Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L0541
Acrónimo :
L0541
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
54.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
55.0h/sem
Trabalho Autónomo :
95.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Recursos Humanos

Departamento / Department


Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular tem como objetivo geral proporcionar aos estudantes um conhecimento teórico e aplicado sobre os processos de formação e outras estratégias de desenvolvimento em diferentes contextos organizacionais.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do período curricular desta UC, os estudantes deverão ser capaz de: OA1. Integrar a formação no contexto das restantes práticas de gestão de recursos humanos; OA2. Explicar a importância da estratégia da empresa na gestão da formação; OA3. Descrever a articulação entre as etapas de levantamento, conceção, implementação e avaliação de ações de formação; OA4. Avaliar a eficiência e eficácia da formação; OA5. Enquadrar o processo formativo na aquisição, disseminação e mobilização de competências; OA6. Elaborar e apresentar um diagnóstico e propostas de melhoria ao processo de formação de uma empresa.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Formação e a Mudança de Paradigma em Gestão de Recursos Humanos 1.1. Evolução do Domínio Profissional 1.2. Modelos de Abordagem da Gestão de Recursos Humanos 1.3. Novo Paradigma para a Formação Profissional Contínua 2. Gestão Estratégica da Formação Informal 2.1. Aprendizagem Organizacional 2.2. Gestão das e pelas Competências 2.3. Avaliação da Eficácia e da Eficiência 3. Gestão Tática da Formação Formal 3.1. Levantamento de Necessidades 3.2. Gestão da Formação 3.3. Auditoria da Formação Formal

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


O conteúdo programático (CP) 1- Formação e a Mudança de Paradigma em GRH encontra-se associados aos objetivos de aprendizagem (OA) 1- Integrar a formação no contexto das restantes práticas de GRH e OA2. Explicar a importância da estratégia da empresa na gestão da formação, na medida em que se aborda a sua integração na GRH, a análise modelos nacionais e internacionais, e as suas implicações. O CP2- Gestão Estratégica da Formação Informal responde ao OA4- Avaliar a eficiência e eficácia da formação, OA5- Enquadrar o processo formativo na aquisição, disseminação e mobilização de competências. O CP3. Gestão Tática da Formação Formal é o bloco que aprofunda os conceitos-chave da UC, pelo que integra os OA3- Descrever a articulação entre as etapas de levantamento, conceção, implementação e avaliação de ações de formação e OA6- Elaborar e apresentar um diagnóstico e propostas de melhoria ao processo de formação de uma empresa. Em síntese: CP1 – OA1, OA2 CP2 - OA4 e OA5 CP3 – OA3, OA6

Avaliação / Assessment


A avaliação desta unidade curricular considera as duas modalidades previstas no Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências (RGACC): 1. Avaliação ao longo do semestre: - Trabalho de grupo, com a ponderação de 30%. Os estudantes deverão identificar uma organização para a realização de um trabalho de campo, que implica o contacto e análise de uma situação real de um sistema de gestão da formação e a apresentação de uma proposta de intervenção adequada. O trabalho de grupo deverá ser apresentado por escrito. - Trabalho individual, com a ponderação de 20%. Os estudantes deverão efetuar uma revisão de literatura sintética (4 a 5 páginas) sobre um dos blocos do conteúdo programático e recolha de aplicações práticas, cujo contributo individual será partilhado pelos restantes elementos do grupo de trabalho e integrado no trabalho de grupo, constituindo-se como uma estratégia de trabalho colaborativo. - Prova individual, representa os restantes 50% da nota final. Este teste pretende avaliar a compreensão dos conceitos fundamentais e a aplicação da gestão da formação e outras estratégias de desenvolvimento. O teste terá a duração de 1 hora e 15 minutos e cobrirá as diferentes componentes do programa. A avaliação ao longo do semestre exige uma assiduidade mínima de 2/3 da aulas e a nota mínima de 9,0/20 valores em cada componente para a avaliação. Prevê-se a realização de prova oral, como instrumento de avaliação complementar às provas, sempre se justifique a confirmação de uma classificação. 2. Avaliação por exame: - Exame final - representa 100% da nota final para os estudantes que optarem por esta modalidade ou que não atingiremos critérios mínimos na avaliação ao longo do semestre. O exame final terá a duração de 1 hora e 45 minutos e cobrirá todos os conteúdos programáticos da unidade curricular. Dependendo dos instrumentos de avaliação em consideração e do momento do semestre, o feedback pode ser formal ou informal, formativo ou sumativo, de acordo com o previsto no modelo pedagógico do Iscte.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As metodologias de ensino e de aprendizagem desta unidade curricular são diversificadas para garantir uma compreensão teórica sólida e uma aplicação efetiva dos conhecimentos adquiridos. Estas metodologias estão articuladas com o Modelo Pedagógico do Iscte, que promove uma abordagem de ensino centrada no estudante, incentivando o desenvolvimento de competências transversais e específicas através de uma aprendizagem ativa e participativa. Todas as aulas são teórico-práticas (TP), com o objetivo de apresentar os conceitos fundamentais e mostrar os problemas e soluções existentes, permitindo simultaneamente a sua discussão. A UC encontra-se organizada em duas aulas semanais, o que permite o recurso a metodologias diferentes ao longo do semestre e dentro da mesma semana (alternando exposição, discussão e participação). A estratégia pedagógica adotada envolve metodologias expositiva, participativa e ativa. A metodologia expositiva é usada em todos conteúdos programáticos nos momentos em que são apresentados os quadros teóricos de referência e os conceitos-chave. O modelo teórico-prático desta UC permite a discussão em grupo mesmo durante os momentos mais expositivos, o que facilita o desenvolvimento da análise crítica e permite uma aprendizagem partilhada mediante os contributos específicos de cada estudante. A metodologia participativa é colocada em prática através das apresentações dos trabalhos individuais, exercícios em aula, como por exemplo o treino de situações reais e análise de vídeos de entrevistas de desempenho. A metodologia ativa envolve a análise de casos, bem como a elaboração dos elementos de avaliação em grupo, enquanto estímulo à resolução de problemas concretos numa lógica de colaboração. O trabalho desta UC é um trabalho de campo, que implica o contacto e análise de uma situação real de um processo de formação e desenvolvimento e a apresentação de uma proposta de intervenção adequada, momento que permite aos estudantes a integração teoria-prática e o desenvolvimento de competências essenciais à sua inserção no mercado de trabalho. A UC implica ainda trabalho autónomo (metodologia de auto estudo), o qual inclui leitura da bibliografia recomendada, exercícios a realizar fora das horas de contacto, realização do trabalho de grupo e do trabalho individual, no sentido de promover a autonomia e capacidade de decisão dos estudantes. A orientação tutorial (OT) destina-se ao esclarecimento individual de dúvidas aos estudantes.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos estudantes que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem (OA), pelo que a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. A estratégia pedagógica adotada nesta UC envolve diferentes metodologias de ensino: expositiva, participativa e ativa. A metodologia expositiva (MEA 1)é usada em todos conteúdos programáticos nos momentos em que são apresentados os quadros teóricos de referência e os conceitos-chave, contribuindo para os quatro objetivos de aprendizagem da UC (OA 1, 2, 3, 4 e 5). A avaliação destes conteúdos é maioritariamente realizada através do teste individual escrito. A metodologia participativa (MEA 2) é colocada em prática através das apresentações dos trabalhos individuais, exercícios em aula, como por exemplo o treino de situações reais e análise de vídeos de entrevistas de desempenho. Para além dos exercícios em aula, um dos elementos de avaliação da UC é a participação dos estudantes nas discussões dos trabalhos individuais, o que estimula a sua capacidade crítica e de interação. A metodologia participativa articula-se, de forma mais evidente, com os OA 1, 2, 4 e 6. A metodologia ativa (MEA 3) envolve a análise de casos e a elaboração dos elementos de avaliação em grupo, enquanto estímulo à resolução de problemas concretos numa lógica de colaboração. Uma das metodologias de avaliação desta UC é um trabalho de campo realizado em grupo, requerendo o contacto e análise de uma situação real de trabalho e a apresentação de uma proposta de intervenção adequada, momento que permite aos estudantes a concretização dos OA 3, 4 e 6. A metodologia do auto estudo (MEA 4) é transversal a todos os OA, pois envolve leituras, pesquisas, resolução de exercícios, realização do trabalho individual e do trabalho de campo e preparação para o teste individual. MEA 1- OA1, OA2, OA3, OA4, OA5; MEA 2 - OA1, OA2, OA4, OA6; MEA 3- OA3, OA4, OA6; MEA 4- OA1, OA2, OA3, OA4, OA5, OA6.

