Métodos de Ensino e Avaliações

Transmissão dos conceitos teóricos básicos, através da realização de casos práticos e exemplos da vida real | As aulas terão um carácter teórico-prático, tendo o capítulo 1 um carácter predominantemente teórico, enquanto os capítulos seguintes serão abordados essencialmente a partir de pequenos casos práticos apresentados nas aulas. A avaliação processar-se-á através da conjugação de uma frequência escrita, sem consulta, com a ponderação de 60%, de dois pequenos trabalhos a realizar ao longo do semestre, com a ponderação de 10% e de um trabalho final, com a ponderação de 30%. A classificação final será ainda influenciada, positiva ou negativamente, até ao máximo de um valor, pelo nível de participação nas aulas, quer no que respeita à assiduidade quer à frequência e qualidade das intervenções efectuadas. A classificação da frequência não poderá ser inferior a 7,5 valores, sob pena da obrigatoriedade da realização de exame final. A avaliação dos dois trabalhos pequenos resultará da apreciação de cada um deles, tendo em consideração a forma de abordagem da resolução das questões colocadas, a objectividade das respostas e a apresentação do trabalho. A classificação de cada um deles, bem como as respectivas resoluções, serão disponibilizados no decurso do semestre. A avaliação do trabalho final resultará da análise qualitativa do mesmo e, caso necessário, da sua discussão oral, efectuada em grupo mas com a avaliação individualizada. Os trabalhos deverão ser efectuados em grupo, com uma composição desejavelmente não inferior a três nem superior a quatro elementos. Os alunos que, na avaliação conforme anteriormente referido, obtenham classificação igual ou superior a 10 valores são aprovados na disciplina. Os alunos que obtenham no processo acima referido uma classificação inferior a 10 valores ou quando manifestem expressamente opção por não serem avaliados em processo de avaliação contínua, terão de efectuar uma prova de exame final escrito. Em caso de exame final, terão aproveitamento na disciplina os alunos que, quer numa situação quer noutra, obtenham classificação igual ou superior a 9,5 valores. Na avaliação através de exame não haverá, em qualquer situação, realização de prova oral.