Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Sistemas de Informação
Departamento / Department
Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Formais: esta disciplina não tem pré-requisitos formais. Contudo, os pré-requisitos informais são os seguintes: Os estudantes devem ter conhecimentos sólidos sobre o paradigma da orientação a objetos, nomeadamente: - modelação estática com diagramas de classes em UML e diagramas de caso de uso (Unified Modellling Language); - programação com objetos em Java.
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se que os estudantes adquiram competências de análise, concepção e desenvolvimento de Sistemas de Informação (CDSI), em particular envolvendo soluções tecnológicas baseadas em modelização de processos de negócio, modelização de software e de implementação baseada em software Low-code. Pretende-se também introduzir noções de Arquitecturas Orientadas a Serviços (AOS) e que compreendam a integração com a modelização de processos de negócio que suportam os SI.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Identificar os requisitos para a CDSI e as principais fases e actividades de CDSI; OA2. Transformar requisitos em especificação técnica e modelos de um SI; OA3. Utilizar ferramentas de modelização de SI; OA4. Utilizar tecnologias de implementação Low-Code e introdução a serviços para a implementação de SI, API com protocolos REST; OA5. Construir experiência de trabalho em equipa, no contexto da realização do projecto de CDSI, desenvolvendo as capacidades de discussão, de tolerância, aceitação e respeito das opiniões dos colegas (soft skills); OA6. Co-construir soluções baseadas em pensamento crítico, resolução criativa de problemas, colaboração, observação crítica, negociação e tomada de decisão colaborativa; OA7. Aplicar estratégias de proposição de soluções refletidas, trabalho autónomo baseado na pesquisa de soluções e construção sustentada de argumentação; OA8. Desenvolver as capacidades de comunicação oral e escrita e de discussão técnica do trabalho.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Introdução à concepção e desenvolvimento de SI; CP2. Ciclo de vida de desenvolvimento de SI; CP3. Análise de requisitos para a concepção e desenvolvimento de SI; CP4. Especificação e concepção de SI, diagramas UML; CP5. Modelização de processos no contexto dos SI em BPMN; CP6. Tecnologias de implementação Low-Code; CP7. Tecnologias de integração no contexto dos SI: Arquitecturas Orientadas a Serviços, Application Programming Interfaces (API) e REST.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos CP1 e CP2 encontram-se associados aos OA1 que referem “Identificar os requisitos e as principais fases e actividades de CDSI”. Os CP3 estão associados aos OA2 relativo a “Transformar requisitos em especificação técnica e modelos de um SI”. Os CP4 e CP5 estão associados ao OA3 que referem “Utilizar ferramentas de modelização de SI”. Os CP6 e CP7 estão associados aos OA4 que referem “Utilizar tecnologias de implementação Low-Code e introdução a serviços para a implementação de SI, Application Programming Interfaces com protocolos REST”. O método de avaliação está associado aos OA5 a OA7.
Avaliação / Assessment
Avaliação ao longo do semestre: A avaliação na UC é exclusivamente efetuada por avaliação ao longo do semestre por ser uma UC iminentemente prática através de projecto. A nota individual resulta de vários componentes: da avaliação dos relatórios intercalares, relatório final, apreciação do desempenho do/a aluno/a ao longo do semestre (envolvimento nas discussões semanais, na sua capacidade de exposição e discussão técnica), orais e teste individual, da seguinte forma: - Participação em aula (10%): avalia a presença, incluindo a presença obrigatória em 80% das aulas, envolvimento e contributos individuais dos estudantes nas discussões e em atividades práticas. - Teste individual (20%) a realizar em época intercalar; - Fase 1 do projecto: entrega, discussões semanais, apresentação oral (30%), a realizar durante o semestre; - Fase 2 do projecto: entregas, discussões semanais (30%) a realizar durante a penúltima semana do semestre; - Fase 3 do projecto: entrega do relatório de testes (10%) a realizar na última semana do semestre. - As notas das fases 2 e 3 têm em conta a componente demonstração e discussão oral do projeto final a realizar durante a 1ª época. Não existe avaliação por exame e a época especial consiste num complemento à avaliação ao longo do semestre, se necessário. A época especial é reservada a casos especiais previstos no Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências (RGACC), Artigo 14.º Época especial: https://www.iscte-iul.pt/conteudos/estudantes/informacao-academica/regulamentos-formularios/1025/regulamentos
