Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L0543
Acrónimo :
L0543
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Recursos Humanos

Departamento / Department


Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem

Objetivos Gerais / Objectives


A unidade curricular de Gestão Internacional de Recursos Humanos (GIRH) está desenhada para introduzir os alunos na gestão de recursos humanos num cenário internacional. A unidade curricular explora a natureza da GIRH e distingue práticas internacionais de RH das práticas nacionais de RH. O objetivo da unidade curricular é proporcionar aos alunos uma visão sistemática dos problemas básicos inerentes GIRH.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da unidade curricular, cada estudante deverá ter adquirido as competências necessárias para: 1. compreender o contexto multinacional e suas implicações organizacionais; 2. desenvolver uma compreensão aprofundada do papel da gestão de recursos humanos num contexto internacional; 3. implementar políticas e práticas de RH internacionais; 4. gerir o seu potencial de prossecução de uma carreira internacional; 5. compreender os aspetos éticos enfrentados pela GIRH.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1.A Empresa Multinacional - contexto, estratégia e estrutura a.O contexto internacional b.Estratégia em empresas multinacionais c.Estrutura multinacional 2. O contexto da Gestão Internacional de Recursos Humanos a. Gestão de Recursos Humanos Comparada b. O fator cultural em GIRH c. Os desafios da GIRH d. Gerir a diversidade e. Gestão Estratégica de Recursos Humanos em empresas multinacionais 3. Gestão de pessoal num contexto multinacional a. Recrutamento global b. Formação e desenvolvimento de pessoal internacional c. Compensando a equipe global d. Gestão global de desempenho e. Liderança global e mentalidade global 4. Gestão de carreiras globais a. ajuste de expatriados b. Repatriamento 5. Ética nos negócios globais a. Enquadramentos éticos b. Dilema ético global - diferente ou errado

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O CP1 (A Empresa Multinacional - contexto, estratégia e estrutura) associa-se ao OA1 (Compreender o contexto multinacional e suas implicações organizacionais), pois aborda as características do contexto internacional e a estratégia das multinacionais. O CP2 (O contexto da GIRH) enquadra-se no OA2 (Desenvolver uma compreensão aprofundada do papel da GRH num contexto internacional) ao aprofundar o impacto da cultura na GRH e os desafios associados à gestão da diversidade. O CP3 (Gestão de pessoal num contexto multinacional) responde ao OA3 (Implementar políticas e práticas de RH internacionais) pois aborda as práticas de RH em multinacionais. O CP4 (Gestão de carreiras globais) incide no ajustamento dos expatriados e na gestão da repatriação, refletindo o OA4 (Gerir o seu potencial de prossecução de uma carreira internacional). O CP5 (Ética nos negócios globais) inclui os dilemas éticos em contextos globais, pelo que responde ao OA5 (Compreender os aspetos éticos enfrentados pela GIRH).

Avaliação / Assessment


Avaliação ao longo do semestre inclui: Um trabalho de grupo sob a forma de relatório escrito (40%), apresentação do trabalho de grupo (10%) e um teste individual (50%). Alunos com menos de 9.5 valores em cada uma das componentes da avaliação, ou mais de 33% de absentismo serão excluídos da avaliação ao longo do semestre. Em alternativa, os estudantes poderão optar por avaliação por exame, em que o exame vale 100% da nota final, sendo necessário obter uma nota mínima de 9.5 valores para garantir a aprovação no curso.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Para contribuir para a aquisição das competências irão ser utilizadas as seguintes metodologias de aprendizagem: 1.Expositivas: apresentação dos quadros teóricos de referência 2.Participativas: análise e resolução de exercícios, casos de estudo, e discussão de textos 3. Ativas: realização de trabalhos de grupo 4. Auto-estudo: trabalho autónomo do aluno

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem do aluno, que permitam cumprir cada um dos objetivos de aprendizagem, portanto. Assim, os objetivos de aprendizagem 1 a 5 (OA1 a OA5) serão parcialmente atingidos mediante metodologias de ensino-aprendizagem expositivas, visando a apresentação dos quadros de referência teóricos subjacentes a cada um dos tópicos abordados. Adicionalmente e, para consecução total dos OA2 e OA3 recorrer-se-á a metodologias de ensino-aprendizagem participativas, com a análise e resolução de exercícios práticos, para aplicação e consolidação dos conhecimentos teóricos adquiridos e com a discussão de estudos de caso (OA4 e OA5). Para cumprimento dos OA2 a OA5 também serão utilizadas metodologias de ensino-aprendizagem ativas, através da realização de trabalhos de grupo. Finalmente, o autoestudo permitirá a consolidação dos OA1 a OA5.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Brewster, C., Houldsworth, E., Sparrow, P., & Vernon, G. (2016). International human resource management. Kogan Page Publishers. Fan, D., Zhu, C. J., Huang, X., & Kumar, V. (2021). Mapping the terrain of international human resource management research over the past fifty years: A bibliographic analysis. Journal of World Business, 56(2), 101185. Farndale, E., Bonache, J., McDonnell, A., & Kwon, B. (2023). Positioning context front and center in international human resource management research. Human Resource Management Journal, 33(1), 1-16. Finken, L., & Pilz, M. (2024). Intercultural sensitivity of expatriate human resource managers towards training practices in their host countries. Human Resource Development International, 27(1), 8-35. Reiche, B. S., Harzing, A. W., & Tenzer, H. (2022). International Human Resource Management. Sage

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Hofstede, G. (2001). Culture's consequences: Comparing values, behaviors, institutions and organizations across nations. Sage Publications. Reiche, S. B., Stahl, G. K., Mendenhall, M. E., & Oddou, G. R. (2012). Readings and cases in International Human resource Management and Organizational Behavior. Routledge. Stahl, G. K., Björkman, I., & Morris, S. (Eds.). (2012). Handbook of Research in International Human Resource Management. Edward Elgar Publishing.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-23