Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L0607
Acrónimo :
L0607
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Contabilidade

Departamento / Department


Departamento de Contabilidade

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem.

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os alunos, no final desta Unidade Curricular, conheçam os instrumentos de controlo de gestão e o seu papel nas organizações e saibam propor a sua aplicação numa perspectiva de avaliação da performance das organizações.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1.Conceber e apresentar, por escrito e oralmente, um trabalho de diagnóstico de um modelo de controlo de gestão; 2.Saber seleccionar os instrumentos de controlo de gestão mais adequados às necessidades dos gestores; 3.Saber interpretar a informação financeira e não financeira existente nas organizações e organizá-la numa perspectiva de gestão; 4.Propor a aplicação dos instrumentos de controlo de gestão numa perspectiva de avaliação da performance das organizações.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


I - Ideias-chave dos sistemas de controlo de gestão 1. Enquadramento 2. Perspetivas de performance 3. Princípios do controlo de gestão 4. Ótica de marketing do controlo de gestão 5 Fases de evolução dos sistemas de controlo de gestão II- Informação financeira para o controlo de gestão 1. Os objetivos da informação financeira para a gestão 2. Os sistemas de segmentação de custos e margens 3. O EVA e a gestão de valor pelo resultado residual 4. Custos e tomada de decisão: custeio basei III Instrumentos de Orientação do Comportamento 1.Estrutura organizacional em centros de responsabilidade 2.Critérios de avaliação dos desempenhos dos centros de responsabilidade 3.Sistemas de preços de transferência interna IV Planeamento e Acompanhamento das Actividades 1.Processo previsional na definição dos objectivos 2.Controlo orçamental na monitorização do cumprimento dos objectivos de natureza financeira 3.Sistemas de acompanhamento e gestão da performance: Tableau de Bord e Balanced Scorecard

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 pontos I a IV do programa OA2 pontos II a IV do programa OA3 pontos II e IV do programa OA4 pontos III e IV do programa

Avaliação / Assessment


1) Avaliação periódica: Instrumentos: trabalhos ou casos, individuais/grupo (40%) e teste escrito individual (60%). Aprovação: a) mín. 7,5 valores em cada uma das provas ou conjunto de provas individuais; b) classificação final mín. 10 valores; e, c) assiduidade mínima de 2/3 das aulas. 2) Avaliação por exame (1ª época): teste escrito (100%), com classificação mínima 10 valores. 3) Avaliação por exame (2ª época): teste escrito (100%) com classificação mínima 10 valores. Escala: 0-20 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2.Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos 3.Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, e de textos de apoio e leitura 4.Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo 5.Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. MEA1 Transversal a todos os OA MEA2 OA2, OA3, OA4 MEA3 OA1 MEA4 OA2, OA3, OA4 MEA5 Transversal a todos os OA

Observações / Observations


Horario de atendimento: segundas feiras das 8.30 - 9.30

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Jordan, H., J.C.Neves, e J.A.Rodrigues, O Controlo de Gestão - ao Serviço da Estratégia e dos Gestores., 2021, Áreas Editora, Kenneth A. Merchant & Wim A. Van der Stede, Management Control Systems. Performance Measurement, Evaluation and Incentives, 2018, Prentice Hall,

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Anthony, R.N., Management Control Systems, 2007, Homewood, III.: McGraw-Hill, Rodrigues, J.A., e Ana Simões, Analisar a Performance Financeira. Uma perpectiva multidimensional, 2012, Áreas Editora, Rodrigues, J.A., e Ana Simões, Apurar Resultados com base nos Processos. O custeio baseado nas atividades, 2009, Áreas Editora, Rodrigues, J.A., e Ana Simões, Descentralizar e responsabilizar por Resultados. A organização em centros de responsabilidade, 2009, Áreas Editora,

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16