Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L0786
Acrónimo :
L0786
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
18.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
18.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
55.0h/sem
Trabalho Autónomo :
95.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sistemas de Informação

Departamento / Department


Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Formais: esta disciplina não tem pré-requisitos formais. Contudo, os pré-requisitos informais são os seguintes: Os estudantes devem ter conhecimentos sólidos sobre o paradigma da orientação a objetos, nomeadamente: - modelação estática com diagramas de classes em UML e diagramas de caso de uso (Unified Modellling Language); - programação com objetos em Java.

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os estudantes adquiram competências de análise, concepção e desenvolvimento de Sistemas de Informação (CDSI), em particular envolvendo soluções tecnológicas baseadas em modelação de processos de negócio, modelação de software e de implementação baseada em software Low-code. Pretende-se também introduzir noções de Arquitecturas Orientadas a Serviços (AOS) e que compreendam a integração com a modelação de processos de negócio que suportam os SI.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Identificar os requisitos para a CDSI e as principais fases e actividades de CDSI; OA2. Transformar requisitos em especificação técnica e modelos de um SI; OA3. Utilizar ferramentas de modelação de SI; OA4. Utilizar tecnologias de implementação Low-Code e introdução a serviços para a implementação de SI, API com protocolos REST; OA5. Construir experiência de trabalho em equipa, no contexto da realização do projecto de CDSI, desenvolvendo as capacidades de discussão, de tolerância, aceitação e respeito das opiniões dos colegas (soft skills); OA6. Co-construir soluções baseadas em pensamento crítico, resolução criativa de problemas, colaboração, observação crítica, negociação e tomada de decisão colaborativa; OA7. Aplicar estratégias de proposição de soluções refletidas, trabalho autónomo baseado na pesquisa de soluções e construção sustentada de argumentação; OA8. Desenvolver as capacidades de comunicação oral e escrita e de discussão técnica do trabalho.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Introdução à concepção e desenvolvimento de SI; CP2. Ciclo de vida de desenvolvimento de SI; CP3. Análise de requisitos para a concepção e desenvolvimento de SI; CP4. Especificação e concepção de SI, diagramas UML; CP5. Modelização de processos no contexto dos SI em BPMN; CP6. Tecnologias de implementação Low-Code; CP7. Tecnologias de integração no contexto dos SI: Arquitecturas Orientadas a Serviços, Application Programming Interfaces (API) e REST.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos CP1 e CP2 encontram-se associados aos OA1 que referem “Identificar os requisitos e as principais fases e actividades de CDSI”. Os CP3 estão associados aos OA2 relativo a “Transformar requisitos em especificação técnica e modelos de um SI”. Os CP4 e CP5 estão associados ao OA3 que referem “Utilizar ferramentas de modelização de SI”. Os CP6 e CP7 estão associados aos OA4 que referem “Utilizar tecnologias de implementação Low-Code e introdução a serviços para a implementação de SI, Application Programming Interfaces com protocolos REST”. O método de avaliação está associado aos OA5 a OA7.

