Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Contabilidade
Departamento / Department
Departamento de Contabilidade
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica.
Objetivos Gerais / Objectives
O alunos deverão desenvolver competências que lhe permitam conhecer os normativos contabilísticos subjacentes à preparação das demonstrações financeiras, bem como a sua estrutura. Para além disso, devem ser capazes de identificar as principais transações dos ciclos operacional, do investimento e de financiamento, proceder à sua mensuração e ao seu impacto nas demonstrações financeiras. De forma integrada, devem compreender o processo de prestação de contas, incluindo a certificação legal do relato financeiro.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Pretende-se que os alunos, ao concluir a unidade curricular: OA1 - Identifiquem as demonstrações financeiras e compreendam a sua estrutura e legação, tanto no normativo nacional como internacional; OA2 - Identifiquem as principais transações do operacional e do ciclo do investimento, apliquem os métodos de mensuração e estabeleçam o seu impacto nas demonstrações financeiras; OA3 - Identifiquem as principais transações do ciclo do financiamento, apliquem os métodos adequados de mensuração e estabeleçam o seu impacto nas demonstrações financeiras; OA4 - Compreendam, de forma integrada, o processo de prestação de contas, incluindo os aspetos mais relevantes relacionados com certificação legal das contas e outras obrigações de reporte empresarial.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Harmonização contabilística e relato financeiro: normativo nacional e internacional; Demonstrações financeiras; 2. O ciclo operacional: Imposto sobre o valor Acrescentado e Retenções de impostos; 3. O ciclo do investimento: ativos fixos tangíveis, ativos intangíveis e propriedades de investimento; Reconhecimento e mensuração; 4. O ciclo do investimento não financeiro: investimentos em subsidiárias e associadas; Reconhecimento e mensuração; 5. O ciclo do financiamento: empréstimos bancários e locações; Reconhecimento e mensuração; 6. O ciclo do financiamento: capital próprio; Reconhecimento e mensuração; 7. Prestação de contas e certificação.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Tendo por base os objetivos específicos inerentes à unidade curricular, os conteúdos programáticos são com eles alinhados através das seguintes conexões: OA1- Ponto 1 do programa; OA2 - Pontos 2 a 4 do programa; OA3 - Pontos 5 e 6 do programa; OA4 - Ponto 7 do programa.
Avaliação / Assessment
O processo de avaliação na unidade curricular é realizado através de duas modalidades distintas 1-Avaliação Periódica: compreende a realização de um Teste Intercalar (40%) e de uma Frequência (60%). A assiduidade mínima é de 2/3 das aulas lecionadas e a nota mínima em cada elemento de avaliação é de 7,5 valores. 2-Exame Final: compreende um exame final com a ponderação de 100%. Em qualquer das modalidades, é exigida prova de defesa de nota no caso da classificação final ser superior a 16 valores.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Na aquisição das competências identificadas nos objetivos gerais e específicos, são definidas as seguintes metodologias de ensino aprendizagem (MEA): MEA1 - Expositivas, com apresentação do quadro teórico dos conteúdos programáticos; MEA2 - Participativas, através da aplicação de casos práticos, através da participação ativa dos estudantes, ilustrativos dos diversos conteúdos programáticos; MEA3 - Autoestudo, através da realização de trabalho autónomo.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de aprendizagem (MEA) visam o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes que permitam cumprir cada um dos objetivos (OA). Assim, são as seguintes as conexões dessas metodologias e os tópicos programáticos. MEA1- Transversal a todos os tópicos programáticos; MEA2 - Transversal a todos os tópicos programáticos; MEA3 - Transversal a todos os tópicos programáticos.
Observações / Observations
n/a
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Kieso, Donald E.; Weygandt, Jerry J.; Warfield, Terry, D. (2020). Intermediate Accounting: IFRS Edition, 4th Edition, New Jersey: John Wiley & Sons.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
International Financial and Reporting Standards (IFRS), http://www.cnc.min-financas.pt SNC - Sistema de Normalização Contabilística, htto://www.cnc.min-financas.pt Elliot, Barry; Elliot, Jamie (2022). Financial Accounting and Reporting, 20th Edition, London: Pearson. Lopes, I. T. (2023). Contabilidade Financeira: Exercícios Resolvidos e Propostos, 4ª Edição, Coimbra: Editora Almedina. Lopes, I. T. (2022). Contabilidade Financeira: Teoria e Prática, Coimbra: Editoria D' Ideias. Borges, A.; Rodrigues, A.; Rodrigues, R. (2021). Elementos de Contabilidade Geral; 27ª Edição, Lisboa: Áreas Editora.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16