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A metodologia adotada integra a teoria e a prática da atividade comunicativa em contexto colaborativo académico e profissional. As primeiras aulas expositivas proporcionam as bases teóricas sobre a importância de Identificar os requisitos para a CDSI e as principais fases e actividades de CDSI para as organizações bem como a aplicação das técnicas, métodos e ferramentas para o desenho e o desenvolvimento de aplicações informáticas adequadas para os sistemas de Informação. As aulas seguintes envolvem trabalho e discussões em grupo, com o desenvolvimento práticos do projeto, interpretação e análise dos resultados, incentivando a análise crítica, o desenvolvimento e a aplicação progressiva das competências adquiridas. As atividades individuais de avaliação incluem a participação em aula e visam avaliar a aplicação dos conhecimentos e das competências desenvolvidas ao longo da UC. A estrutura da UC promove uma aprendizagem experiencial, permitindo aos/às estudantes, não apenas a compreensão teórica, mas também a aquisição de competências para o desenvolvimento de soluções aplicacionais e tecnológicas alinhadas com a concepção e desenvolvimento de sistemas de Informação. Aulas teóricas (1,5 horas por semana) e teórico-práticas (2 x 1,5 horas por semana). Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros de referência; 2. Participativas, com análise e discussão de situações reais aplicacionais; 3. Ativas, com realização de trabalho de projeto em grupo, apresentação, demonstração e discussão em sala. 4. Trabalho Autónomo: Além da assiduidade às aulas espera-se do/a aluno/a um tempo de trabalho adicional autónomo e de grupo de cerca de 12,5 horas semanais.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A metodologia de ensino-aprendizagem compreende processos expositivos e participativos, nomeadamente através das reuniões ao longo do desenvolvimento do projecto e auto-estudo. As aulas teóricas são maioritariamente expositivas pelos docentes. Considerando que as competências desenvolvidas durante o trabalho em equipa em modo projecto são críticas para os futuros profissionais com conhecimentos na área dos SI, esta UC implica um trabalho de projecto a desenvolver pelos grupos de estudantes. A realização do projecto implica auto-estudo e participação activa por parte dos estudantes. Este projecto consiste na análise, concepção e implementação de processos pertinentes no contexto de SI, a partir de um enunciado. A aquisição de conhecimentos é muito suportada por autoestudo e por experiências em grupo efectuadas pelos alunos que potenciam os objectivos associados ao desenvolvimento das competências sociais profissionais (soft skills, objetivos OA5 a OA8). Os restantes objectivos centram-se na aprendizagem de situações complexas reais, e são conseguidos porque se trata de uma cadeira de projecto onde os/as alunos/as têm de implementar as soluções que concretizam os objectivos.
Observações / Observations
Alguma da documentação necessária ao acompanhamento dos conteúdos lecionados nesta unidade curricular está disponível na plataforma de e-learning (Moodle).
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Whitten, J.L. and Bentley, L.D., Systems Analysis and Design Methods, McGraw-Hill, USA, 7th edition, 2007. Avison, D. and Fitzgerald, G., Information Systems Development: methodologies, techniques, and tools, McGraw-Hill Education ? Europe, 4th ed., 2006. Seidl, Martina et al., UML@Classroom: An Introduction to Object-Oriented Modeling, Springer, 2012. Brambilla, Marco et al., Model-Driven Software Engineering in Practice, Morgan & Claypool Publishers, 2012. Magal, R. S. and Word, J., Essentials of Business Processes and Information Systems, John Wiley & Sons, Inc., USA, 2009. Erl, T., Service-Oriented Architecture: Analysis and Design for Services and Microservices, Pearson Education, Prentice Hall, USA, 2nd ed., 2019. Hohpe, G. and Woolf, B., Enterprise Integration Patterns: Designing, Building, and Deploying Messaging Solutions, Addison-Wesley, 2004. Gold-Bernstein, B. and Ruh, W., Enterprise Integration: The Essential Guide to Integration Solutions, Addison-Wesley, 2005.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Modelling information system processes: https://www.modeling-guidelines.org/ Modelling processes and UML with Signavio tutorials: http://elearning.uml.ac.at/quiz https://documentation.signavio.com/suite/en-us/Content/workflow-accelerator/userguide/tutorials/intro.htm https://documentation.signavio.com/suite/en-us/Content/process-manager/userguide/intro.htm https://www.signavio.com/video/signavio-tutorial-videos/ https://www.signavio.com/bpmn-introductory-guide/ https://documentation.signavio.com/pdfs/en/Process-Manager-User-Guide-en.pdf https://www.uml.org/ Schmuller, Joseph.; Sams Teach Yourself UML in 24 Hours, 3rd Edition, Sams Publishing, 2004. Fowler, M.; UML Distilled, Third Edition, Addison-Wesley, 2004. Booch, Grady, Rumbaugh, James, Jacobson, Ivar; The Unified Modeling Language User Guide, Second Edition, Addison-Wesley, 2005. Dennis, A., Wixom, B. H., Tegarden, D.; System Analysis and Design UML Version 2.0, John Wiley and Sons, 2009. Arlow, J., Neustadt, I.; UML2 and the Unified Process, Second edition, Addison-Wesley, 2005. Implementing systems with OutSystems low-code: https://success.outsystems.com/Documentation https://www.outsystems.com/training/paths/18/becoming-a-reactive-web-developer/ https://www.outsystems.com/training/courses/123/modeling-data/ https://www.outsystems.com/training/courses/128/modeling-data-relationships/ https://www.outsystems.com/training/courses/116/integrating-with-web-services/ https://www.outsystems.com/training/courses/184/modeling-business-processes/ https://www.outsystems.com/training/paths/16/becoming-a-front-end-developer-in-outsystems/ https://www.outsystems.com/training/courses/124/reactive-ui-development-101/ https://www.outsystems.com/training/courses/129/building-reactive-web-forms/ https://www.outsystems.com/training/courses/130/form-validations/
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-31