Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Finanças
Departamento / Department
Departamento de Finanças
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Espera-se que os alunos tenham uma compreensão sólida de conceitos básicos de finanças e economia, incluindo: i. Demonstrações financeiras (Balanço, Demonstração de Resultados, Demonstração de Fluxos de Caixa) e principais rácios financeiros ii. Valor temporal do dinheiro iii. Fundamentos da estrutura de capital, custo de capital e WACC iv. Relação entre risco e retorno v. Noções básicas de avaliação de ações vi. Conceitos de oferta, procura e equilíbrio de mercado vii. Estruturas de mercado (por exemplo, monopólio, oligopólio, concorrência perfeita) viii. Modelos estratégicos como vantagem competitiva, As Cinco Forças de Porter e análise SWOT
Objetivos Gerais / Objectives
O1 - Classificar a atividade de fusões e aquisições com base na forma de integração e na relatividade das atividades empresariais; O2 - Explicar as principais motivações na atividade de fusões e aquisições; O3 - Explicar a relação entre as motivações e os tipos de fusões e aquisições; O4 - Comparar as características de uma fusão ou aquisição através da forma de aquisição, método de pagamento e comportamento dos gestores da empresa adquirida; O5 - Distinguir entre os diversos mecanismos de defesa, antes e após uma tentativa de aquisição; O6 - Calcular e interpretar o índice de Herfindahl-Hirschman e avaliar a possibilidade de existir, por parte dos reguladores, um impedimento a uma determinada fusão ou aquisição; O7 - Utilizar o "fluxo de caixa descontado", "valor econômico adicionado", análise de empresas comparáveis e análise de transações comparáveis para avaliar uma empresa; O8 - Explicar as razões comuns para reestruturação.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1 – Demonstrar conhecimento e compreensão das principais motivações por trás das atividades de fusões e aquisições (M&A); OA2 – Compreender e aplicar metodologias-chave para análise e avaliação de empresas no contexto de M&A; OA3 – Analisar e avaliar as principais fases, partes interessadas e fatores críticos de sucesso nos processos de M&A; OA4 – Avaliar os desafios e as implicações estratégicas da fase pós-aquisição.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
P1 – Fusões e Aquisições: Definições e Classificações P2 – Motivações para Fusões e Aquisições P3 – Características das Transações: Formas de Aquisição, Métodos de Pagamento e Atitudes da Gestão da Empresa-Alvo P4 – Aquisições Hostis: Mecanismos de Defesa Pré-oferta e Pós-oferta P5 – Técnicas de Avaliação: Fluxo de Caixa Descontado (DCF), Valor Económico Acrescentado (EVA), Análise de Empresas e Transações Comparáveis P6 – Enquadramento Regulatório e Considerações Antitrust P7 – Processo de M&A: Fases, Participantes e Fatores de Sucesso P8 – Reestruturação Empresarial e Integração Pós-aquisição
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
O1 é abordado através do P1 (definições e classificações de M&A) e do P3 (características das transações). O2 é coberto no P2, que explora as principais motivações para fusões. O3 e O4 são ambos desenvolvidos no P3, que analisa as formas de aquisição, os métodos de pagamento e as atitudes da gestão. O5 é desenvolvido no P4, que se centra nas estratégias de aquisição e nos mecanismos de defesa. O6 é tratado no P6, onde os estudantes aprendem a calcular e interpretar o Índice de Herfindahl-Hirschman e a avaliar os riscos regulatórios. O7 é suportado pelo P5, que apresenta uma visão detalhada das técnicas de avaliação. O8 é coberto no P8, dedicado à reestruturação empresarial e à integração pós-aquisição.
Avaliação / Assessment
Os estudantes podem optar entre a avaliação contínua ao longo do semestre ou a avaliação por exame. A avaliação contínua é composta por: i. Um trabalho de grupo com apresentação (50%); ii. Um exame final (50%). A avaliação por exame consiste em: i. Um teste escrito (100% da nota final). A aprovação na unidade curricular depende da obtenção de uma nota final, arredondada às unidades, igual ou superior a 10 valores.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Os conceitos teóricos serão apresentados através de apresentações PowerPoint, apoiadas por ferramentas multimédia para facilitar a compreensão e aumentar o envolvimento dos alunos. Será dada ênfase à aplicação prática dos conceitos. A aprendizagem prática incluirá estudos de caso reais e exercícios de modelação em Excel, promovendo o pensamento crítico e a familiarização com ferramentas de avaliação utilizadas em processos de M&A. A participação ativa será incentivada através de discussões em aula e debates sobre temas atuais ou controversos relacionados com M&A. Os alunos realizarão trabalhos individuais e projetos de grupo para aprofundar o seu conhecimento, incluindo a análise de operações de M&A históricas ou prospetivas. Será feito um acompanhamento regular do progresso através de feedback contínuo, questionários e testes, complementado por sessões de revisão para consolidar a aprendizagem.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
1 – A exposição teórica (aulas apoiadas em diapositivos e exemplos reais) contribui para os OA1 a OA4, ao fornecer o conhecimento fundamental necessário para compreender as motivações das operações de M&A, os métodos de avaliação e as dinâmicas das transações. 2 – As aulas práticas e os estudos de caso apoiam diretamente os OA1 a OA4, permitindo que os alunos apliquem os conceitos em contextos reais, analisem as diferentes fases do processo de M&A e explorem cenários de integração pós-aquisição. 3 – A participação ativa e as discussões em sala de aula reforçam os OA1 a OA4, ao incentivar o pensamento crítico, as competências de comunicação e uma compreensão mais profunda das implicações estratégicas e financeiras das operações de M&A. 4 – Os trabalhos de casa e os projetos de grupo, juntamente com feedback contínuo e avaliações regulares, asseguram que os alunos desenvolvam e demonstrem os conhecimentos e competências exigidos nos OA1 a OA4, combinando a compreensão teórica com a análise aplicada.
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Class slides and case studies; - Other materials.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
- Berk, J. and DeMarzo, P., "Corporate finance", 3rd Edition, Pearson, 2014 - Bruner, R.F., "Applied Mergers & Acquisitions," First Edition, John Wiley & Sons,Inc., 2004; - McKinsey & Company Inc, Koller, T., Goedhart, M. and Wessels, D., "Valuation: Measuring and Managing the Value of Companies", 5th Edition, Wiley, 2010
Data da última atualização / Last Update Date
2025-07-25