Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L0643
Acrónimo :
L0643
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
18.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
55.0h/sem
Trabalho Autónomo :
95.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Contabilidade

Departamento / Department


Departamento de Contabilidade

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem.

Objetivos Gerais / Objectives


Após frequência e aprovação da unidade Curricular os alunos devem compreender a relevância da contabilidade de gestão para a gestão das organizações em ambientes competitivos, dominar os conceitos fundamentais de custeio de inventários e determinação do resultado, identificar as questões subjacentes à informação para a tomada de decisão e aplicar as inerentes metodologias.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Após frequência e aprovação nesta Unidade Curricular os alunos devem: OA1: Compreender a relevância da Contabilidade de Gestão nas organizações; OA2: Aplicar os métodos de imputação dos custos aos diferentes objetos de custeio; OA3: Identificar os efeitos nos resultados do uso de diferentes sistemas de custeio; OA4: Identificar e aplicar os princípios básicos para a tomada de decisão.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Objetivos da contabilidade de gestão 2. Introdução aos conceitos e classificação de custos 3. Sistemas de custeio e efeitos nos resultados e inventários 4. Introdução à análise custos/volume/resultados 5. Regimes de fabrico e imputação de custos conjuntos 6. Imputação dos custos indiretos (método das secções homogéneas versus activity based-costing) 7. Produção por ordens de encomenda e produção por processos

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como segue: o conteúdo programático do ponto 1., que refere os objectivos da Contabilidade de Gestão visa satisfazer as competências associadas ao OA1; os conteúdos programáticos dos pontos 2., 5., 6. e 7., que referem os conceitos e classificação de custos, regimes de produção e imputação de custos conjuntos e indiretos, e métodos de apuramentos de custos de produção, visam satisfazer as competências associadas ao OA2; o conteúdo programático do ponto 3., que refere os sistemas de custeio e efeitos nos resultados e inventários, visa satisfazer as competências do OA3; o conteúdo programático do ponto 4., que refere a análise custo/volume/resultado, visa satisfazer as competências do OA4.

Avaliação / Assessment


1. Avaliação ao longo do semestre: - Instrumentos de avaliação: - Dois testes intercalares efectuados ao longo do período lectivo; - Uma prova escrita realizada no período de avaliação, na data do exame de 1ª época. - Requisitos mínimos: - Assiduidade superior a 2/3 de todas aulas (teóricas e práticas); - Realização e entrega dos dois testes intercalares; - Nota mínima de 7,5 valores na média dos dois testes intercalares; - Nota mínima de 7,5 valores na prova escrita. - O não cumprimento de qualquer um dos requisitos mínimos remete o aluno, automaticamente, para a avaliação por exame. - Nota Final: Nota Final = teste intercalar (25%) + teste intercalar (25%) + prova escrita (50%) 2. Avaliação por exame: Realização de exame (1ª época, 2ª época, época especial): peso de 100% na nota final (nota mínima: 10 valores).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): ME1 - Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência ME2 - Participativas, com análise e resolução de exercícios de aplicação ME3 - Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, se apresenta a seguir as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos: ME1 Transversal a todos os OA ME2 Transversal a todos os OA ME3 Transversal a todos os OA

Observações / Observations


Os horários de atendimento são públicos e comunicados aos alunos através das plataformas de e-learning.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Bhimani, A., Horngren, C.T., Datar, S.M. and Rajan, M. (2023) Management and Cost Accounting, 8th Edition, Pearson. Drury, C. and Tayles, M. (2021) Management and Cost Accounting, 11th Edition, South-Western / Cengage Learning. Garrison, R., Noreen, E. and Brewer, P. (2024) Managerial Accounting, 17th Edition, McGraw-Hill.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Franco, V., Oliveira, A.V., Morais, A.I., Oliveira, B.J., Lourenço, I., Major, M.J., Jesus, M.A. e Serrasqueiro, R. (2015) Os Custos, os Resultados e a Informação para a Gestão, 4ª Edição, Livros Horizonte, Lisboa.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-09-03