Avaliação / Assessment


Avaliação ao longo do semestre: A avaliação na UC é exclusivamente efetuada por avaliação ao longo do semestre por ser uma UC iminentemente prática através de projecto. A nota individual resulta de vários componentes: da avaliação dos relatórios intercalares, relatório final, apreciação do desempenho do/a aluno/a ao longo do semestre (envolvimento nas discussões semanais, na sua capacidade de exposição e discussão técnica), orais e teste individual, da seguinte forma: - Participação em aula (10%): avalia a presença, incluindo a presença obrigatória em 80% das aulas, envolvimento e contributos individuais dos estudantes nas discussões e em atividades práticas. - Teste individual (20%) a realizar em época intercalar; - Fase 1 do projecto: entrega, discussões semanais, apresentação oral (30%), a realizar durante o semestre; - Fase 2 do projecto: entregas, discussões semanais (30%) a realizar durante o semestre após a fase 1; - Fase 3 do projecto: entrega do relatório de testes (10%) a realizar no final do semestre. - As notas das fases 2 e 3 têm em conta a componente demonstração e discussão oral do projeto final a realizar durante a 1ª época. A média ponderada de cada uma destas componentes (não inferior a 8 valores em cada uma das componentes) constitui a nota final. Não existe avaliação por exame e a época especial consiste num complemento à avaliação ao longo do semestre, se necessário. A época especial é reservada a casos especiais previstos no Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências (RGACC), Artigo 14.º Época especial: https://www.iscte-iul.pt/conteudos/estudantes/informacao-academica/regulamentos-formularios/1025/regulamentos Caso sejam utilizados recursos e ferramentas de Inteligência Artificial, estes devem ser mencionados de forma clara nos resultados. Tal como se referenciam artigos, livros, websites e outras fontes utilizadas num trabalho, o uso de IA deve também ser referenciado e utilizado apenas como ferramenta de apoio e pesquisa. Nesse sentido, sempre que a IA for empregue para a realização de uma determinada tarefa, essa contribuição deve ser mencionada, garantindo que a originalidade e a integridade académica se mantêm. Por exemplo, cada estudante poderá incluir uma breve declaração, no final de um trabalho, em que explique o papel da IA no processo desenvolvido para a realização do trabalho. As ferramentas de IA não podem ser usadas para gerar trabalhos inteiros ou plagiar conteúdo. Caso isto aconteça, haverá penalização da avaliação.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A metodologia adotada integra a teoria e a prática da atividade comunicativa em contexto colaborativo académico e profissional. As primeiras aulas expositivas proporcionam as bases teóricas sobre a importância de identificar os requisitos para a CDSI e as principais fases e actividades de CDSI para as organizações bem como a aplicação das técnicas, métodos e ferramentas para o desenho e o desenvolvimento de aplicações informáticas adequadas para os sistemas de Informação. As aulas seguintes envolvem trabalho e discussões em grupo, com o desenvolvimento práticos do projeto, interpretação e análise dos resultados, incentivando a análise crítica, o desenvolvimento e a aplicação progressiva das competências adquiridas. As atividades individuais de avaliação incluem a participação em aula e visam avaliar a aplicação dos conhecimentos e das competências desenvolvidas ao longo da UC. A estrutura da UC promove uma aprendizagem experiencial, permitindo aos/às estudantes, não apenas a compreensão teórica, mas também a aquisição de competências para o desenvolvimento de soluções aplicacionais e tecnológicas alinhadas com a concepção e desenvolvimento de sistemas de Informação. Aulas teóricas (1,5 horas por semana) e teórico-práticas (2 x 1,5 horas por semana). Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos conceitos e quadros de referência; 2. Participativas, com análise e discussão de situações reais aplicacionais; 3. Ativas, com realização de trabalho de projeto em grupo, apresentação, demonstração e discussão em sala. 4. Trabalho Autónomo: Além da assiduidade às aulas espera-se do/a aluno/a um tempo de trabalho adicional autónomo e de grupo de cerca de 12,5 horas semanais, que inclui leituras, preparação do trabalho de projeto, relatórios e apresentações orais e demo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia de ensino-aprendizagem compreende processos expositivos e participativos, nomeadamente através das reuniões ao longo do desenvolvimento do projecto e auto-estudo. As aulas teóricas iniciais são maioritariamente expositivas pelos docentes. Considerando que as competências desenvolvidas durante o trabalho em equipa em modo projecto são críticas para os futuros profissionais com conhecimentos na área dos SI, esta UC implica um trabalho de projecto a desenvolver pelos grupos de estudantes. A realização do projecto implica auto-estudo e participação activa por parte dos estudantes. Este projecto consiste na análise, concepção e implementação de processos pertinentes no contexto de SI, a partir de um enunciado (caderno de encargos do projeto). A aquisição de conhecimentos é muito suportada por autoestudo e por experiências em grupo efectuadas pelos/as estudantes que potenciam os objectivos associados ao desenvolvimento das competências sociais profissionais (soft skills, objetivos OA5 a OA8). Os restantes objectivos centram-se na aprendizagem de situações complexas reais, e são conseguidos porque se trata de uma cadeira de projecto onde os/as estudantes têm de implementar as soluções que concretizam os objectivos.

Observações / Observations


Alguma da documentação necessária ao acompanhamento dos conteúdos lecionados nesta unidade curricular está disponível na plataforma de e-learning (Moodle).

