Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Contabilidade
Departamento / Department
Departamento de Contabilidade
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nao há
Objetivos Gerais / Objectives
Os estudantes deverão desenvolver competências que lhes permitam obter conhecimentos fundamentais sobre a estrutura, elaboração e interpretação das principais demonstrações financeiras, capacitando-os para compreender o impacto das transações económicas nessas demonstrações e utilizar a informação resultante no apoio à gestão e à tomada de decisão empresarial.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da unidade curricular, cada estudante deverá ser capaz de: OA1: Explicar o papel da contabilidade financeira no contexto organizacional e no suporte à decisão de gestão; OA2: Identificar e descrever os elementos e a estrutura das principais demonstrações financeiras; OA3: Analisar o impacto de decisões de investimento, financiamento e operacionais nas diferentes demonstrações financeiras; OA4: Aplicar os critérios de Reconhec., mensuração e desreconh. a ativos relevantes para as atividades de negócio.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1 - A CONTABILIDADE COMO LINGUAGEM DOS NEGÓCIOS Negócio e atividades; Intervenientes; Papel da contab.; IFRS vs SNC 2 - DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS Conj. completo; Obj. e inform.; Visão integrada; IFRS vs SNC 3 – DEMONSTRAÇÃO DA POSIÇÃO FINANCEIRA Elementos e critérios de reconhec.; Estrutura, inform. e transações; IFRS vs SNC 4 - DEMONSTRAÇÃO DE LUCRO OU PREJUÍZO E OUT. RESULT. ABRANGENTES Elementos; Estrutura, inform. e transações; Regime do acréscimo;Rédito; IFRS vs SNC 5 - DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA Elementos, Estrutura e transações; IFRS vs SNC 6 – ATIVOS FIXOS TANGÍVEIS Conceito e classificação; Reconhec., mensuração inicial e subseq., desreconh.; Efeito do IVA; IFRS vs SNC. 7 – ATIVOS INTANGÍVEIS Conceito e classificação; Reconhec., mensuração inicial e subseq., desreconh.; Efeito do IVA; IFRS vs SNC. 8 – INVENTÁRIOS Conceito e classificação; Reconhec., mensuração inicial e subseq., desreconh.; Custeio das saídas; Efeito do IVA; IFRS vs SNC.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos encontram-se estruturados de forma a garantir a aquisição progressiva das competências descritas nos OA, cuja articulação é a seguinte: Cap. 1 – está diretamente associado ao OA1, ao permitir compreender o papel da contabilidade como instrumento de informação e suporte à decisão no contexto empresarial; Cap. 2, 3, 4 e 5 - contribuem para o OA2 e OA3, ao abordarem a estrutura, os elementos e a interligação das principais demonstrações financeiras, e o impacto das decisões empresariais sobre essas demonstrações; Cap. 6, 7 e 8 - estão especialmente alinhados com o OA4, dado que exploram o Reconhec., mensuração e desreconh. de ativos relevantes para as atividades operacionais e de investimento, incluindo os efeitos fiscais e comparativos normativos (IFRS vs SNC); Adicionalmente, os Cap. 3 a 5, ao integrarem a análise do transações, reforçam também o OA3, promovendo a compreensão do impacto económico nas demonstrações.
Avaliação / Assessment
O processo de avaliação na unidade curricular é realizado através de duas modalidades distintas, de acordo com o Regulamento Escolar em vigor: - Avaliação ao longo do semestre: compreende três instrumentos de avaliação — um conjunto de 4 (quatro) minitestes online (15%, individual), um trabalho de grupo de resolução em aula (15%) e uma frequência final (70%). A nota mínima na frequência final para aprovação é de 8,5 valores. Os estudantes devem cumprir uma assiduidade mínima de 2/3 das aulas para obter aprovação nesta modalidade. - Avaliação por exame: consiste na realização de um exame final com ponderação de 100%. Para efeitos de avaliação, aplicam-se o Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências (RGACC), o Regulamento de Estudantes com Estatuto Especial (REEE) e o Código de Conduta Académica do Iscte.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A UC combina metodologias expositiva, demonstrativa, participativa e ativa, articuladas com o Modelo Pedagógico do Iscte. As aulas teóricas mobilizam métodos expositivos e demonstrativos para introdução de conceitos, com recurso a exemplos práticos e discussões guiadas que incentivam a reflexão sobre a utilidade da informação financeira. Nas aulas teórico-práticas, são utilizadas metodologias ativas e participativas, como a resolução de estudos de caso e simulações contabilísticas (storytelling contabilístico), que permitem acompanhar os efeitos das operações nas demonstrações financeiras. Integra-se também a aprendizagem baseada em projetos e gamificação, nomeadamente em atividades de grupo onde os estudantes adotam diferentes políticas contabilísticas (integrada também no sistema de avaliação). Complementarmente, são promovidas práticas de trabalho autónomo orientado, desenvolvendo a autonomia e o envolvimento contínuo dos estudantes. Esta diversidade metodológica sustenta uma aprendizagem progressiva, aplicada e centrada no estudante.