Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Finanças
Departamento / Department
Departamento de Finanças
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum.
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se que os alunos no final desta unidade curricular compreendam os mecanismos de funcionamento, de avaliação e de gestão de riscos no mercado de obrigações; saibam identificar e gerir o risco de taxa de juro associado a uma carteira de activos tendo em conta o perfil de risco dos investidores; sejam capazes de analisar a eficiência e a performance de uma carteira de activos; identifiquem as principais fontes de valor de uma acção.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
1. Compreender o funcionamento dos diversos segmentos dos mercados financeiros. 2. Saber avaliar obrigações, formular decisões de negociação no mercado de obrigações, calcular taxas de rentabilidade para investimentos em obrigações e caracterizar a sua exposição a risco de taxa de juro. 3. Saber analisar a eficiência, performance e perfil de risco de uma carteira de activos. 4. Identificar as principais fontes de valor de uma acção e avaliar acções através da actualização dos seus dividendos.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Mercados Financeiros (a) Mercado monetário (b) Mercado cambial (c) Mercado accionista (d) Mercado obrigacionista (e) Mercado de derivados 2. Obrigações (a) Características das obrigações (b) Bases de calendário (c) Estrutura temporal de taxas de juro: taxas spot e forward (d) Avaliação de obrigações de taxa fixa (e) Decisão de negociação no mercado de obrigações (f) Taxas de rendimento: yield-to-maturity e taxa de rendimento realizado (g) Rating e risco de crédito (h) Avaliação de obrigações de taxa variável (i) Risco de taxa de juro: duração e convexidade 3. Teorias da Carteira e Modelos de Equilíbrio (a) Rendibilidade e risco (b) Modelo de Markowitz (c) Modelo de Tobin (d) Capital Asset Pricing Model (CAPM) (e) Análise e avaliação de performance: alfa de Jensen, índice de Sharpe e índice de Treynor 4. Acções (a) Modelo de Gordon (b) Valor actual das oportunidades de crescimentos e política de distribuição de dividendos
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A cada objectivo de aprendizagem (OA) correspondem os seguintes conteúdos programáticos (CP): OA1 - CP1 OA2 - CP2 OA3 - CP3 OA4 - CP4
Avaliação / Assessment
Os alunos podem optar por realizar avaliação por exame ou avaliação ao longo do semestre. A avaliação ao longo do semestre consiste em 2 testes escritos. Cada teste tem uma nota mínima de 7,5 valores e uma ponderação de 50% na nota final. Nesta modalidade de avaliação a aprovação na UC depende da obtenção da nota mínima em cada um dos testes escritos e da obtenção de uma nota final, arredondada à unidade, igual ou superior a 10 valores. Na modalidade de avaliação por exame a aprovação na UC depende da obtenção de uma nota, arredondada à unidade, igual ou superior a 10 valores.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Com vista à prossecução dos objectivos de aprendizagem, serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios de aplicação 3. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. OA1: todas as ME OA2: todas as ME OA3: todas as ME OA4: todas as ME
Observações / Observations
A Iscte Business School, numa parceria com o BNP Paribas, oferece uma oportunidade inédita aos estudantes das licenciaturas em Gestão, Economia e Finanças e Contabilidade. Os alunos que concluam com sucesso as três UCs abaixo terão acesso a um processo de recrutamento privilegiado e mais curto. - Investimentos (Inv) - Gestão de Ativos Financeiros (GAF) - Securities Markets Operations (SMO) (Operações em Mercados Financeiros). Mais informações: https://ibs.iscte-iul.pt/assets/files/2021/04/21/1618992407832_Parceria_Iscte_Business_School_e_BNP_Paribas__2_.pdf (e-mail: ibs@iscte-iul.pt)
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Textos de apoio teórico/práticos a facultar pelo docente durante o semestre. Bodie, Z., A. Marcus e A. Kane, Investments, 2021, McGraw-Hill/Irwin, 12ª edição; G. Mota et al., Investimentos Financeiros: Teoria e Prática, 2019, Ed. Sílabo, 3ª edição
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Elton, E. e M. Gruber, Modern Portfolio Theory and Investment Analysis, 2014, Wiley, 9ª edição Sharpe, W., G. Alexander, J. Bailey, Fundamentals of Investments, 2000, Prentice Hall, 3ª edição Benninga, S., Financial Modeling, 2014, MIT Press, 4th edition
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-09