Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Contabilidade
Departamento / Department
Departamento de Contabilidade
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem.
Objetivos Gerais / Objectives
Após frequência e aprovação da unidade Curricular os alunos devem compreender a relevância da contabilidade de gestão para a gestão das organizações em ambientes competitivos, dominar os conceitos fundamentais de custeio de inventários e determinação do resultado, identificar as questões subjacentes à informação para a tomada de decisão e aplicar as inerentes metodologias.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Após frequência e aprovação nesta Unidade Curricular os alunos devem estar habilitados a: - Aplicar os métodos de imputação dos custos a diferentes objectos de custeio; - Identificar os efeitos que a adopção de diferentes sistemas de custeio provoca nos resultados; - Identificar a aplicar princípios básicos de uso de informação para a tomada de decisão.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1.Objectivos da contabilidade de gestão 2.Introdução aos conceitos e classificação de custos 3.Sistemas de custeio e efeitos nos resultados e inventários 4.Imputação de custos indirectos 5.Imputação dos custos conjuntos 6.Produção por ordens de encomenda 7.Produção por processos 8.Introdução à análise custos/volume/ resultados
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA),como segue: OA1: 1.Objectivos da contabilidade de gestão; 2.Introdução aos conceitos e classificação de custos; 4.Imputação de custos indirectos; 5.Imputação dos custos conjuntos; 6.Produção por ordens de encomenda; 7.Produção por processos. OA2: 3.Sistemas de custeio e efeitos nos resultados e inventários. OA3: 8.Introdução à análise custos/volume/ resultados
Avaliação / Assessment
1.Avaliação contínua: Assiduidade, pontualidade e participação 5%; Resolução de exercícios 5%; 2 mini testes 20% cada; Frequência 50%; Assiduidade maior ou igual a 80 %; Nota mínima de 7 na média dos mini testes; Nota mínima de 8 na frequência. 2.Avaliação não contínua:Exame Época Normal e Época de Recurso; Aprovação obriga a nota mínima de 10. Alunos com nota entre 8 e 10 farão oral. 3. Alunos com classificação superior a 16 farão defesa de nota
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): ME1 - Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência ME2 - Participativas, com análise e resolução de exercícios de aplicação ME3 - Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, se apresenta a seguir as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos: ME1 ? Transversal a todos os OA ME2 ? Transversal a todos os OA ME3 ? Transversal a todos os OA
Observações / Observations
·
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Horngren, C.; Bhimani, A.; Datar, S. e Foster, G. (2008) Management and Cost Accounting, 4rd edition, Prentice-Hall (European Edition).
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Atkinson, A.A., Kaplan, R.S., Matsumura, E.M. and Young, S.M. (2007) Management Accounting, Fifth Edition, Upper Saddle River, NJ: Pearson Education. Young, S.M. (2004) Readings in Management Accounting, Fourth Edition, Upper Saddle River, NJ: Pearson Education. Drury, C. (2009) Management Accounting for Business, 4th Edition, Franco, V., Oliveira, A.V., Morais, A.I., Oliveira, B.J., Lourenço, I., Major, M.J., Jesus, M.A. e Serrasqueiro, R. (2009) Os Custos, os Resultados e a Informação para a Gestão, Lisboa: Livros Horizonte.
Data da última atualização / Last Update Date
2025-01-28