Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L0558
Acrónimo :
L0558
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2019/2020

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem

Objetivos Gerais / Objectives


Analisar a gestão e o comportamento organizacional em diferentes países e sistemas, identificando diferenças e semelhanças, as suas causas e o seu impacto na gestão internacional. Adquirir conhecimento sobre os principais modelos da área. Aumentar a percepção dos participantes para a existência de diferenças culturais, ajudando-os a ultrapassar as dificuldades que surgem na negociação e nos negócios internacionais e na interação com pessoas de nacionalidades diferentes.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Os participantes devem: 1. Ter um bom conhecimento dos principais modelos da Gestão Intercultural e ser capazes de os relacionar com a gestão internacional. 2. Distinguir a importância da cultura nacional nas diferentes áreas da gestão. 3. Aumentar as suas capacidades interculturais. 4. Poder comunicar e negociar de modo eficaz com parceiros de diferentes países e culturas.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. A Gestão e o comportamento organizacional em diferentes contextos: semelhanças e diferenças entre países. Desenvolvimento económico e cultura. A área de estudo da Gestão Intercultural e principais tipos de investigação. 2. Cultura como um factor explicativo. As dimensões de Hofstede: distância hierárquica, controle de incerteza, individualismo, masculinidade. Outras Dimensões. Outros modelos. 3. Comunicação intercultural. Negociação através do globo-. O modelo de Gesteland.. 4. Perfis de países. Comunicar e negociar em diferentes países.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta demonstração de coerência? decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - CP2 e CP3 OA2 - CP1 OA3 - CP4 OA4 - CP3 e CP4

Avaliação / Assessment


A avaliação pode ser contínua ou final. A avaliação contínua constará dos seguintes instrumentos com o peso indicado: Trabalhos individuais e de grupo 40%, Teste intercalar (10%) e teste final (50%). A assiduidade deve ser no mínimo de 80%. Os alunos podem optar por exame no final do semestre, havendo para o efeito duas épocas.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A UC está estruturada em 2 tipos de aulas: - teóricas - apresentação dos conceitos, das perspectivas teóricas e dos conteúdos de desenvolvimento de forma expositiva; - teórico-práticas onde serão feitas apresentações de grupo, seguidas de discussão alargada. Metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas 2. Participativas 3. Activas 4. Auto-estudo

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, se apresentam as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. . Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objectivo de aprendizagem (OA) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência OA1, OA2 e OA3 2. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura Transversal a todos os OA 3. Activas, com apresentação de trabalhos de grupo OA4 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas Transversal a todos os OA

Observações / Observations


Horário de atendimento a alunos é facultado online. Os alunos abrangidos pelo ?Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais? deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Robalo, A. - Comparative management ? Sílabo, 2004 (Bilingual edition) Gesteland, Richard - Cross-Cultural Business Behavior ? Copenhagen Business School Press, 2005 (4th Ed) Hofstede, Geert - Cultures and Organizations: Software of the Mind ? McGraw-Hill, 2010 (3rd Ed)

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Casos e artigos a serem indicados Trompenaars, Fons - Riding the Waves of Culture - N. Brealey, 1997 Lewis, Richard - When Cultures Collide ? Nicholas Brealey Pub., 1999 Huntington, Samuel - The Clash of Civilizations ? Remaking of World Order, 1996 Fukuda, Kazuo - Japanese Management in East Asia and Beyond ? The Chinese Univ.Press (HK), 1997 Adler, Nancy - International Dimensions of Organizational Behavior South-Western College Pub. 2202 (4th Ed.)

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16