Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Recursos Humanos
Departamento / Department
Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem
Objetivos Gerais / Objectives
O curso de Gestão Internacional de Recursos Humanos (GIRH) está desenhado para introduzir os alunos na gestão de recursos humanos num cenário internacional. O curso explora a natureza da GIRH e distingue práticas internacionais de RH das práticas nacionais de RH. O objetivo do curso é proporcionar aos alunos uma visão sistemática dos problemas básicos inerentes GIRH.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O curso tem como objetivos: 1. proporcionar aos alunos uma compreensão detalhada do contexto multinacional e suas implicações organizacionais; 2. permitir que os alunos desenvolvam uma compreensão aprofundada do papel da gestão de recursos humanos num contexto internacional; 3.desenvolver as competências dos alunos na implementação de políticas e práticas de RH internacionais; 4. ajudar os estudantes a melhor prepararem e gerirem o seu potencial de prossecução de uma carreira internacional; 5. permitir aos alunos a oportunidade de entender melhor os aspetos éticos enfrentados pela GIRH.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1.A Empresa Multinacional - contexto, estratégia e estrutura a.O contexto internacional b.Estratégia em empresas multinacionais c.Estrutura multinacional 2. O contexto da Gestão Internacional de Recursos Humanos a. Gestão de Recursos Humanos Comparada b. O fator cultural em GIRH c. Os desafios da GIRH d. Gerir a diversidade e. Gestão Estratégica de Recursos Humanos em empresas multinacionais 3. Gestão de pessoal num contexto multinacional a. Recrutamento global b. Formação e desenvolvimento de pessoal internacional c. Compensando a equipe global d. Gestão global de desempenho e. Liderança global e mentalidade global 4. Gestão de carreiras globais a. ajuste de expatriados b. Repatriamento 5. Ética nos negócios globais a. Enquadramentos éticos b. Dilema ético global - diferente ou errado
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A "demonstração da coerência" deriva da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA): OA1: A empresa multinacional - contexto, estratégia e estrutura OA2: O contexto da Gestão Internacional de Recursos Humanos OA3: Gestão de pessoal num contexto multinacional OA4: Gestão de carreiras globais OA5: Ética nos negócios globais
Avaliação / Assessment
Um trabalho de grupo sob a forma de relatório escrito (40%), apresentação do trabalho de grupo (10%) e um teste individual (50%). Alunos com menos de 9.5 valores em cada uma das componentes da avaliação, ou mais de 33% de absentismo serão excluídos da avaliação periódica. Os estudantes excluídos da avaliação periódica poderão efetuar o exame final (100%).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Para contribuir para a aquisição das competências destinam, irá ser utilizadas as seguintes metodologias de aprendizagem: 1.Expositivas: apresentação dos quadros teóricos de referência 2.Participativas: análise e resolução de exercícios, casos de estudo, e discussão de textos de leitura 3. Ativas: realização de trabalhos de grupo 4. Auto-estudo: trabalho autônomo do aluno, como prevista no planeamento das aulas
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem do aluno, que permitam cumprir cada um dos objetivos de aprendizagem, portanto, na grelha abaixo, apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. 1. Expositivas, para a apresentação dos quadros de referência teóricos (OA1 a OA5) 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios (OA2 e OA3) 3. Participativas, com análise e discussão de casos de estudos (OA4 e OA5) 4. Participativas, com discussão de textos de leitura (OA3, OA4 e OA5) 5. Ativas, com a realização de trabalhos de grupo (OA2 a OA5) 6. Auto-estudo (OA1 para OA5)
Observações / Observations
Taking into account Dispatch 31/2020, the following changes were made to the evaluation process, which were previously communicated to course coordinator and students: The test provided for in the periodic evaluation and the 1st Season exam are carried out Online. The change is only in the application form. There is no change in the weight of evalatuion components.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- International human resource management, Harzing, A. & Pinnington, A. (2015), (4th Edition) Sage - International human resource management,Dowling, P. J., Festing, M. & Engle, A. D. (2013), (6th Edition) Cengage Learning - Handbook of research in international human resource management (Editors) Stahl, Gunter K., Bjorkman, I. & Morris, S. (2012) (2nd Edition). Eduard EOAar.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
- Readings and cases in international human resource management and organizational behavior (Editors) Stahl, G., Mendenhall, M. & Oddou, G. (2012), (5th Edition). Routledge. - Handbook of research in international human resource management (Editors) Stahl, Gunter K., Bjorkman, I. & Morris, S. (2012), (2nd Edition). Eduard Elgar. - International human resource management: an integrated approach (Editors) Harzing, A. & Ruysseveldt, J. (1995), Sage Publications - Managing across borders, the international solution Bartlett, C. & Ghoshal, S. (1998), Harvard Business School Press - Cultures Consequences, comparing values, behaviors and organizations across nations, Hofstede, G. (2001), (2nd Edition) Sage Publications
Data da última atualização / Last Update Date
2024-05-10