Planeamento
Aulas
Funções e operadores
Funções, parâmetros, retorno, tipos primitivos (int, double, boolean), operadores aritméticos (+, -, *, /, %), operadores relacionais (<, >, <=, >=, ==, !=), operadores lógicos (&&, ||, !).
Variáveis e estruturas de Controlo
Variáveis, atribuição, estruturas de seleção (if), estruturas de repetição (while, do-while).
Funções Dependentes
Invocação de funções, argumentos.
Vetores
Vetores de tipos primitivos, iteração, ciclo for.
Procedimentos
Procedimentos (tipo de retorno void), referências.
Valores compostos
Definição e utilização de valores compostos (Java records).
Revisões
Resolução de teste modelo.
Classes de objetos
Definição de classes simples, construtores, atributos, funções/procedimentos sobre objetos.
Matrizes
Matrizes de tipos primitivos.
Exceções e Ficheiros
Manipulação de ficheiros de texto. Lançamento e tratamento de exceções.
Apoio ao projeto
Apoio ao projeto
Revisões
Revisões e resolução de exame modelo.
Aulas
Funções e operadores
Exercícios práticos de funções sem algoritmo.
Variáveis e estruturas de controlo
Exercícios de variáveis e estruturas de controlo.
Funções dependentes
Exercícios de funções que invoquem outras funções.
Vetores
Exercícios de funções sobre vetores de inteiros.
Procedimentos e referências
Exercícios com procedimentos que alteram vetores.
Valores compostos
Exercícios com valores compostos (Java records).
Strings
Exercícios com Strings.
Classes de objetos
Definição de classes simples, construtores, atributos, funções/procedimentos sobre objetos.
Interface gráfica
Exercícios de construção de interface gráfica para jogos de tabuleiro.
Ficheiros e consola
Exercícios sobre manipulação ficheiros e interação com a consola. Lançamento e tratamento de excepções.
Apoio ao projeto
Aula de apoio ao projeto
Avaliações de projetos
Apresentação e discussões dos projetos individuais.