Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L0541
Acrónimo :
L0541
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
54.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
55.0h/sem
Trabalho Autónomo :
95.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Recursos Humanos

Departamento / Department


Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem

Objetivos Gerais / Objectives


1. Integrar a formação no contexto das restantes praticas de gestão de recursos humanos; 2. Articular a criação de contextos organizacionais formativos com a administração de acções de formação; 3. Compreender a articulação entre as etapas de levantamento, concepção, implementação e avaliação de acções de formação formal; 4. Compreender a importância da estratégia da empresa na gestão da formação; 5. Avaliar a eficiência e eficácia da formação formal e informal; 6. Enquadrar o processo formativo na aquisição, disseminação e mobilização de competências; 7. Elaborar e apresentar um diagnóstico e propostas de melhoria ao processo de formação de uma empresa.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1. Integrar a formação no contexto das restantes práticas de gestão de recursos humanos; 2. Explicar a importância da estratégia da empresa na gestão da formação; 3. Descrever a articulação entre as etapas de levantamento, concepção, implementação e avaliação de acções de formação; 4. Avaliar a eficiência e eficácia da formação; 5. Enquadrar o processo formativo na aquisição, disseminação e mobilização de competências; 6. Elaborar e apresentar um diagnóstico e propostas de melhoria ao processo de formação de uma empresa.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


I. Formação e a Mudança de Paradigma em Gestão de Recursos Humanos (GRH) 1.1. Evolução do Domínio Profissional 1.2. Modelo de Abordagem da Gestão de Recursos Humanos 1.3. Novo Paradigma para a Formação Profissional Contínua II. Gestão Estratégica da Formação Informal 2.1. Aprendizagem Organizacional 2.2. Gestão das e pelas Competências 2.3. Avaliação da Eficácia e da Eficiência III. Gestão Táctica da Formação Formal 3.1. Levantamento de Necessidades 3.2. Gestão da Formação 3.3. Auditoria da Formação Formal

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A aprendizagem começa com a compreensão da problemática da Formação na visão actual da Gestão de Recursos Humanos e da gestão estratégica da formação informal. Uma vez adquiridas as matrizes de referência e compreendida a complexidade dos sistemas formativos, o aluno deverá ser capaz de conceber o processo de gestão da formação e aplicar métodos e técnicas de formação. Para finalizar propõe-se ao aluno que integre um conjunto de princípios e procedimentos que governem estes sistemas de formação. A seguir, é apresentada a ligação explícita dos objectivos de aprendizagem (OA) com os conteúdos programáticos. OA1 e OA2 - Formação e a Mudança de Paradigma em Gestão de Recursos Humanos - OA4 e OA5 - II. Gestão Estratégica da Formação Informal - OA3 e OA6 - Gestão da Formação Formal

Avaliação / Assessment


Avaliação periódica: Trabalho individual (20%); Trabalho de grupo (30%); Frequência (50%). Os alunos que não entregarem um trabalho, ou que tenham menos de 9 valores em qualquer momento de avaliação ou mais de 20% de absentismo serão excluídos da avaliação periódica e fazem exame final que corresponde a 100% da avaliação. A avaliação final: O exame pode ser feito em dois momentos (1ª e 2ª fase) e respeita o Regulamento Específico de Avaliação de Conhecimentos da Escola de Gestão do ISCTE.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Exposição, exercícios em sala de aula, discussões em sala de aula, leituras, discussões de casos em pequenos grupos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Metodologias de ensino-aprendizagem expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência - OA1, OA2, OA3, OA4 e OA5; Metodologias de ensino-aprendizagem participativas, com análise e resolução de exercícios práticos -- OA2, OA4, OA6; Metodologias de ensino-aprendizagem participativas, com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura - OA1, OA2; Metodologias de ensino-aprendizagem ativas, com realização de trabalhos individuais e de grupo - OA4, OA6; Autoestudo, inserido no trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas - Transversal a todos os AO.

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais devem contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC. Devido à atual situação provocada pela COVID-19, o processo de avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Aguinis, H. & Kraiger, K. (2009). Benefits of Training and Development for Individuals and Teams, Organizations, and Society. Annual Review of Psychology, 60, 451-474. - Fee, Kenneth (2011). 101 Learning and Development Tools: Essential Techniques for Creating, Delivering and Managing Effective Training. Philadelphia: Kogan Page - Nascimento, G., (2015), Formação: uma estratégia de Desenvolvimento Organizacional e Individual, in Ferreira, A., Martinez, L., Nunes, F. e H. Duarte (Eds.), GRH para Gestores, Lisboa: RH Editora - Noe, R.A. (2022) Employee Training and Development. 9th Edition, McGraw Hill, Boston

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Laird, D., Holton III, E. Naquin, S. (2003). Approaches to training and development (3rd edition). Basic Books.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16