorados nos valores 5. Modelos ancorados no poder 6. Modelos adaptativos complexos CP3. Desafios atuais aos Modelos Organizacionais 1. Tecnologia 2. Inovação e Criatividade Organizacional 3. Novas formas de trabalho e novos Recursos Humanos 4. Redes colaborativas
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
CP1: OA1, OA2 CP2: OA3, OA4, OA5 CP3: OA4, OA5
Avaliação / Assessment
A avaliação periódica implica: um exame (60%); um trabalho de grupo (40%); e entregas periódicas de trabalhos em grupo (10%) Os alunos que não realizem alguma destas componentes da avaliação, que obtenham nota inferior a 8 em qualquer uma das componentes ou que tenham uma taxa de presença nas aulas inferior a 2/3 do total de aulas deverão submeter-se a avaliação final. Avaliação final: exame (100% da nota final)
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Todas as aulas serão teórico-práticas. Haverá sessões de exposição mais teórica (metodologias expositivas), sessões teórico-práticas com exercícios e discussão de casos e temas (metodologias participativas). O trabalho de grupo implica recolha e/ou análise de informação de casos reais, e respetiva apresentação oral em aula.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Met. Expositivas: todos os OA Met. Participativas: OA1, OA2 e OA3 Met. Ativas: OA4 e OA5
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Buchanan, D. & Huczynski, A. (2020). Organizational Behavior (10 ed.). Harlow: Pearson. Burton, R., Obel, B. & Hakonsson, D.D. (2020). Organizational design: A step-by-step approach (4th edition). Cambridge: Cambridge University Press. Minztberg, Henry, Understanding organizations.. Finally!, 2023, Mintzberg, H. (2023). Understanding organizations.. Finally! Oakland: Berret-Koehler, Daft, R. (2016). Organization theory and design (12 ed.), Boston: Cengage Learning. Ferreira, J.M.C., Neves, J. & Caetano, A. (2011). Manual de Psicossociologia das Organizações. Lisboa: Escolar Editora. Caetano, A., Neves, J. & Ferreira, J,M,C. (2020). Psicossociologia das organizações: Fundamentos e aplicações. Lisboa: Sílabo.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Barsade, S. & O Neill, O. A. (2016). Manage your emotional culture. Harvard Business Review (Jan-Feb), 58-66. Cascio, W. F. & Montealegre, R. (2016). How Technology Is Changing Work and Organizations Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 3, 349?75 Fitzgerald, S. (2002). Organizational models. Oxford: Capstone Pub. Kates, A., & Galbraith, J. (2007). Designing your organization. San Francisco: New York: Wiley. Miles, R., Snow, C., Fjeldstad, O. & Miles, G. (2010). Designing organizations to meet 21st-century opportunities and challenges. Organizational Dynamics, 39 (2), 93-103. Mintzberg, H. (2010). Estrutura e dinâmica das organizações (4 ed). Lisboa: D. Quixote. Puranam, P., Alexy, O. & Reitzig, M. (2014). What s "new" about new forms of organizing? Academy of Management Review, 39 (2), 162-180. Schermerhorn, J.R., Hunt, J. & Osborn, R. (2005). Managing Organizational Behavior (9 ed.). N. York: John Wiley & Sons. Revistas de referência (Reference Journals): - Organization Science - Journal of Organization Design Se necessário, será sugerida literatura adicional ao longo das aulas e, sempre que possível, disponibilizada na plataforma de e-learning, em https://fenix.iscte-iul.pt Whenever needed, supplementary references will be provided to the students and made available in the e-learning platform at https://fenix.iscte-iul.pt
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16