Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L0668
Acrónimo :
L0668
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
18.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
55.0h/sem
Trabalho Autónomo :
95.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Contabilidade

Departamento / Department


Departamento de Contabilidade

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem.

Objetivos Gerais / Objectives


Após frequência e aprovação da unidade Curricular os alunos devem compreender a relevância da contabilidade de gestão para a gestão das organizações em ambientes competitivos, dominar os conceitos fundamentais de custeio de inventários e determinação do resultado, identificar as questões subjacentes à informação para a tomada de decisão e aplicar as inerentes metodologias.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Após frequência e aprovação nesta Unidade Curricular os alunos devem estar habilitados a: - Aplicar os métodos de imputação dos custos a diferentes objectos de custeio; - Identificar os efeitos que a adopção de diferentes sistemas de custeio provoca nos resultados; - Identificar a aplicar princípios básicos de uso de informação para a tomada de decisão.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1.Objectivos da contabilidade de gestão 2.Introdução aos conceitos e classificação de custos 3.Sistemas de custeio e efeitos nos resultados e inventários 4.Imputação de custos indirectos 5.Imputação dos custos conjuntos 6.Produção por ordens de encomenda 7.Produção por processos 8.Introdução à análise custos/volume/ resultados

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA),como segue: OA1: 1.Objectivos da contabilidade de gestão; 2.Introdução aos conceitos e classificação de custos; 4.Imputação de custos indirectos; 5.Imputação dos custos conjuntos; 6.Produção por ordens de encomenda; 7.Produção por processos. OA2: 3.Sistemas de custeio e efeitos nos resultados e inventários. OA3: 8.Introdução à análise custos/volume/ resultados

Avaliação / Assessment


1.Avaliação contínua: Assiduidade, pontualidade e participação 5%; Resolução de exercícios 5%; 2 mini testes 20% cada; Frequência 50%; Assiduidade maior ou igual a 80 %; Nota mínima de 7 na média dos mini testes; Nota mínima de 8 na frequência. 2.Avaliação não contínua:Exame Época Normal e Época de Recurso; Aprovação obriga a nota mínima de 10. Alunos com nota entre 8 e 10 farão oral. 3. Alunos com classificação superior a 16 farão defesa de nota

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): ME1 - Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência ME2 - Participativas, com análise e resolução de exercícios de aplicação ME3 - Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, se apresenta a seguir as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos: ME1 ? Transversal a todos os OA ME2 ? Transversal a todos os OA ME3 ? Transversal a todos os OA

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Horngren, C.; Bhimani, A.; Datar, S. e Foster, G. (2008) Management and Cost Accounting, 4rd edition, Prentice-Hall (European Edition).

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Atkinson, A.A., Kaplan, R.S., Matsumura, E.M. and Young, S.M. (2007) Management Accounting, Fifth Edition, Upper Saddle River, NJ: Pearson Education. Young, S.M. (2004) Readings in Management Accounting, Fourth Edition, Upper Saddle River, NJ: Pearson Education. Drury, C. (2009) Management Accounting for Business, 4th Edition, Franco, V., Oliveira, A.V., Morais, A.I., Oliveira, B.J., Lourenço, I., Major, M.J., Jesus, M.A. e Serrasqueiro, R. (2009) Os Custos, os Resultados e a Informação para a Gestão, Lisboa: Livros Horizonte.

Data da última atualização / Last Update Date


2025-01-28