Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Contabilidade
Departamento / Department
Departamento de Contabilidade
Ano letivo / Execution Year
2011/2012
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nao há
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se que os alunos, no final desta Unidade Curricular, desenvolvam competências que lhe permitam identificar e compreender as demonstrações financeiras e os princípios gerais que devem aplicados na sua preparação.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Esta UC tem os seguintes objectivos: 1. Compreender o objectivo da Contabilidade financeira 2. Compreender a equação fundamental da contabilidade 3. Analisar e descrever o efeito das transacções na equação fundamental da contabilidade 4. Compreender as demonstrações financeiras e a forma como elas são preparadas
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Capítulo 1 Demonstrações financeiras e decisões de negócio Capítulo 2 Decisões de investimento e de financiamento e o balanço Capítulo 3 Decisões operacionais e a demonstração dos resultados Capítulo 4 Ajustamentos, demonstrações financeiras e qualidade dos resultados Capítulo 5 Reporte e interpretação dos réditos das vendas, dívidas a receber e caixa Capítulo 6 Reporte e interpretação do custo das vendas e inventários
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os objectivos da UC e os conteúdos programáticos relacionam-se do seguinte modo: Objectivo 1 - Ponto 1 do programa Objectivo 2 - Ponto 2 do programa Objectivo 3 - Pontos 2, 3, 4, 5 e 6 do programa Objectivo 4 - tratado ao longo dos diferentes pontos do programa
Avaliação / Assessment
A avaliação desta UC poderá feita de duas formas distintas: I) Por avaliação contínua, para os alunos que assegurem uma assiduidade mínima de 80%, considerando as seguintes ponderações: 25% para um teste individual (mín. 8 valores); 25% para trabalhos de grupo; 50% para um teste final individual (mín. 8 valores). II) Através de exame final. Obterão aprovação os alunos com classificação final igual ou superior a 10 valores. Classificações superiores a 16 valores terão de realizar uma oral.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O aluno deverá desenvolver competências de análise em conformidade com os objectivos definidos. Para a aquisição destas competências serão utilizados, nas horas de contacto desta UC, as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem: 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercício de aplicação 3. Participativas, com análise e resolução de casos de estudo 4. Activas, com realização de trabalhos de grupo
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Os objectivos da UC e as metodologias de ensino relacionam-se do seguinte modo: Objectivo 1 - expositiva Objectivo 2 - expositiva e participativa Objectivo 3 - expositiva, participativa e activa Objectivo 4 - expositiva, participativa e activa
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Sistema de normalização contabilística, 2009. Short, Libby and Libby, 2011, Financial Accounting: global edition, McGraw Hill.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Weygandt, Kimmel and Kieso, 2011, Financial Accounting: IFRS Edition, Wiley. Harrinson, Horngren, Thomas and Suwardy, 2011, Financial Accounting: international accounting reporting standards, Pearson.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16