Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L0644
Acrónimo :
L0644
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
18.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
55.0h/sem
Trabalho Autónomo :
95.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Contabilidade

Departamento / Department


Departamento de Contabilidade

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem.

Objetivos Gerais / Objectives


Os seus objectivos específicos podem ser descritos da seguinte forma: 1.Explicitar o papel da orçamentação no contexto do processo de planeamento, bem como discutir todo o processo orçamental; 2. Discutir as principais críticas colocadas ao orçamento tradicional e mostrar como o "rolling budgeting", o "activity--based budgeting" e o "zero-based budgeting" são alternativas viáveis; 3.Caracterizar o sistema de custeio orçamentado, como funciona, e o processo de cálculo dos desvios; 4.Explorar de que forma as medidas de performance devem ser escolhidas de forma a motivarem os gestores a alcançarem os objectivos organizacionais.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Esta unidade curricular visa mostrar de que forma pode a contabilidade de gestão auxiliar os gestores no planeamento e controlo das actividades de que são responsáveis.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. As funções planeamento e controlo de gestão 2. Tipos de planeamento (longo, médio e curto prazos) 3. Fases no planeamento (definição de objectivos; identificação de estratégias alternativas; avaliação das alternativas; selecção da estratégia a seguir; implementação do plano) 4. Gestão orçamental e funções do orçamento 5. Fases na elaboração do Orçamento Anual 6. Dificuldades associadas à orçamentação 7. Articulação entre os programas e orçamentos que constituem o Orçamento Anual 8. Rolling budgeting, Activity-based budgeting e o Zero-based budgeting 9. O custeio básico ou orçamentado e o cálculo de desvios 10. Análise de desvios 11. Custos padrões 12. Medidas financeiras de avaliação de desempenho e preços de transferência interna

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA 1 - Pontos programáticos: 1, 2, 3, 4, 5, 7 OA 2 - Pontos programáticos: 6,8 OA 3 - Pontos programáticos: 9,10, 11 OA 4 - Pontos programáticos: 12

Avaliação / Assessment


1. Regime de avaliação periódic; - 1 Mini-teste (40%); - Resolução de Caso (10%) - Frequência (50%). Aprovação : - mínimo de 7,5 v em cada uma das provas individuais (MT+ frequencia) - classificação final mínima de 10 valores - assiduidade mínima de 2/3 das aulas. 2. Exame Existem 2 épocas de exames. A avaliação final pressupõe nota mínima de 10 valores. Os exames tem uma ponderação de 100% da nota. 3. Existe uma prova adicional para os alunos que obtiverem classificação superior a 16.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Na UC serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos 3. Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo 4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objectivo de aprendizagem (0A) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência Todos 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos OA1, OA3, OA4 3. Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo OA1, OA2, OA3 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. Todos

Observações / Observations


O horário de atendimento aos alunos é às Sextas-feiras das 11h30-12h30.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Drury, C. (2020) Management and Cost Accounting, 11 th Edition, South-Western / Cengage Learning.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Atkinson, A.A., Kaplan, R.S., Matsumura, E.M. e Young, S.M. (2012) Management Accounting, Sixth Edition, Upper Saddle River, NJ: Pearson Education (ISBN 978-0-273-76998-9); - Garrison, R.H., Noreen, E. e Brewer, P.C. (2008) Management Accounting, Twelfth Edition, McGraw-Hill International; - Young, S.M. (2004) Readings in Management Accounting, Fourth Edition, Upper Saddle River, NJ: Pearson Education (ISBN 0-13-142215-4); - Franco, V., Oliveira, A., Morais, A., Oliveira, B., Jesus, M.A., Major, M.J., e Serrasqueiro, R. (2012) Gestão Orçamental e Medidas Financeiras de Avaliação do Desempenho, 3ª edição, Lisboa: Livros Horizonte.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16