Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Contabilidade
Departamento / Department
Departamento de Contabilidade
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta unidade curricular visa mostrar de que forma pode a contabilidade de gestão auxiliar os gestores no planeamento e controlo das actividades de que são responsáveis.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Os seus objectivos específicos podem ser descritos da seguinte forma: 1.Explicitar o papel da orçamentação no contexto do processo de planeamento, bem como discutir todo o processo orçamental; 2. Discutir as principais críticas colocadas ao orçamento tradicional e mostrar como o "rolling budgeting", o "activity--based budgeting" e o "zero-based budgeting" são alternativas de desenvolvimento; 3.Caracterizar o sistema de custeio orçamentado, como funciona, e o processo de cálculo dos desvios; 4.Explorar de que forma as medidas de performance devem ser escolhidas de forma a motivarem os gestores a alcançarem os objectivos organizacionais.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. As funções planeamento e controlo de gestão 2. Tipos de planeamento (longo, médio e curto prazos) 3. Fases no planeamento (definição de objectivos; identificação de estratégias alternativas; avaliação das alternativas; selecção da estratégia a seguir; implementação do plano) 4. Gestão orçamental e funções do orçamento 5. Fases na elaboração do Orçamento Anual 6. Dificuldades associadas à orçamentação 7. Articulação entre os programas e orçamentos que constituem o Orçamento Anual 8. Rolling budgeting, Activity-based budgeting e o Zero-based budgeting 9. O custeio básico ou orçamentado e o cálculo de desvios 10. Análise de desvios 11. Custos padrões 12. Medidas financeiras de avaliação de desempenho e preços de transferência interna
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
O 1º Objetivo é explicitar a orçamentação dentro do planeamento. Aqui temos Funções, tipos e fases do planeamento, bem como as funções do orçamento e suas fases. Outro objetivo é a crítica ao processo tradicional de orçamentação (dificuldades na orçamentação) e enunciar alternativas (rolling-budgeting, zero-base budgeting). Um terceiro objetivo é a caracterização do sistema de custeio orçamentado. Aqui temos o custeio básico, o cálculo e análise de desvios e os custos padrão. O quarto e último objetivo é a escolha das medidas financeiras de avaliação de desempenho e os preços de transferência interna
Avaliação / Assessment
A Avaliação da UC processa-se em dois regimes de avaliação: 1. Regime de avaliação ao longo do semestre; - 1 Mini-teste (40%); - Resolução de Caso (10%) - Frequência em época normal (50%). Aprovação : - mínimo de 7,5 v em cada uma das provas individuais (MT+ Frequencia) - classificação final mínima de 10 valores 2. Regime de avaliação por Exame Existem 2 épocas de exames. A avaliação final pressupõe nota mínima de 10 valores. Os exames tem uma ponderação de 100% da nota. 3. Existe uma prova adicional para os alunos que obtiverem classificação superior a 16 valores.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Na UC serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos 3. Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo 4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem. No decorrer das aulas teóricas, os alunos terão contacto com os principais quadros de referencia e os principais conceitos, apresentados de uma forma inicialmente expositiva para todos os objetivos de aprendizagem. Poderão, também, de forma participativa e ativa aplicar os conhecimentos do OA1,OA3,e OA4 nas aulas práticas, através de um conjunto de exercícios e casos. Para alcançar todos os objetivos, os alunos terão também de desenvolver trabalho autónomo de estudo e preparação para as aulas, sendo o auto estudo transversal a todos os objetivos de aprendizagem
Observações / Observations
O horário de atendimento aos alunos é às Sextas-feiras das 11h30-12h30.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Drury, C. (2024) Management and Cost Accounting, 12 th Edition, South-Western / Cengage Learning.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
- Atkinson, A.A., Kaplan, R.S., Matsumura, E.M. e Young, S.M. (2012) Management Accounting, Sixth Edition, Upper Saddle River, NJ: Pearson Education (ISBN 978-0-273-76998-9); - Garrison, R.H., Noreen, E. e Brewer, P.C. (2021) Management Accounting, 17th Edition, McGraw-Hill International; - Franco, V., Oliveira, A., Morais, A., Oliveira, B., Jesus, M.A., Major, M.J., e Serrasqueiro, R. (2012) Gestão Orçamental e Medidas Financeiras de Avaliação do Desempenho, 3ª edição, Lisboa: Livros Horizonte. -Jordan,H.,Neves,J.C. and Rodrigues,J.A.(2021). O Controlo de Gestão ao serviço da estratégia e dos gestores, 11ª Edição, Áreas Editora
Data da última atualização / Last Update Date
2024-09-06