Observações / Observations


Os estudantes abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais devem contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Aguinis, H. & Kraiger, K. (2009). Benefits of Training and Development for Individuals and Teams, Organizations, and Society. Annual Review of Psychology, 60, 451-474. - Fee, Kenneth (2011). 101 Learning and Development Tools: Essential Techniques for Creating, Delivering and Managing Effective Training. Philadelphia: Kogan Page - Nascimento, G., (2015), Formação: uma estratégia de Desenvolvimento Organizacional e Individual, in Ferreira, A., Martinez, L., Nunes, F. e H. Duarte (Eds.), GRH para Gestores, Lisboa: RH Editora - Noe, R.A. (2022) Employee Training and Development. 9th Edition, McGraw Hill, Boston

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Boyatzis, R. E. (1982). The Competent Manager: A Model for Effective Performance. New York: John Wiley & Sons, Inc. - Brinkerhoff, R. O. (1987). Achieving Results from Training, San Francisco: Jossey-Bass. - Duarte, A., Nascimento, G. e Almeida, F. (2019). Gestão de Pessoas 4.0 - Entre a continuidade e a reinvenção, in Machado, C. e Davim, J.P. (Eds) Organização e Políticas Empresariais. Lisboa: Conjuntura Actual Editora. - Fee, Kenneth (2011). 101 Learning and Development Tools: Essential Techniques for Creating, Delivering and Managing Effective Training. Philadelphia: Kogan Page. - Laird, D., Holton III, E. Naquin, S. (2003). Approaches to training and development (3rd edition). Basic Books. - Morrison, D. (2003). E-Learning Strategies: How to Get Implementation and Delivery Right First Time. England: Wiley. - Phillips, J. J., & Phillips, P. P. (2016). Handbook of training evaluation and measurement methods. Routledge. - Roscoe, J. (1995). Analysis of organizational training needs in Handbook of training and development. Oxford: Blackwell Business . - Sandberg, J. (2000). Understanding Human Competence at Work: An Interpretative Approach. Academy of Management Journal, Volume 43(1), 9-25. - Spencer, L. M. & Spencer, S. M. (1993). Competence at Work: Models for Superior Performance. New York: John Wiley & Sons, Inc. - Stone, F. M. (2007). Coaching, Counselling and Mentoring – How to Choose and Use the Right Technique to Boost Employee Performance. United States of America: American Management Ass. - Suravi, S. (2024). Training and development in the hybrid workplace. The Learning Organization, 31(1), 48-67. - Thorne, K., & Mackey, D. (2007). Everything you ever needed to know about training: a one-stop shop for everyone interested in training, learning and development (4th ed.). Philadelphia: Kogan Page. - Truelove, S. (1995). The handbook of Training and Development. Cambridge: Blackwell Publishers.

Data da última atualização / Last Update Date


2025-07-16