Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Recursos Humanos
Departamento / Department
Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem
Objetivos Gerais / Objectives
1. Integrar a formação no contexto das restantes praticas de gestão de recursos humanos; 2. Articular a criação de contextos organizacionais formativos com a administração de acções de formação; 3. Compreender a articulação entre as etapas de levantamento, concepção, implementação e avaliação de acções de formação formal; 4. Compreender a importância da estratégia da empresa na gestão da formação; 5. Avaliar a eficiência e eficácia da formação formal e informal; 6. Enquadrar o processo formativo na aquisição, disseminação e mobilização de competências; 7. Elaborar e apresentar um diagnóstico e propostas de melhoria ao processo de formação de uma empresa.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
1. Integrar a formação no contexto das restantes práticas de gestão de recursos humanos; 2. Explicar a importância da estratégia da empresa na gestão da formação; 3. Descrever a articulação entre as etapas de levantamento, concepção, implementação e avaliação de acções de formação; 4. Avaliar a eficiência e eficácia da formação; 5. Enquadrar o processo formativo na aquisição, disseminação e mobilização de competências; 6. Elaborar e apresentar um diagnóstico e propostas de melhoria ao processo de formação de uma empresa.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
I. Formação e a Mudança de Paradigma em Gestão de Recursos Humanos (GRH) 1.1. Evolução do Domínio Profissional 1.2. Modelo de Abordagem da Gestão de Recursos Humanos 1.3. Novo Paradigma para a Formação Profissional Contínua II. Gestão Estratégica da Formação Informal 2.1. Aprendizagem Organizacional 2.2. Gestão das e pelas Competências 2.3. Avaliação da Eficácia e da Eficiência III. Gestão Táctica da Formação Formal 3.1. Levantamento de Necessidades 3.2. Gestão da Formação 3.3. Auditoria da Formação Formal
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A aprendizagem começa com a compreensão da problemática da Formação na visão actual da Gestão de Recursos Humanos e da gestão estratégica da formação informal. Uma vez adquiridas as matrizes de referência e compreendida a complexidade dos sistemas formativos, o aluno deverá ser capaz de conceber o processo de gestão da formação e aplicar métodos e técnicas de formação. Para finalizar propõe-se ao aluno que integre um conjunto de princípios e procedimentos que governem estes sistemas de formação. A seguir, é apresentada a ligação explícita dos objectivos de aprendizagem (OA) com os conteúdos programáticos. OA1 e OA2 - Formação e a Mudança de Paradigma em Gestão de Recursos Humanos - OA4 e OA5 - II. Gestão Estratégica da Formação Informal - OA3 e OA6 - Gestão da Formação Formal
Avaliação / Assessment
Avaliação periódica: Trabalho individual (20%); Trabalho de grupo (30%); Frequência (50%). Os alunos que não entregarem um trabalho, ou que tenham menos de 9 valores em qualquer momento de avaliação ou mais de 20% de absentismo serão excluídos da avaliação periódica e fazem exame final que corresponde a 100% da avaliação. A avaliação final: O exame pode ser feito em dois momentos (1ª e 2ª fase) e respeita o Regulamento Específico de Avaliação de Conhecimentos da Escola de Gestão do ISCTE.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Exposição, exercícios em sala de aula, discussões em sala de aula, leituras, discussões de casos em pequenos grupos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Metodologias de ensino-aprendizagem expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência - OA1, OA2, OA3, OA4 e OA5; Metodologias de ensino-aprendizagem participativas, com análise e resolução de exercícios práticos -- OA2, OA4, OA6; Metodologias de ensino-aprendizagem participativas, com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura - OA1, OA2; Metodologias de ensino-aprendizagem ativas, com realização de trabalhos individuais e de grupo - OA4, OA6; Autoestudo, inserido no trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas - Transversal a todos os AO.
Observações / Observations
Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais devem contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC. Devido à atual situação provocada pela COVID-19, o processo de avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Aguinis, H. & Kraiger, K. (2009). Benefits of Training and Development for Individuals and Teams, Organizations, and Society. Annual Review of Psychology, 60, 451-474. - Fee, Kenneth (2011). 101 Learning and Development Tools: Essential Techniques for Creating, Delivering and Managing Effective Training. Philadelphia: Kogan Page - Nascimento, G., (2015), Formação: uma estratégia de Desenvolvimento Organizacional e Individual, in Ferreira, A., Martinez, L., Nunes, F. e H. Duarte (Eds.), GRH para Gestores, Lisboa: RH Editora - Noe, R.A. (2022) Employee Training and Development. 9th Edition, McGraw Hill, Boston
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
- Laird, D., Holton III, E. Naquin, S. (2003). Approaches to training and development (3rd edition). Basic Books.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16