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Whitten, J.L. and Bentley, L.D., Systems Analysis and Design Methods, McGraw-Hill, USA, 7th edition, 2007. Avison, D. and Fitzgerald, G., Information Systems Development: methodologies, techniques, and tools, McGraw-Hill Education? Europe, 4th ed., 2006. Seidl, Martina et al., UML@Classroom: An Introduction to Object-Oriented Modeling, Springer, 2012. Brambilla, Marco et al., Model-Driven Software Engineering in Practice, Morgan & Claypool Publishers, 2012. Magal, R. S. and Word, J., Essentials of Business Processes and Information Systems, John Wiley & Sons, Inc., USA, 2009. Erl, T., Service-Oriented Architecture: Analysis and Design for Services and Microservices, Pearson Education, Prentice Hall, USA, 2nd ed., 2019. Hohpe, G. and Woolf, B., Enterprise Integration Patterns: Designing, Building, and Deploying Messaging Solutions, Addison-Wesley, 2004. Gold-Bernstein, B. and Ruh, W., Enterprise Integration: The Essential Guide to Integration Solutions, Addison-Wesley, 2005.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


1. Schmuller, Joseph.; Sams Teach Yourself UML in 24 Hours, 3rd Edition, Sams Publishing, 2004. 2. Fowler, M.; UML Distilled, Third Edition, Addison-Wesley, 2004. 3. Booch, Grady, Rumbaugh, James, Jacobson, Ivar; The Unified Modeling Language User Guide, Second Edition, Addison-Wesley, 2005. 4. Dennis, A., Wixom, B. H., Tegarden, D.; System Analysis and Design UML Version 2.0, John Wiley and Sons, 2009. 5. Arlow, J., Neustadt, I.; UML2 and the Unified Process, Second edition, Addison-Wesley, 2005. 6. Modelling information system processes: https://www.modeling-guidelines.org/ 7. Modelling processes and UML with Signavio tutorials: 8. https://www.signavio.com/bpmn-introductory-guide/ 9. https://www.signavio.com/video/signavio-tutorial-videos/ 10. UML specification: https://www.omg.org/spec/UML/ 11. https://www.uml.org/ 12. quiz: https://www.modernanalyst.com/Resources/SelfAssessment/UMLGeneralQuizk.aspx 13. https://www.tutorialspoint.com/uml/uml_knowledge_test.htm 14. https://www.skilr.com/unified-modeling-language-uml-free-practice-test 15. https://www.adaface.com/assessment-test/uml-online-test 16. https://www.sciencedirect.com/topics/computer-science/exclusive-gateway 17. BPMN guide: https://www.signavio.com/bpmn-introductory-guide/ 18. Signavio Process guidelines: https://help.sap.com/docs/signavio-process-manager/user-guide/intro 19. Process modeling guidelines: https://www.modeling-guidelines.org/ 20. Low-Code vs. No-Code: What’s the difference? https://www.ibm.com/think/topics/low-code-vs-no-code 21. https://programathor.com/blog/low-code-no-code-principais-diferencas-e-quando-usar-cada-um/ 22. https://www.geeksforgeeks.org/software-engineering/low-code-development/ 23. https://www.geeksforgeeks.org/blogs/best-low-code-development-platforms-to-build-apps/ 24. Implementing systems with OutSystems low-code: 25. https://success.outsystems.com/Documentation 26. https://success.outsystems.com/documentation/how_to_guides/ 27. https://learn.outsystems.com/training/catalog 28. https://www.outsystems.com/training/paths/18/becoming-a-reactive-web-developer/ 29. https://www.outsystems.com/training/courses/124/reactive-ui-development-101/ 30. https://www.outsystems.com/training/courses/123/modeling-data/ 31. https://www.outsystems.com/training/courses/128/modeling-data-relationships/ 32. https://learn.outsystems.com/training/journeys/logic-641 33. https://learn.outsystems.com/training/journeys/aggregates-101-634 34. https://learn.outsystems.com/training/journeys/building-screens-with-data-637 35. https://learn.outsystems.com/training/journeys/building-web-forms-636 36. https://www.outsystems.com/training/courses/129/building-reactive-web-forms/ 37. https://learn.outsystems.com/training/journeys/ui-development-647 38. https://learn.outsystems.com/training/journeys/integrating-with-web-services-460 39. https://success.outsystems.com/documentation/how_to_guides/integrations/how_to_consume_a_web_service_in_integration_studio/ 40. https://www.outsystems.com/evaluation-guide/rest-apis-and-soap-web-services/ 41. https://www.outsystems.com/training/paths/16/becoming-a-front-end-developer-in-outsystems/ 42. https://www.outsystems.com/training/courses/184/modeling-business-processes/ 43. https://www.outsystems.com/training/courses/130/form-validations/ 44. https://learn.outsystems.com/training/journeys/role-based-security-575

Data da última atualização / Last Update Date


2025-07-21