Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L0558
Acrónimo :
L0558
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2019/2020

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem

Objetivos Gerais / Objectives


Analisar a gestão e o comportamento organizacional em diferentes países e sistemas, identificando diferenças e semelhanças, as suas causas e o seu impacto na gestão internacional. Adquirir conhecimento sobre os principais modelos da área. Aumentar a percepção dos participantes para a existência de diferenças culturais, ajudando-os a ultrapassar as dificuldades que surgem na negociação e nos negócios internacionais e na interação com pessoas de nacionalidades diferentes.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Os participantes devem: 1. Ter um bom conhecimento dos principais modelos da Gestão Intercultural e ser capazes de os relacionar com a gestão internacional. 2. Distinguir a importância da cultura nacional nas diferentes áreas da gestão. 3. Aumentar as suas capacidades interculturais. 4. Poder comunicar e negociar de modo eficaz com parceiros de diferentes países e culturas.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. A Gestão e o comportamento organizacional em diferentes contextos: semelhanças e diferenças entre países. Desenvolvimento económico e cultura. A área de estudo da Gestão Intercultural e principais tipos de investigação. 2. Cultura como um factor explicativo. As dimensões de Hofstede: distância hierárquica, controle de incerteza, individualismo, masculinidade. Outras Dimensões. Outros modelos. 3. Comunicação intercultural. Negociação através do globo-. O modelo de Gesteland.. 4. Perfis de países. Comunicar e negociar em diferentes países.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta demonstração de coerência? decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - CP2 e CP3 OA2 - CP1 OA3 - CP4 OA4 - CP3 e CP4

Avaliação / Assessment


A avaliação pode ser contínua ou final. A avaliação contínua constará dos seguintes instrumentos com o peso indicado: Trabalhos individuais e de grupo 40%, Teste intercalar (10%) e teste final (50%). A assiduidade deve ser no mínimo de 80%. Os alunos podem optar por exame no final do semestre, havendo para o efeito duas épocas.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A UC está estruturada em 2 tipos de aulas: - teóricas - apresentação dos conceitos, das perspectivas teóricas e dos conteúdos de desenvolvimento de forma expositiva; - teórico-práticas onde serão feitas apresentações de grupo, seguidas de discussão alargada. Metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas 2. Participativas 3. Activas 4. Auto-estudo

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, se apresentam as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. . Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objectivo de aprendizagem (OA) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência OA1, OA2 e OA3 2. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura Transversal a todos os OA 3. Activas, com apresentação de trabalhos de grupo OA4 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas Transversal a todos os OA

Observações / Observations


Horário de atendimento a alunos é facultado online. Os alunos abrangidos pelo ?Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais? deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Robalo, A. - Comparative management ? Sílabo, 2004 (Bilingual edition) Gesteland, Richard - Cross-Cultural Business Behavior ? Copenhagen Business School Press, 2005 (4th Ed) Hofstede, Geert - Cultures and Organizations: Software of the Mind ? McGraw-Hill, 2010 (3rd Ed)

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Casos e artigos a serem indicados Trompenaars, Fons - Riding the Waves of Culture - N. Brealey, 1997 Lewis, Richard - When Cultures Collide ? Nicholas Brealey Pub., 1999 Huntington, Samuel - The Clash of Civilizations ? Remaking of World Order, 1996 Fukuda, Kazuo - Japanese Management in East Asia and Beyond ? The Chinese Univ.Press (HK), 1997 Adler, Nancy - International Dimensions of Organizational Behavior South-Western College Pub. 2202 (4th Ed.)

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16