Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L0539
Acrónimo :
L0539
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
33.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
21.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
55.0h/sem
Trabalho Autónomo :
95.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Recursos Humanos

Departamento / Department


Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC visa: 1. Apresentar aos alunos o papel do Recrutamento e Seleção no âmbito específico da Gestão de Recursos Humanos e a sua importância para o sucesso da empresa; 2. Proporcionar aos alunos um conhecimento conceptual e operacional do recrutamento e seleção de pessoal, incluindo a dimensão ética e legal, métodos e fontes de recrutamento, técnicas e instrumentos de avaliação, seleção e decisão

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC, cada estudante deverá ter adquirido as competências para: OA1. Gerir as questões legais e éticas envolvidas no Recrutamento e Seleção de pessoas; OA2. Identificar os diferentes métodos e técnicas utilizadas, sua aplicabilidade e eficácia; OA3. Conceber e conduzir um processo desde a fase da identificação da necessidade até à avaliação e follow-up; OA4. Definir e avaliar a qualidade e valor de um processo de recrutamento e seleção; OA5. Elaborar os relatórios finais e comunicar a decisão em contexto de gestão de pessoas.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P1 - Introdução P1.1. Contextos de Recrutamento e Seleção P1.2. Questões éticas e legais P2 - Análise de necessidades de Recursos Humanos P2.1. R.S. e planeamento estratégico. P2.2. Competências: identificação, descrição e elaboração de perfil do candidato P3 - Atração e Recrutamento P3.1. Fontes e tipos de recrutamento. P3.2. Novas tecnologias e RS. P4 - Seleção Baseada em Competências P4.1. Fases de um processo de seleção. P4.2. Métodos e preditores de desempenho (Dados biográficos, entrevistas, testes e provas) P4.3. Assessment centres. P5 - Decisão e Orientação P5.1. Tomada de decisão - critérios. P5.2. Relatório e prestação de informação (cliente e candidatos). P6 - Follow-up, avaliação, controlo e auditoria do processo

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O P1 dos conteúdos programáticos, Contextos de R&S e questões éticas e legais, relaciona-se diretamente com o OA1- Gerir as questões legais e éticas em R&S. Os pontos 2, 3 e 4 dos conteúdos programáticos que relevam para as diferentes fases e técnicas do processo de RS, estão diretamente associados aos OA2 e OA3, respetivamente AO2 - Conhecer os diferentes métodos e técnicas utilizadas, sua aplicabilidade e eficácia; e OA3 - Conceber e conduzir um processo desde a fase da identificação da necessidade até à avaliação e follow-up remete para a aplicação dos conhecidos expressos no OA2. O P5 – “Decisão e orientação” contempla todas as fases de decisão e de preparação da comunicação de resultados, está alinhado com o OA4 - Elaborar os relatórios finais e comunicar a decisão em contexto de gestão de pessoas. O P6 “Follow-up, avaliação e controlo e auditoria do processo” está diretamente relacionado com o OA4 - Definir e avaliar a qualidade e valor de um processo de recrutamento e seleção.

Avaliação / Assessment


Nesta UC, a avaliação é realizada apenas em avaliação ao longo do semestre, não se prevendo a avaliação por exame. A estrutura avaliativa comporta: a) Teste (25%)+ Participação e atividades de PF individual (25%); b) Assessment centre (Conceção e implementação) (35%)+relatório e discussão (15%); Assiduidade (e pontualidade) igual ou superior a 66%. Os alunos com menos de 9.0 valores em qualquer dos instrumentos de avaliação ou mais de 33% de absentismo serão reprovados.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Esta UC está organizada prevendo dois tipos de aulas: Teórico-práticas (TP) e Praticas laboratoriais (PL). As aulas Teórico-práticas que decorrem de forma intensiva durante cinco semanas (4 aulas por semana), cumprem o objetivo de apresentar os conceitos modelos e teorias fundamentais e mostrar os problemas e soluções existentes, permitindo simultaneamente a sua discussão. Durante este período a estratégia pedagógica adotada envolve metodologias expositiva, participativa e ativa. A metodologia expositiva é usada em todos conteúdos programáticos nos momentos em que são apresentados os quadros teóricos de referência e os conceitos-chave. O modelo teórico-prático desta UC permite a discussão em grupo e aplicação em contexto assistido das aprendizagens desenvolvidas e permite uma aprendizagem partilhada mediante os contributos específicos de cada estudante/grupo, numa lógica de metodologia participativa, resultando na construção de um portefólio de ferramentas a aplicar em contexto de exercício aplicado. É no segundo bloco de aulas, essencialmente de Práticas Laboratoriais, em que os alunos implementam um Assessment Centre num contexto de simulação com participação de elementos extra-turma que se evidencia de forma mais marcada a utilização de metodologia ativa. Envolve o desenho, conceção e condução de um Assessment Centre com a aplicação de um conjunto de instrumentos desenvolvidos ao longo do semestre e que termina com o processo de decisão e comunicação de resultados (igualmente em contexto de simulação). Todas estas atividades são suportadas por orientações tutoriais a pedido. Sempre que possível prevê-se a realização de uma visita a um centro de recrutamento e seleção

