Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L0644
Acrónimo :
L0644
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
18.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
55.0h/sem
Trabalho Autónomo :
95.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Contabilidade

Departamento / Department


Departamento de Contabilidade

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular visa mostrar de que forma pode a contabilidade de gestão auxiliar os gestores no planeamento e controlo das actividades de que são responsáveis.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Os seus objectivos específicos podem ser descritos da seguinte forma: 1.Explicitar o papel da orçamentação no contexto do processo de planeamento, bem como discutir todo o processo orçamental; 2. Discutir as principais críticas colocadas ao orçamento tradicional e mostrar como o "rolling budgeting", o "activity--based budgeting" e o "zero-based budgeting" são alternativas de desenvolvimento; 3.Caracterizar o sistema de custeio orçamentado, como funciona, e o processo de cálculo dos desvios; 4.Explorar de que forma as medidas de performance devem ser escolhidas de forma a motivarem os gestores a alcançarem os objectivos organizacionais.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. As funções planeamento e controlo de gestão 2. Tipos de planeamento (longo, médio e curto prazos) 3. Fases no planeamento (definição de objectivos; identificação de estratégias alternativas; avaliação das alternativas; selecção da estratégia a seguir; implementação do plano) 4. Gestão orçamental e funções do orçamento 5. Fases na elaboração do Orçamento Anual 6. Dificuldades associadas à orçamentação 7. Articulação entre os programas e orçamentos que constituem o Orçamento Anual 8. Rolling budgeting, Activity-based budgeting e o Zero-based budgeting 9. O custeio básico ou orçamentado e o cálculo de desvios 10. Análise de desvios 11. Custos padrões 12. Medidas financeiras de avaliação de desempenho e preços de transferência interna

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O 1º Objetivo é explicitar a orçamentação dentro do planeamento. Aqui temos Funções, tipos e fases do planeamento, bem como as funções do orçamento e suas fases. Outro objetivo é a crítica ao processo tradicional de orçamentação (dificuldades na orçamentação) e enunciar alternativas (rolling-budgeting, zero-base budgeting). Um terceiro objetivo é a caracterização do sistema de custeio orçamentado. Aqui temos o custeio básico, o cálculo e análise de desvios e os custos padrão. O quarto e último objetivo é a escolha das medidas financeiras de avaliação de desempenho e os preços de transferência interna

Avaliação / Assessment


A Avaliação da UC processa-se em dois regimes de avaliação: 1. Regime de avaliação ao longo do semestre; - 1 Mini-teste (40%); - Resolução de Caso (10%) - Frequência em época normal (50%). Aprovação : - mínimo de 7,5 v em cada uma das provas individuais (MT+ Frequencia) - classificação final mínima de 10 valores 2. Regime de avaliação por Exame Existem 2 épocas de exames. A avaliação final pressupõe nota mínima de 10 valores. Os exames tem uma ponderação de 100% da nota. 3. Existe uma prova adicional para os alunos que obtiverem classificação superior a 16 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Na UC serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos 3. Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo 4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem. No decorrer das aulas teóricas, os alunos terão contacto com os principais quadros de referencia e os principais conceitos, apresentados de uma forma inicialmente expositiva para todos os objetivos de aprendizagem. Poderão, também, de forma participativa e ativa aplicar os conhecimentos do OA1,OA3,e OA4 nas aulas práticas, através de um conjunto de exercícios e casos. Para alcançar todos os objetivos, os alunos terão também de desenvolver trabalho autónomo de estudo e preparação para as aulas, sendo o auto estudo transversal a todos os objetivos de aprendizagem

Observações / Observations


O horário de atendimento aos alunos é às Sextas-feiras das 11h30-12h30.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Drury, C. (2024) Management and Cost Accounting, 12 th Edition, South-Western / Cengage Learning.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Atkinson, A.A., Kaplan, R.S., Matsumura, E.M. e Young, S.M. (2012) Management Accounting, Sixth Edition, Upper Saddle River, NJ: Pearson Education (ISBN 978-0-273-76998-9); - Garrison, R.H., Noreen, E. e Brewer, P.C. (2021) Management Accounting, 17th Edition, McGraw-Hill International; - Franco, V., Oliveira, A., Morais, A., Oliveira, B., Jesus, M.A., Major, M.J., e Serrasqueiro, R. (2012) Gestão Orçamental e Medidas Financeiras de Avaliação do Desempenho, 3ª edição, Lisboa: Livros Horizonte. -Jordan,H.,Neves,J.C. and Rodrigues,J.A.(2021). O Controlo de Gestão ao serviço da estratégia e dos gestores, 11ª Edição, Áreas Editora

Data da última atualização / Last Update Date


2024-09-06