Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L0616
Acrónimo :
L0616
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Contabilidade

Departamento / Department


Departamento de Contabilidade

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem

Objetivos Gerais / Objectives


1. Tomar conhecimento sobre o que significa e qual o objetivo final de uma Auditoria; 2. Tomar conhecimento sobre a Profissão de Auditoria; 3. Tomar conhecimento sobre o Processo de Auditoria Integrado (PAI); 4. Compreender a aplicação do PAI aos diferentes ciclos de negócio de uma empresa; 5. Compreender o processo de conclusão de uma Auditoria.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Conhecer o significado de Auditoria, qual a sua relevância no contexto empresarial e os fundamentais do exercício de auditoria financeira.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1.1.Conceito de auditoria e tipos de auditoria 1.2.Relatório de Auditoria e Certificação Legal das Contas 1.3.Princípios de atuação e domínios de conhecimento no exercício da Função 1.4.Ameaças e oportunidades que se colocam à Função 2.0.O Ecossistema da função de Auditoria e os principais Organismos 2.1.Responsabilidades do Auditor e o Revisor Oficial de Contas 2.2.A Ética Profissional 3.0.Metodologia de auditoria: Avaliação do Risco, Plano de Auditoria e Programas de trabalho 3.1.A Prova de auditoria e os Papéis de trabalho 3.2.O Sistema de Controlo Interno e tipos de testes 3.3.Procedimentos analíticos e testes de detalhe 3.4.Técnicas de amostragem 4.0.Desenvolver o PAI: Plano de Auditoria e os Programas de trabalhos, aplicando-o aos ciclos de negócio (ex. Vendas, Inventários, Investimentos) 5.0.Procedimentos a executar na conclusão do trabalho de Auditoria 5.1.Avaliar os resultados da Auditoria 5.2.Emitir os relatórios 5.3.Comunicação com os órgãos sociais

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA): OA1 - Objectivos da auditoria; Conhecimento da Profissão; Metodologia de trabalho de auditoria; Papéis de trabalho; Sistemas contabilísticos e de controlo interno; Tipos de testes. (capítulos 1 a 3) OA2 - Objectivos e procedimentos a desenvolver nas diversas áreas; Conclusão do trabalho. (capítulos 4 e 5)

Avaliação / Assessment


Duas opções de avaliação: (i) Periódica, com assiduidade mínima de 2/3 das aulas leccionadas. Os elementos de avaliação periódica inclui uma frequência (peso de 60%) e um trabalho grupo (peso de 40%), não podendo ter em qualquer elemento dessa avaliação uma nota inferior a 7,5 valores; ou (ii) Exame escrito. Terão aproveitamento na disciplina os alunos que, quer numa situação quer noutra, obtenham classificação igual ou superior a 10 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Transmissão dos conceitos teóricos básicos, através da realização de casos práticos e exemplos da vida real.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam a transmissão de conhecimento aos alunos e bem assim o cumprimento de cada um dos objectivos de aprendizagem. Apresentam-se de seguida as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem (MEA)e os respectivos objectivos (OA). 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência- OA1 2.Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos - OA2 3.Activas, com realização de trabalhos de grupo, eventualmente, com a respetiva apresentação - OA1 e OA2 4.Auto-estudo - OA1 e OA2

Observações / Observations


Devido à atual situação provocada pela COVID-19, o processo de avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- LOPES, I. T. (2019). Auditoria Financeira: Do Controlo Interno ao Controlo Externo Independente, Coimbra: Edições Almedina. - IFAC - INTERNATIONAL FEDERATION OF ACCOUNTANTS (2018). Manual das Normas Internacionais de Controlo da Qualidade, Auditoria, Revisão, Outros Trabalhos de Garantia de Fiabilidade e Serviços Relacionados, Parte I, Tradução da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas, Lisboa: OROC. - EILIFSEN, A.; MESSIER, W. F.; GLOVER, S. M.; PRAWITT, D. F. (2017). Auditing and Assurance Services, 3rd International Edition, Berkshire: McGraw-Hill Education.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- COSSERAT, G. W; RODDA, N. (2009). Modern Auditing, 3rd Edition, West Sussex: John Wiley and Sons. - COSTA, C. B. (2019). Auditoria Financeira: Teoria & Prática, 12ª Edição, Lisboa: Rei dos Livros. - ALMEIDA, B. J. (2019). Manual de Auditoria Financeira: Uma análise integrada baseada no risco, 3ª Edição, Lisboa: Escolar Editora.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16