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia adotada não só ajudará o desenvolvimento dos raciocínios de análise crítica desejáveis como também permitirá um enriquecimento da turma com os contributos específicos de cada aluno e fomenta a autonomia e capacidade de decisão e resolução de problemas em contexto assistido. A elaboração do trabalho de grupo (portfolio e processo de recrutamento e seleção) permitirá a integração entre o domínio teórico e a sua aplicação prática. Desta forma os alunos terão oportunidade de demonstrar a qualidade das aquisições em contexto de avaliação escrita individual (teste) em que integrarão os conteúdos teóricos na resolução das situações apresentadas, demonstrando as aquisições relativas aos conteúdos expostos e discutidos em sala (OA1. Gerir as questões legais e éticas envolvidas no Recrutamento e Seleção de pessoas; OA2. Identificar os diferentes métodos e técnicas utilizadas, sua aplicabilidade e eficácia), Durante a elaboração do portefólio (atividade de grupo em contexto de sala de aula e fora e com avaliação própria), metodologia participativa que incentiva o envolvimento de todos os alunos na procura de soluções e elaboração de instrumentos direcionados para casos de contexto real, cumprindo deta forma os objetivos 3, 4 e 5 (OA3. Conceber e conduzir um processo desde a fase da identificação da necessidade até à avaliação e follow-up; OA4. Definir e avaliar a qualidade e valor de um processo de recrutamento e seleção; OA5. Elaborar os relatórios finais e comunicar a decisão em contexto de gestão de pessoas.) A metodologia Ativa, com a realização de trabalhos individuais e de grupo, está orientada para o cumprimento dos objetivos 3, 4 e 5 (OA3. Conceber e conduzir um processo desde a fase da identificação da necessidade até à avaliação e follow-up; OA4. Definir e avaliar a qualidade e valor de um processo de recrutamento e seleção; OA5. Elaborar os relatórios finais e comunicar a decisão em contexto de gestão de pessoas) e visa o desenvolvimento de competências comportamentais e técnicas orientadas para o mercado de trabalho com situação de treino e simulação em contexto avaliativa em condições idênticas à realidade empresarial. A metodologia de Auto-estudo, relacionada com o trabalho autónomo do aluno transversaliza todos os objetivos de aprendizagem (OA1, OA2, OA3, OA4 e OA5)

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas do semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Breaugh, J. A. (2020). Recruitment and selection: Strategies for workforce planning and management (2nd ed.). Routledge. - Landers, R. & Schmidt (Eds) (2016). Social media in employee selection and recruitment: theory, practice, and current challenges. Springer - Phillips, J. M., & Gully, S. M. (2021). Strategic staffing (4th ed.). Pearson - Schlebusch, S., & Roodt, G. (2019). Assessment Centres: Unlocking People Potential for Growth - 2nd edition. KR Publishing. - Stephen, T. (2021). Resourcing and talent management: The Theory and Practice of Recruiting and Developing a Workforce. Cipd - Kogan Page.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Cook, M. (2009). Personnel Selection: Adding value through people. Chichester: John Willey & Son - Landers, R. & Schmidt (Eds) (2016). Social media in employee selection and recruitment: theory, practice, and current challenges. Springer - Nikolaou, I. e Oostrom, J. (2015). Employee, recruitment, selection. And assessment - Contemporary issues for theory and practice. East Sessex: Psychology Press. - Schmitt N. (2012). The Oxford handbook of Personnel Assessment and Selection. Oxford - Taylor, I (2007). A Practical Guide to Assessment and Selection Methods: Measuring competency for recruitment and development. London: Kogan Page. - Taylor, I (2008). The assessment and selection handbook: Tools techniques and exercises for effective recruitment and development. London: Kogan Page.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-11-21