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino e aprendizagem adotadas na UC foram selecionadas de forma a assegurar a aquisição dos conhecimentos e competências definidos nos objetivos de aprendizagem. A sua coerência é justificada da seguinte forma: O OA1 — "Explicar o papel da contabilidade financeira no contexto organizacional e no suporte à decisão de gestão" — é trabalhado sobretudo nas sessões teóricas, através de metodologias expositivas e demonstrativas, complementadas com momentos de reflexão e discussão guiada. A introdução de mini-casos e a possibilidade de criação de podcasts breves em grupo permitem aplicar o conhecimento de forma comunicacional e crítica, consolidando a perceção do valor da contabilidade para a gestão. O OA2 — "Identificar e descrever os elementos e a estrutura das principais demonstrações financeiras" — é desenvolvido através da exploração dos modelos de demonstrações nas aulas teóricas, com recurso a exemplos reais. Nas aulas teórico-práticas, os estudantes utilizam casos reais com simulações contabilísticas, usando ferramentas tradicionais e, na medida do possível, ferramentas digitais (e.g., Google Sheets) que permitem visualizar em tempo real a construção e interligação das demonstrações, reforçando a compreensão da sua estrutura. O OA3 — "Analisar o impacto das decisões de investimento, financiamento e operacionais nas diferentes demonstrações financeiras" — é promovido por atividades práticas e participativas, como a resolução de casos reais, a análise de transações e a utilização de storytelling contabilístico, com base na "linguagem do negócio". Estas metodologias permitem observar, de forma sequencial, como as decisões empresariais afetam a equação contabilística e se refletem nas diferentes demonstrações financeiras. O OA4 — "Aplicar os critérios de Reconhec., mensuração e desreconh. a ativos relevantes para as atividades de negócio" — é trabalhado em profundidade através de exercícios práticos aplicados aos temas dos ativos (tangíveis, intangíveis, inventários). A metodologia de gamificação, aplicada em aulas específicas, promove a experimentação de diferentes políticas contabilísticas e a compreensão dos seus efeitos. Os quizzes online servem também como ferramenta de consolidação e aplicação do conhecimento. A metodologia de gamificação, usada em trabalho de grupo, e os quizzes online individualmente, serão alvo do processo de avaliação do estudante, pelo que se enquadram em metodologias participativas e ativas. O trabalho autónomo e a leitura orientada da bibliografia reforçam todos os objetivos, incentivando a apropriação individual do conhecimento e a capacidade de análise comparativa entre referenciais normativos. A diversidade metodológica garante, assim, um alinhamento sólido e funcional entre os objetivos de aprendizagem e as práticas pedagógicas.
Observações / Observations
A unidade curricular contribui para os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS 4 – Educação de qualidade, ao promover o desenvolvimento de competências técnicas e analíticas em contabilidade financeira, essenciais para o exercício profissional qualificado e responsável. ODS 8 – Trabalho digno e crescimento económico, ao capacitar os estudantes para compreenderem e interpretarem informação financeira fundamental à gestão eficiente e sustentável das organizações. ODS 12 – Produção e consumo sustentáveis, na medida em que a análise das políticas contabilísticas e do seu impacto nas demonstrações financeiras permite discutir práticas empresariais mais transparentes e sustentáveis. Estes ODS são abordados de forma transversal, tanto nos conteúdos programáticos como nas metodologias de ensino, através da ligação entre as decisões contabilísticas, a gestão de recursos e o desempenho económico das organizações.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Stolowy, H., Ding, Y., & Paugam, L. (2024). Financial Accounting and Reporting (7th ed.). Cengage. Lourenço, I., et al. (2020). Fundamentos de Contabilidade Financeira – Teoria e Casos (3.ª ed.). Edições Sílabo. IFRS Foundation. (2025). International Financial Reporting Standards (IFRS). Disponível em: https://www.cnc.min-financas.pt
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Weygandt, J., Kieso, D., & Kimmel, P. (2026). Financial Accounting (10th ed.). Wiley. Gowthorpe, C. (2024). Business Accounting & Finance (6th ed.). Cengage. Comissão de Normalização Contabilística (CNC). (2025). Sistema de Normalização Contabilística (SNC). Disponível em: https://www.cnc.min-financas.pt
Data da última atualização / Last Update Date
2025-07-17