Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L0616
Acrónimo :
L0616
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Contabilidade

Departamento / Department


Departamento de Contabilidade

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem

Objetivos Gerais / Objectives


Conhecer o significado de Auditoria, qual a sua relevância no contexto empresarial e os fundamentais do exercício de auditoria financeira.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1. Tomar conhecimento sobre o que significa e qual o objetivo final de uma Auditoria; 2. Tomar conhecimento sobre a Profissão de Auditoria; 3. Tomar conhecimento sobre o Processo de Auditoria Integrado (PAI); 4. Compreender a aplicação do PAI aos diferentes ciclos de negócio de uma empresa; 5. Compreender o processo de conclusão de uma Auditoria.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1.1.Conceito de auditoria e tipos de auditoria 1.2.Relatório de Auditoria e Certificação Legal das Contas 1.3.Princípios de atuação e domínios de conhecimento no exercício da Função 1.4.Ameaças e oportunidades que se colocam à Função 2.0.O Ecossistema da função de Auditoria e os principais Organismos 2.1.Responsabilidades do Auditor e o Revisor Oficial de Contas 2.2.A Ética Profissional 3.0.Metodologia de auditoria: Avaliação do Risco, Plano de Auditoria e Programas de trabalho 3.1.A Prova de auditoria e os Papéis de trabalho 3.2.O Sistema de Controlo Interno e tipos de testes 3.3.Procedimentos analíticos e testes de detalhe 3.4.Técnicas de amostragem 4.0.Desenvolver o PAI: Plano de Auditoria e os Programas de trabalhos, aplicando-o aos ciclos de negócio (ex. Vendas, Inventários, Investimentos) 5.0.Procedimentos a executar na conclusão do trabalho de Auditoria 5.1.Avaliar os resultados da Auditoria 5.2.Emitir os relatórios 5.3.Comunicação com os órgãos sociais

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA): OA1 - Objectivos da auditoria; Conhecimento da Profissão; Metodologia de trabalho de auditoria; Papéis de trabalho; Sistemas contabilísticos e de controlo interno; Tipos de testes. (capítulos 1 a 3) OA2 - Objectivos e procedimentos a desenvolver nas diversas áreas; Conclusão do trabalho. (capítulos 4 e 5)

Avaliação / Assessment


O processo de avaliação inclui as seguintes modalidades: 1) Avaliação ao longo do semestre. 2) Avaliação por exame. A modalidade referida em 1) compreende a realização de um Trabalho de Grupo (ponderação de 40% na classificação final) e de um Teste Final (ponderação de 60% na classificação final). A nota mínima, em quaisquer destes elementos de avaliação é de 7,5 valores. A "Avaliação por exame" é aquela que ocorre exclusivamente durante o período de avaliação, através de um teste escrito, e incide sobre toda a matéria lecionada na unidade curricular.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Transmissão dos conceitos teóricos básicos, através da realização de casos práticos e exemplos da vida real.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam a transmissão de conhecimento aos alunos e bem assim o cumprimento de cada um dos objectivos de aprendizagem. Apresentam-se de seguida as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem (MEA)e os respectivos objectivos (OA). 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência- OA1 2.Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos - OA2 3.Activas, com realização de trabalhos de grupo, eventualmente, com a respetiva apresentação - OA1 e OA2 4.Auto-estudo - OA1 e OA2

Observações / Observations


n/a

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Gramling, A.; Rittenberg, L.; Johnstone-Zehms (2023). Auditing: A Risk-Based Apporach, 12th Edition, Nashville: South-Western Coolege Publishing. Lopes, I. T. (2022). Auditoria Financeira: Do Controlo Interno ao Controlo Externo Independente, 2 Edição, Coimbra: Edições Almedina.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


IAASB - International Auditing and Assurance Standards Board (2020). Handbook of International Quality Control, Auditing, Review, Other Assurance, and Related Services Pronouncements, International Federation of Accountants. available at https://www.iaasb.org/publications/. Almeida, B. J. M. (2022). Manual de Auditoria Financeira: Uma análise integrada baseada no risco, 4ª Edição, Lisboa: Escolar Editora.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-19